“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

5 de fev. de 2023

JEAN SIMMONS - Arte tumular - 1749 - Highgate Cemetery West Highgate, London Borough of Camden, Greater London, England

 











ARTE TUMULAR

Separado por uma pequena faixa de granito em formato retangular delimita o seu tumulo. Na cabeceira tumular uma lápide de mármore e formato ogival com o seu nome e datas gravados



Local: Highgate Cemetery West Highgate, London Borough of Camden, Greater, London,England

Fotos Findagrave
Descrição rumular: Helio Rubiales

Jean Simmons
Jean Simmons em 1954
Nome completoJean Merylin Simmons
Outros nomesJean Simmonds
Nascimento31 de janeiro de 1929
Londres
Nacionalidadebritânica
Morte22 de janeiro de 2010 (81 anos)
Santa Mônica
OcupaçãoAtriz
Atividade1944-2009
CônjugeStewart Granger (1950-1960)
Richard Brooks (1960-1977)
Emmys
Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme
1983 - The Thorn Birds
Globos de Ouro
Melhor Atriz - Comédia ou Musical
1956 - Guys and Dolls
Festival de Veneza
Coppa Volpi de Melhor Atriz
1948 - Hamlet
Prémios National Board of Review
Melhor Atriz
1953 - The Actress
1953 - The Robe
1953 - Young Bess

PERSONAGEM
Jean Simmons, nome artístico de Jean Merilyn Simmons OBE (Londres, 31 de janeiro de 1929 — Santa Mônica, 22 de janeiro de 2010), foi uma atriz britânica. 
Morreu  aos 81 anos

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Filha de um antigo atleta olímpico e instrutor de ginástica, Charles Simmons, e de sua esposa Winifred Ada, Jean Simmons teve uma infância feliz num subúrbio da classe operária de Londres, onde estudou na Orange Hill School para Moças, em Golders Green. 

Quando do início da 2ª Guerra Mundial, em 1939, Jean e seus irmãos mais velhos, Edna, Harold e Lorna, foram para Somerset. Em 1943, ela retornou a Londres onde, juntamente com a irmã Edna, matriculou-se na Ada Foster School of Dance. Duas semanas depois, o produtor cinematográfico Val Guest esteve na escola à procura de uma jovem para interpretar o papel da filha adolescente de Margaret Lockwood, no filme Give Us The Moon, de 1944. Embora não tivesse experiência, Jean ganhou o papel e deixou o produtor impressionado com seu talento instintivo. Depois de atuar em pequenos papéis, seu trabalho em The Way to the Stars (título BR: O Caminho das Estrelas), de 1945, chamou a atenção do produtor Gabriel Pascal, que lhe ofereceu um contrato de sete anos com o J. Arthur Rank Studio. Assim, aos 16 anos de idade, ela fez o papel de uma harpista no filme britânico de Pascal, Caesar and Cleopatra (BR:César e Cleópatra), protagonizado por Vivien Leigh. No mesmo ano, o cineasta britânico David Lean colocou-a no papel de Estella, na adaptação para o cinema da obra de Charles Dickens, Great Expectations (BR: Grandes Esperanças). 

Em 1950, Jean Simmons foi eleita a mais popular estrela do cinema britânico. No outono daquele mesmo ano, viajou aos Estados Unidos para promover Trio, uma coletânea de três contos de Somerset Maugham, na qual ela atuava, sendo escolhida pela revista Life para aparecer numa de suas capas. Poucas semanas depois, Jean voltou aos Estados Unidos, desta vez para estrelar seu primeiro filme americano, Androcles and the Lion (BR: Androcles e o Leão), ao lado de Victor Mature. 


Jean Simmons no trailer do filme A rainha virgem ("Young Bess", 1953). 

O pico de sua carreira ocorreu em 1960, ao participar de três grandes produções: Spartacus, Entre Deus e o Pecado e Do Outro Lado, o Pecado. Durante os anos 80, passou a dar maior atenção à televisão, aparecendo num grande número de séries e filmes feitos para a TV. 

Em 1986 esteve internada no Betty Ford Center, em Rancho Mirage, Califórnia, para tratamento de alcoolismo, voltando em seguida às suas atividades na televisão. No cinema, voltou a aparecer em Star Trek: The Next Generation, de 1991, e em Colcha de Retalhos, de 1995, não abandonando, entretanto, seus trabalhos para a televisão. 



VIDA PESSOAL
Jean Simmons casou-se aos 21 anos com o ator Stewart Granger, de quem se divorciou oito anos depois, e com o cineasta Richard Brooks, em novembro de 1960, de quem se divorciou em 1977. Teve dois filhos, um de cada casamento. Em 1994, foi agraciada com o título de Membro do British Film Institute. 

 MORTE
 Morreu no dia 22 de janeiro de 2010. Segundo sua agente, Jean sofria de câncer de pulmão. foi sepultada no Cemitério de Highgate,

Fonte Wikipédia
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: