“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

1 de jul. de 2022

SOLIMÃO I O MAGNIFICO - Arte Tumular - 1682 - Süleymaniye Mosque Istanbul, Istanbul, Turquia




Precedido por
Selim I
Sultão Otomano
1520–1566
Sucedido por
Selim II
Precedido por
Selim I
Califa Otomano
1520–1566
Sucedido por
Selim II





ARTE TUMULAR
No interior da mesquita encontra-se a urna coberta por uma tapeçaria e virada para Meca

Local:   Süleymaniye Mosque Istanbul, Istanbul, 
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales


Solimão I
Califa do Islã
Amir al-Mu'minin
Sultão do Império Otomano
Guardião dos Lugares Santos
Sultão do Império Otomano
Reinado30 de setembro de 1520
7 de setembro de 1566
Coroação30 de setembro de 1520
Antecessor(a)Selim I
Sucessor(a)Selim II
 
Nascimento6 de novembro de 1494
 Trebizond Eyalet, Império Otomano
Morte6 de setembro de 1566 (71 anos)
 Szigetvár, Hungria
Sepultado emMesquita SüleymaniyeIstambulTurquia
Nome completoسلطان سليمان اول‎
Süleyman
ConsortesHürrem Sultan
Mahidevran Sultan
Gülfem Hatun
DescendênciaXazade Mustafá
Xazade Murade
Xazade Maomé
Mirima Sultana
Xazade Abdulá
Razia Sultana
Selim II
Xazade Bajazeto
Xazade Ciangir
CasaOsman
PaiSelim I
MãeAyşe Hafsa Sultan
ReligiãoSunismo
AssinaturaAssinatura de Solimão I
PERSONAGEM
Solimão I (turco otomano: سلطان سليمان اول‎; turco: Süleyman ou Kanunî Sultan Süleyman; Trebizond Eyalet, 6 de novembro de 1494 – Szigetvár, 7 de setembro de 1566), conhecido como Solimão, o Magnífico no mundo ocidental e Solimão, o Legislador no mundo oriental, foi o Califa do Islã e Sultão do Império Otomano de 1520 até sua morte. 
Morreu aos 71 anos.

SINOPSE
Solimão tornou-se um monarca proeminente da Europa do século XVI, reinando durante o apogeu do poder militar, político e econômico do Império Otomano. Liderou pessoalmente os exércitos otomanos na conquista dos redutos católicos de Belgrado e Rodes, além da maior parte da Hungria, até terminar suas conquistas em 1529 no Cerco de Viena. Anexou boa parte do Oriente Médio em conflitos contra os safávidas e grandes áreas do norte de África. Sob seu reinado a Marinha Otomana dominava do Mar Mediterrâneo até o Mar Vermelho, passando pelo Golfo Pérsico.

Nasceu provavelmente em 6 de novembro de 1494, em Trabzon na costa leste do Mar Negro. Foi sultão do Império de Otomano e califa do islamismo de 1520 a 1566, tendo sucedido ao seu pai, o sultão Selim I, e reinado durante quarenta e seis anos. Para os Turcos, ficou ainda conhecido por Kanuni, o Dador das Leis, devido às suas reformas na justiça e administração; para os países ocidentais foi o Magnífico, por causa do esplendor da sua corte e das suas muitas vitórias militares na Europa. Os cronistas portugueses chamaram-no de o Grão-Turco. 

MORTE 
Foi sepultado num mausoléu com sua esposa Aleksandra Lisowska (Khourrem) na Mesquita Süleymaniye. Na ocasião de sua morte, as principais cidades muçulmanas (Meca, Medina, Jerusalém, Cairo, Damasco e Bagdad), muitas províncias balcânicas até a Áustria atual e a maior parte do norte de África pertenciam ao Império Otomano. E quanto ao Califado, que havia decaído e estagnado no século XIII, passou por um breve renascimento cultural e tecnológico.
Fonte: Wikipédia
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: