“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

23 de abr. de 2022

VIKTOR PATSAYEV - Arte Tumular - 1626 - Necrópole da Muralha do Kremlin, Praça Vermelha, Moscou

 




SEPULTAMENTO

Suas cinzas foram colocadas numa urna na Necrópole da Muralha do Kremlin, Praça Vermelha, Moscou. Uma placa de bronze de formato quadrado com o seu nome e datas


Descrição tumular: Helio Rubiales

Viktor Patsayev
Nascimento19 de junho de 1933
AktuybinskCasaquistãoURSS
hoje Casaquistão
Morte30 de junho de 1971 (38 anos)
Espaço exterior
NacionalidadeUnião das Repúblicas Socialistas Soviéticas soviético
Carreira espacial
Cosmonauta da URSS
Tempo no espaço23d 18h 21m[1]
Seleção1968[1]
MissõesSoyuz 11
Insígnia da missãoZvezda Rocket Patch.svg

PERSONAGEM
Viktor Ivanovich Patsayev (russo: Виктор Иванович Пацаев;) (Aktuybinsk, 19 de junho de 1933 – Espaço exterior, 30 de junho de 1971) foi um cosmonauta soviético que voou na Soyuz 11 e foi parte da segunda tripulação a falecer no decorrer de um voo espacial. Abordo da Salyut 1.
Morreu aos 38 anos.

SINOPSE
 Ele operou o Observatório Espacial Orion 1, se tornando a primeira pessoa a operar um telescópio fora da atmosfera da Terra. 

 Após uma reentrada nominal, a cápsula foi aberta e a tripulação foi encontrada morta. Foi descoberto que uma válvula havia sido aberta antes de saírem de órbita e ela permitiu que a atmosfera da cápsula saísse para o espaço, sufocando a tripulação. Uma de suas mãos estava machucada, indicando que ele pode ter tentado fechar a válvula manualmente ao perder a consciência. 




Suas cinzas foram enterradas na Muralha do Kremlin, Praça Vermelha, Moscou. Postumamente recebeu o título de Herói da União Soviética, a Ordem de Lenin e o de Piloto-Cosmonauta da URSS. A cratera lunar Patsayev e o planeta menor 1791 Patsayev foram batizados em sua homenagem.

fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: