“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

28 de mar. de 2022

NICK CORDERO - Arte Tumular - 1598 - Cremado

 


CREMAÇÃO

Seu corpo foi cremado e as cinzas entregue aos familiares



Nick Cordero
Nascimento17 de setembro de 1978
Hamilton
Morte5 de julho de 2020 (41 anos)
Los Angeles
CidadaniaCanadá
Ocupaçãoator, ator de teatro musical,
Prêmios
  • Theatre World Award (2014)
Causa da morte

PERSONAGEM
Nick Cordero (Hamilton, 17 de setembro de 1978 – Los Angeles, 5 de julho de 2020)[1] foi um ator de cinema e televisão canadense especialmente reconhecido por seus papéis no teatro da Broadway. Foi indicado ao Tony Award na categoria de Melhor Ator Destacado em um Musical por seu papel como Cheech no musical Bullets Over Broadway de 2014 e foi duas vezes indicado ao Drama Desk Awards. 
Morreu aos 41 anos.

SINOPSE BIBLLIOGRÁFICA
 Nascido e criado em Hamilton, Ontário, Cordero se formou na Westdale Secondary School [en] e entrou na Universidade Ryerson em Toronto, abandonando dois anos depois para iniciar uma carreira nas artes cênicas.

Estreou no papel principal na produção Off-Broadway de The Toxic Avenger e mais tarde interpretou o papel de Dennis no musical Rock of Ages de 2012 na Broadway e em sua turnê correspondente. Dois anos depois, retornou à Broadway no musical Bullets Over Broadway, no papel de Cheech, pelo qual foi indicado ao Tony Award na categoria de Melhor Ator Coadjuvante em Musical, além de outros prêmios.

Em março de 2016, juntou-se à produção da Broadway de Waitress, interpretando o papel de Earl. Então se juntou à estreia do musical A Bronx Tale, tocando Sonny no Teatro Longacre a partir de 3 de novembro de 2016. Para esse papel, Cordero foi nomeado para o Prêmio Drama Desk na categoria de Melhor Ator Destacado em um Musical em 2017.

Nesse mesmo ano, desempenhou o papel de Victor Lugo em “Out of the Blue” e “Heavy is the Head”, episódios da oitava temporada da série CBS Blue Bloods . Reinterpretou o papel em 2018 em “Your Six”, o vigésimo episódio da oitava temporada do programa.

Em 3 de setembro de 2017, Cordero se casou com Amanda Kloots em uma cerimônia formal. Seu filho único, Elvis, nasceu em junho de 2019. 

DOENÇAS E MORTE
Em março de 2020, foi diagnosticado com a COVID-19 e foi internado no hospital em 30 de março. Sua esposa relatou que ele se encontrava em estado crítico, com respirador e sendo tratado com diálise e oxigenação por membrana extracorporal (ECMO). Em 18 de abril, sua perna direita foi amputada como resultado de complicações da doença,  e em 1 de maio, relatou estar sofrendo um dano pulmonar significativo e não recuperou a consciência após ser removida da sedação. Em meados de maio, o ator acordou do coma. 
Em 5 de julho, após passar 95 dias internado, Cordero morreu no Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles. Tinha 41 anos.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: