“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

12 de ago. de 2020

TRINI LOPEZ - Arte Tumular - 1524 -

 

Trini Lopez
Nascimento15 de maio de 1937
DallasTexas
Morte11 de agosto de 2020 (83 anos)
Palm Springs
ResidênciaPalm Springs
CidadaniaEstados Unidos
Ocupaçãomúsico, ator
Causa da morteCOVID-19
Página oficial
http://www.trinilopez.com
PERSONAGEM
Trini Lopez (nascido Trinidad López III - Dallas, 15 de maio de 1937 – 11 de agosto de 2020) foi um cantor, guitarrista e ator americano de ascendência mexicana. 
Morreu aos 83 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Lopez nasceu em Dallas no estado do Texas, na Ashland Street, bairro Little Mexico. Aos 12 anos ganhou uma guitarra de seu pai, e já aos quinze tocava em uma boate chamada Cipango. 

Fez sucesso com diversos hits, tais como "La Bamba", "America", "Perfidia", "If I Had A Hammer", "Lemon Tree", "Corazón de Melón", entre outros. Seu arranjo característico era transformar todas musicas em ritmos 2x2 dançantes. Por exemplo, "Perfidia", que originalmente é um bolero, em seu estilo virou um 2x2. 2x2 é um ritmo que lembra o baião brasileiro. 

Participou também de filmes, como Os Doze Condenados (The Dirty Dozen) em companhia de, entre outros, Lee Marvin e Telly Savallas. 

Lopez ganhou diversos prêmios dentre eles o "Lenda Viva" do ano de 2007. 

MORTE
Morreu no dia 11 de agosto de 2020, aos 83 anos, de COVID-19.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: