“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

13 de mai. de 2019

JOHN BROWNING - Arte Tumular - 1427 - Ogden City Cemetery Ogden, Weber County, Utah, USA




INVENTOR DE ARMAS DE FOGO



ARTE TUMULAR
Placa de mármore retangular no gramado do cemitério com o seu nome e datas gravados. Uma base de mármore em formato retangular (Lápide) com o nome da família gravado, demarca o perímetro tumular.

Local;  Ogden City Cemetery Ogden, Weber County, Utah, USA
               PLOT F-1-52-4E
                
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales


John Browning
Browning, c. 1915
Nascimento23 de janeiro de 1855
OgdenTerritório de Utah
Morte26 de novembro de 1926 (71 anos)
Liège, Bélgica
NacionalidadeEstados Unidos Estadunidense
ProgenitoresMãe: Elizabith Child
Pai: Jonathan Browning
Filho(s)Val A. Browning
OcupaçãoInventor
PrêmiosNational Inventors Hall of Fame (2007)
Medalha John Scott (1905)
Ordem de Léopold (1914)
ReligiãoA Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias(Mórmon)
Assinatura
216×51px
PERSONAGEM
John Moses Browning (Ogden, 23 de Janeiro de 1855 — Liége, 26 de Novembro de 1926) foi um projetista e inventor americano de armas de fogo que desenvolveu muitas variedades de armas de fogo civis e militares, cartuchos e mecanismos de armas, muitos dos quais ainda estão em uso em todo o mundo.
Morreu aos 71 anos.


 


SINOPSE
Ele é considerado um dos mais bem sucedidos projetistas de armas de fogo do século XX, no desenvolvimento de modernas armas automáticas e semiautomáticas, e é creditado com 128 patentes de armas. Ele fez sua primeira arma de fogo aos 13 anos na armeria de seu pai, o armeiro Jonathan Browning, e foi premiado com sua primeira patente em 7 de outubro de 1879, aos 24 anos.

Browning influenciou quase todas as categorias de projetos de armas de fogo. Ele inventou ou fez melhorias significativas para todo tipo de arma portátil de sua época, seja de tiro simples, repetição por alavanca e deslizamento, pistolas, carabinas e fuzis semi automáticos e metralhadoras.

Suas contribuições mais significativas foram indiscutivelmente na área das armas de fogo automáticas e semiautomáticas. Ele desenvolveu as primeiras pistolas de carregamento automático que eram confiáveis e compactas, inventando o ferrolho telescópico, um sistema de ferrolho que aloja completamente o cano da arma. O projeto do ferrolho telescópico de Browning é encontrado agora em quase toda pistola semiautomática moderna, também como as diversas armas modernas inteiramente automáticas.

Ele também desenvolveu a primeira metralhadora de sistema de aproveitamento de gases do disparo, o Colt-Browning Modelo 1895, um sistema que se tornou padrão para a maioria dos projetos de armas automáticas de alta potência em todo o mundo. Browning também contribuiu significativamente para o desenvolvimento de canhões automáticos.

 Os projetos mais bem-sucedidos de Browning incluem a pistola M1911, a pistola Browning Hi Power, as metralhadoras refrigeradas a ar de calibre .30, a metralhadora Browning .50, o fuzil-metralhador BAR - Browning Automatic Rifle e a espingarda semi automática Browning Auto-5. Algumas dessas armas ainda são fabricadas, muitas delas com apenas pequenas mudanças em detalhes cosméticos pela própria indústria de armas Browning ou seus licenciados. Seus projetos são dos mais copiados em todo mundo.

BIBLIOGRAFIA
Browning era um membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e serviu uma missão de dois anos na Geórgia a partir de 28 de março de 1887. Seu pai Jonathan Browning, que estava entre os milhares de pioneiros mórmons no êxodo em massa de Nauvoo, Illinois a Utah, estabeleceu uma loja de armeiro em Ogden em 1852. John Moses começou a trabalhar na loja de seu pai aos sete anos, onde aprendeu princípios básicos da engenharia e da fabricação, e incentivado a experimentar novos conceitos. Ele desenvolveu seu primeiro rifle, uma arma de tiro único no sistema de bloco cadente, e então em parceria com seu irmão Matthew Sandifer Browning iniciou sua própria oficina onde começou a produzir começou a produzir esta arma de fogo.

LEGADO
A Metralhadora M1895 se viu em ação na guerra Hispano-Americana com os Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. A Colt M1911, Browning 1917/19, e a BAR se viu em ação na Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coreia, com a M1911 passando a servir como braço lateral padrão dos EUA até 1985; uma variante ainda é usado pela unidades de operações especiais do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e o projeto permanece muito popular entre atiradores civis e alguns departamentos de polícia. O Browning Hi-Power tem um período de serviço similarmente longo fora dos Estados Unidos, e continua a ser o braço lateral padrão das forças armadas australianas e canadenses. A Metralhadora M2 Browning, o calibre intemporal "Ma Deuce", que foi desenvolvido em 1918, entrou em serviço nas Forças Armadas dos EUA em 1921 e permanece em serviço por quase um século com as forças armadas de todo o mundo em uma variedade de papéis. O Canhão M4, um 37mm autocanhão, foi inicialmente concebido por Browning em 1921, e entrou em serviço em 1938; foi usado tanto em aeronaves como no Barco PT da Marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Vários projetos de Browning ainda estão em produção hoje.

Browning em seus últimos anos
PRODUTOS
Alguns de seus projetos mais notáveis incluem:
-Cartuchos
25 ACP .32 ACP .38 ACP .380 ACP .45 ACP .50 BMG 9mm Browning Long

-Armas de fogo
Pistolas
FN M1899/M1900 (.32 ACP) Colt Modelo 1900 (.38 ACP) Colt Modelo 1902 (.38 ACP) Colt Modelo 1903 Pocket Hammer (.38 ACP) FN Modelo 1903 (.32 ACP, 9mm Browning Long) Colt Modelo 1903 Pocket Hammerless (.32 ACP) FN Modelo 1906 Vest Pocket (.25 ACP) Colt Modelo 1908 Vest Pocket (.25 ACP) Colt Modelo 1908 Pocket Hammerless (.380 ACP) FN Modelo 1910 (.32 ACP, .380 ACP) Pistola U.S. M1911 (.45 ACP) Browning Hi-Power (9mm Parabellum) Colt Woodsman pistola (.22 LR)

MORTE
Morreu de insuficiência cardíaca na loja de design de seu filho Val A. Browning.

Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: