“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

13 de nov. de 2018

LUCHO GATICA - Arte Tumular - 1408 - Panteón Francés de San Joaquín Miguel Hidalgo Borough, Distrito Federal, Mexico


 






Resultado de imagem para Panteón Francés de San Joaquín Miguel Hidalgo Borough, Distrito Federal, Mexico


ARTE TUMULAR

Local: Panteón Francés de San Joaquín Miguel Hidalgo Borough, Distrito Federal, Mexico


Lucho Gatica
Lucho Gatica (2011).jpg
Lucho Gatica en 2011
Datos generales
Nombre realLuis Enrique Gatica Silva
Nacimiento11 de agosto de 1928
Origenciudad de Rancagua,
Región de O'Higgins,
Chile Bandera de Chile
NacionalidadChilena
Muerte13 de noviembre de 2018(90 años)
Cónyuge
Mapita Cortés (1939-2006),
entre 1960 y 1981,

Diane Lane Schmidt,
entre 1982 y 1985,
Leslie Deeb,
desde 1986.
Hijossiete
OcupaciónCantanteActormúsico y compositor de canciones
Información artística
Otros nombresLucho Gatica
Género(s)bolerobalada
Período de actividad1946-2013
Artistas relacionados
Luis Gatica (hijo)
Arturo Gatica
Humberto Gatica
Web
FichaLucho Gatica en IMDb
PERSONAGEM
Luis Enrique Lucho Gatica Silva ( Rancagua , 11 de agosto de 1928 - 13 de novembro de 2018) , era um cantor de bolero e ator chileno , pai do ator mexicano Luis Gatica e tio do produtor musical chileno Humberto Gatica .
Morreu aos 90 anos




SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
ORIGENS
Seus pais eram Agustín Gatica, comerciante e pequeno agricultor, e Juana Silva. Após a morte de seu pai, que ocorreu em 10 de fevereiro de 1933 , em sua infância, ele sofreu muitas dificuldades, assim como seus sete irmãos.

 Foi Arturo Gatica , dez anos mais velho e que iniciou sua carreira musical em 1938 , que promoveu os primeiros passos musicais de seu irmão. Lucho Gatica estudou no Instituto O'Higgins em Rancagua , dependente da congregação católica dos Irmãos Maristas , e em 1941 começou a cantar em revistas de ginástica e na rádio em Rancagua, um duo com seu irmão, aos treze anos. Em 1943 , ele gravou o primeiro registro de sua vida: um acetato gravado na mesma rádio com três músicas, uma delas chamada "Negra del alma", e acompanhada pelas guitarras de dois amigos: Antonio Muñoz e Ernesto Rossón.

 Arturo também deu as boas-vindas a Lucho quando chegou a Santiago, em 1945 , quando estava matriculado no Instituto Alonso de Ercilla , também dependente dos Irmãos Maristas, onde tinha entre seus companheiros Andrés Zaldívar , futura figura da política chilena. Um ano depois, em 1946 , o estudante Gatica também se matriculou na Escola Industrial № 2 de Santiago para se qualificar para o título técnico de mecânico dentário. Ao mesmo tempo, Arturo levou seu irmão para a estação Radio Mining para apresentá-lo ao locutor Raúl Matas , que tinha o programa La feria de los deseos . Aos dezoito anos, Lucho Gatica cantou "Tú, donde estás".

ESTREIAS E PRIMEIROS SUCESSOS (1946-1953)
Em 1949, Raúl Matas conseguiu sua primeira gravação, um dueto com Arturo Gatica e o acompanhamento do Rey-Silva Duo . Os irmãos gravaram quatro músicas em um disco de 78 RPM para a subsidiária chilena do selo Odeón. Estes tinham os títulos "Martírio", "Você que está vendendo flores", "O jogo" e "Tilín Tolón".

 Sempre em um papel paterno, Arturo exortou seu irmão a terminar sua carreira, e de fato o diploma que credencia seu título de Mecânico Dental foi entregue em 31 de julho de 1951, mas o espaço que correspondeu à assinatura de "interessados "(requerente do título) ficou em branco. A dupla dos irmãos Gatica conseguiu aparecer na capa da revista Ecran em trajes huasos .


 Nos anos 50 , o Chile experimentou uma mudança musical quando o bolero sobre o tango prevaleceu como o gênero musical favorito. Em 1951 , Lucho conheceu a cantora cubana Olga Guillot em Santiago e gravou com a orquestra de Don Roy. Seu single CD "Canela Skin" ( 1951 ), composto pelo cantor porto-riquenho Bobby Capó e gravado por ele com Sonora Matancera , tornou-se um grande sucesso em toda a América Latina .

 Por meio do palestrante Raúl Matas, Lucho Gatica conheceu em Santiago o Los Peregrinos Trio , que apoiou o cantor boliviano Raúl Shaw Moreno com suas vozes e guitarras, além dos chilenos Fernando Rossi e Pepe González. Gatica decidiu gravar com o apoio do grupo os boleros "Contigo na distancia", do cubano César Portillo de la Luz , e " Sinceridad " do nicaraguense Rafael Gastón Pérez , para a subsidiária chilena da gravadora Odeón. Mais tarde, Gatica gravou, desta vez com a orquestra do maestro britânico Roberto Inglez, sua versão da música de Consuelo Velázquez , " Bésame mucho ", em 1953 , ano em que produziu mais duas canções, "Las chicas de la Plaza España" e mencionado, «Sinceridade».

FAMA INTERNACIONAL (1953-2000)
Em 1956 , ele começou uma turnê no exterior que o levou para a Venezuela . Em 1957 , Gatica decidiu se mudar para o México , um país que se tornaria muito importante em sua vida. Lá ele lançou "Não me diga", "Você se acostumou comigo" e "Eu vou desligar a luz", o último lançado em 1959 . Naqueles anos, já era bem conhecido nos círculos artísticos dos EUA que a MGM organizou algumas visitas de protocolo com as personalidades mais célebres do momento em nível mundial, incluindo Elvis Presley e também o bolerista Nat King. Cole ,  Em 1958 , o primeiro LP foi lançado em Gatica. Dois de seus três álbuns lançados naquele ano foram compilações de suas gravações mais conhecidas no formato 78 RPM, o terceiro foi chamado de Encadenados .


 Mais tarde, Gatica decidiu residir permanentemente no México, e lá se casou em 21 de maio de 1960, com a atriz porto-riquenha María del Pilar Mercado, artisticamente conhecida como Mapita Cortés , que também morava naquele país. 1 Desta união, que durou 18 anos, o casal teve cinco filhos, entre eles o primogênito Luis Antonio Gatica Cordero (nascido em 1961), ator, e o mais novo, Alfredo Gatica Cordero, produtor musical. Após o divórcio, Gatica mudou-se para os Estados Unidos . Seu segundo casamento foi com uma modelo americana que conheceu no início da década de 1980, com quem se casou por seis anos e com quem teve sua sexta filha, Luciana. Após a separação, em 1986, ele se casou com sua atual esposa, Leslie, vinte anos mais jovem, com quem procriava sua filha mais nova, Lily Gatica.

 Em 1991, Lucho Gatica começou a manifestar os primeiros problemas vocais, um desgaste que se acentuaria nos anos seguintes e que afetaria sua baixa produção de discos.

 Em 1995, ele recebeu uma grande homenagem em Miami , de diversos artistas como Monna Bell , Celia Cruz , Rafael Basurto ( Los Panchos ), Olga Guillot , Juan Gabriel e José José . Em 1996 , atuou como presidente do júri do XXXVII Festival Internacional da Canção de Viña del Mar , no Chile. Durante este evento, Juan Gabriel - que participou como artista convidado - mais uma vez lhe presta uma homenagem ao tocar um medley com as populares canções chilenas "Yo vendo negros ojos / Ende que te vi".



ANOS RECENTES (2000)
Em agosto de 2000 , Gatica recebeu uma homenagem em Rancagua , sua cidade natal. Em 2002 , Lucho Gatica foi convidado para o XLIII Festival Internacional da Canção de Viña del Mar, onde recebeu uma homenagem ao cantor e compositor Antonio Prieto .  Dias depois, em 1º de março , Gabriela Mistral recebeu a Ordem do Mérito do Governo do Chile, por sua contribuição à história musical chilena .  Nesse mesmo ano, ele lançou seu álbum de maiores sucessos , 50 Immortal Songs

Não foi até 2007 que Gatica se reuniu com o público chileno, graças a sua participação como jurado no programa de concurso de franquias Cantando por um Sonho , transmitido no Canal 13 , onde ela foi homenageada novamente. Nesse mesmo ano, Gatica assinou um contrato de gravação com a empresa Aurafonic Records para produzir um álbum de várias faixas de sucesso e material inédito que, segundo ela, seria seu último álbum, apesar de sua voz já estar em declínio.  Em 7 de novembro de 2007 , ele recebeu o " Grammy Latino pela Excelência", juntamente com outros artistas de destaque. 5 Em dezembro de 2007, lançou sua própria linha de vinhos chamada "Lucho Gatica es bolero" no mercado.

Em 25 de janeiro de 2008, Gatica foi imortalizado em uma estrela (número 2354) da Calçada da Fama de Hollywood , sendo o segundo chileno após Don Francisco - a receber tal reconhecimento.

 Em 2010, ele participou do álbum DJ Who apresenta 2000-2009 de "Dj Who", dividindo o palco com os rapper Anita Tijoux e Solo di Medina em uma nova versão de seu clássico "Sólo tú".

Em 2013 lançou o álbum Historia de un amor , que traz novas versões de boleros que cantam em duo com figuras da world music como Laura Pausini , Nelly Furtado e Michael Bublé , entre outras.

 Em 2018, por ocasião do seu 90º aniversário, uma estátua em bronze com as figuras de Lucho Gatica e seu irmão Arturo de pouco mais de dois metros de altura foi inaugurada no Teatro Regional de sua terra natal, Rancagua.

MORTE
O lendário cantor de boleros Lucho Gatica, de origem chilena e que vivia no México há mais de 50 anos, morreu nesta terça (13) aos 90 anos

Fonte:https://es.wikipedia.org/wiki/Lucho_Gatica
Formatação\: Helio Rubiales


Panteón Francés de San Joaquín Miguel Hidalgo Borough, Distrito Federal, Mexico

Nenhum comentário: