“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

16 de ago. de 2018

ARETHA FRANKLIN - Arte Tumular - 1402 - Woodlawn Cemetery Detroit, Wayne County, Michigan, USA









ARTE TUMULAR
No interior do mausóleo, seu corpo foi sepultado numa cripta com um tampo de mármore com o seu nome com letras de bronze.

Local: Woodlawn Cemetery Detroit, Wayne County, Michigan, USA
           PLOT Main Mausoleum
Foto: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales

Aretha Franklin
Aretha Franklin cantando "My Country 'Tis Of Thee" naPosse de Obama2009.
Informação geral
Nome completoAretha Louise Franklin
Também conhecido(a) comoRainha do Soul
Nascimento25 de março de 1942
Local de nascimentoMemphisTennessee
 Estados Unidos
Data de morte16 de agosto de 2018 (76 anos)
Local de morteDetroitMichigan
Gênero(s)Rhythm & Bluessoulgospel
Instrumento(s)Vocalpiano
Gravadora(s)Columbia Records (1960-1966)
Atlantic Records (1967-1979)
Arista (1980-2003)
Aretha (2004-2018)
Afiliação(ões)Ray CharlesJames BrownWhitney HoustonMary J. BligeGeorge MichaelLuciano Pavarotti
Influência(s)Arizona DranesNat King ColeNina SimoneElla FitzgeraldBessie SmithRuth BrownSarah VaughanSam CookeBillie HolidayMahalia JacksonDinah WashingtonClara Ward
Influenciado(s)Natalie ColeBeyoncé KnowlesAdelePatti LaBelleWhitney HoustonMariah CareyJennifer HudsonDemi LovatoFantasiaLuther VandrossAmber Riley

PERSONAGEM
Aretha Louise Franklin (Memphis, 25 de março de 1942 - 16 de agosto de 2018 Detroit, Michigan) foi uma cantora e compositora norte-americana de gospel, R&B e soul que virou ícone da música negra.
Morreu aos 76 anos




SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Foi considerada a maior cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stone e, pela mesma revista, a nona maior artista da música de todos os tempos. Nascida em Memphis, criada em Detroit, Michigan, Aretha tornou-se a primeira mulher a fazer parte do Rock & Roll Hall of Fame em 3 de janeiro de 1987. Recebeu os apelidos de "Rainha do Soul" ou "Dama do Soul". Reconhecida por suas habilidades na música soul e R&B, também é uma adepta de jazz, rock, blues, pop e até mesmo ópera.

Ela é geralmente reconhecida como uma das melhores vocalistas da história da música por publicações de porte da revista Rolling Stone e do canal de televisão VH1. Foi a segunda cantora a possuir mais prêmios Grammy na história, atrás apenas de Alison Krauss. Aretha recebeu dezoito prêmios competitivos e três honorários.



 Apesar de todo o sucesso, Franklin teve apenas dois singles que foram para o primeiro lugar na lista dos mais vendidos dos Estados Unidos segundo a revista Billboard: "Respect", na década de 1960 (sua canção mais conhecida) e "I Knew You Were Waiting (For Me)", um dueto com George Michael. No entanto, vários singles dela já apareceram entre os 20 mais vendidos na lista daquela publicação, como "Think", "I Say a Little Prayer", "Until You Come Back to Me", "Chain of Fools", "(Sweet, Sweet Baby) Since You've Been Gone", "Call Me", "Ain't No Way", "Don't Play That Song (for me)", "Freeway of Love", entre outros.

MORTE
Em 13 de agosto de 2018, foi reportado que sua situação de saúde havia deteriorado consideravelmente e a cantora passou a se cercar de familiares e amigos próximos. Acabou falecendo, em casa em Detroit, aos 76 anos, três dias depois, em 16 de agosto. A causa da morte foi câncer de pâncreas.

Fontes
http://www.arethafranklin.net/
pt.wikipwdia,.or
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: