“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

11 de mai. de 2018

SÃO SERVATIO - Arte Tumular - 1382 - Sint-Servaasbasiliek Maastricht, Maastricht Municipality, Limburg, Netherlands



bandeira-imagem-animada-0008Ignorada



 Em Maastricht Segundo a tradição, os restos mortais do santo estão enterrados na Basílica de São Servatius em Maastricht, onde se encontram numa cripta do século VI


Local:  Sint-Servaasbasiliek Maastricht, Maastricht Municipality, Limburg, Netherlands
Fotos: Findagrave, wikipedia
Formatação: Helio Rubiales


São Servatius
Maastricht, Tesouro de São Servatius, busto relicário de Servatius2.jpg
Busto relicário de São Servácio (c. 15/16 c.)
NascermosDesconhecido
Armênia(tradicionalmente)
Morreu384 AD (tradicionalmente)
Maastricht
Venerado emIgreja católica romana
Igreja Ortodoxa Oriental[1]
Santuário principalBasílica de São Servatio , Maastricht
Festa13 de maio
AtributosA assim chamada "Chave de São Servatius", crozier, dragon (sob seus pés)
PatrocínioInvocada contra: problemas nos pés, claudicação, reumatismo, ratos e camundongos

PERSONAGEM
São Servatio  ( holandês : Sint Servaas ; francês : Saint Servais , armênio : Սուրբ Սերվատիոս ) (nascido na Armênia , morreu em Maastricht , tradicionalmente em 384) foi bispo de Tongeren - Latino: Atuatuca Tungrorum , a capital do Tungri - . Servatius é padroeiro da cidade de Maastricht e das cidades de Schijndel e Grimbergen . Ele é um dos santos do gelo . Sua festa é 13 de maio.




SINOPSE HISTÓRICA
Foi um diplomata amplamente viajado e um determinado promotor do arianismo , a presença de Servatius está registrada em vários sínodos e conselhos da igreja. Em 343, Sarbatios - textos gregos ,estava presente no Conselho de Sardica ( Sofia moderna). Nos debates, Servatius representou a visão trinitária , que colidiu com a visão ariana da maioria dos bispos orientais.

Quando Atanásio , líder do partido anti-Ariano, estava exilado em Trier , ele pode ter se encontrado com Servatius em Trier ou Tongeren , porque os dois homens fizeram campanha contra os bispos e sacerdotes arianos na região. Em 346, no Concílio de Colônia , Servatio testemunhou contra o bispo de Colônia , dizendo que "ele negou a divindade de Jesus Cristo , isso aconteceu mesmo na presença de Atanásio, bispo de Alexandria", acrescentando a isso "nossa igrejas são adjacentes ". Depois que o co-imperador Constans foi assassinado em 350, Servatius foi enviado ao imperador romano Constâncio II em Edessa , capital da Mesopotâmia armênia , como um enviado do usurpador Magnêncio para representar o falecido Constante como um tirano e opressor indigno, na esperança de obter o reconhecimento de Constantius de Magnêncio como co-regente.

A missão falhou e a guerra civil resultante terminou com a morte de Magnêncio em 353. A missão pode ser vista como um sinal da alta posição de Servatius. Em 359, no Conselho de Rimini , Sulpício Severo relata que Servat mais uma vez eloquentemente denunciou o arianismo. Uma importante fonte sobre a vida de São Servácio, embora não seja uma fonte contemporânea, é a Glória dos Confessores e a História dos Francos , de Gregório de Tours .  Em seu relato do final do século VI, Gregory escreve sobre Aravatius (identificado pela maioria dos estudiosos como Servatius), que era um bispo de Tongeren e morreu em Maastricht.

Segundo o bispo e historiador franco, Aravatius viveu na época em que os hunos ameaçavam Tongeren (século V), que não coincide com as datas do século IV dos sínodos mencionados acima. Nem sempre é claro quanto da conta de Gregory é história e quanto é (piedosa) ficção.

Gregório descreve como Servatius, durante uma vigília no túmulo de São Pedro em Roma , teve uma visão em que a destruição de Tongeren foi prevista (por causa de sua pecaminosidade). Pedro então entregou as Chaves do Céu para Servatius, transferindo para ele o poder de perdoar pecados. Segundo Gregório, Servatius retornou a Tongeren, trouxe as relíquias de seus antecessores para Maastricht, onde morreu e foi enterrado ao lado da estrada romana, perto da ponte.

 Como um bispo, Servatius pode ter sido o fundador de várias igrejas cristãs primitivas na diocese de Tongeren. Dois candidatos prováveis ​​são a Basílica de Nossa Senhora em Tongeren e a Basílica de Nossa Senhora em Maastricht . No caso de Tongeren, essa reivindicação tradicional foi apoiada por escavações na década de 1980, que revelaram sob a igreja medieval restos de uma igreja do século IV, possivelmente a catedral original da diocese. As origens da igreja de Nossa Senhora de Maastricht permanecem incertas, uma vez que nenhuma escavação foi realizada dentro desta igreja. Em outra igreja de Maastricht, no entanto, a Basílica de São Servatius , escavações na década de 1990 revelaram os restos de uma igreja do século 6 (construída pelo bispo Monulph e descrito por Gregório de Tours como um magnum templum ), com um centro romano tardio. estrutura, possivelmente a tumba de Servatius.

 Em Maastricht Segundo a tradição, os restos mortais do santo estão enterrados na Basílica de São Servatius em Maastricht, onde se encontram numa cripta do século VI. Sua tumba tem sido um local de peregrinação por muitos séculos. Os visitantes famosos incluem Carlos Magno , Carlos V (Sacro Imperador Romano) , Filipe II de Espanha e o Papa João Paulo II . Em Maastricht, a Igreja Ortodoxa pertencente ao Exarcado Russo do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla é também dedicada a São Servatius. O Sint Servaasbrug , a ponte mais antiga sobre o rio Meuse em Maastricht, foi nomeado após Saint Servatius. O nome 'Servaas' era um nome popular em Maastricht e arredores por muitos séculos.



 O baú relicário do século XII na Basílica de São Servatius, contendo as relíquias do santo, é uma obra importante da arte de Mosan e tornou-se conhecido como o Baú da Aflição ( "Noodkist" ) como foi levado à cidade em tempos de aflição. Uma procissão com o santuário relicário ainda acontece a cada sete anos ( Heiligdomsvaart ). O Noodkist é normalmente mantido no Tesouro da Basílica de São Servatius , junto com a chamada servatiana (objetos que são associados com o santo, como seu crozier , sua cruz peitoral , seu cálice e uma chave simbólica para o céu). .

LENDAS
Ao longo dos séculos, as lendas se acumularam em torno da figura histórica do bispo de Tongeren. Duas primeiras vitae ( biografias ) colocam o nascimento de Servatius na Armênia e fazem dele um primo de João Batista e, portanto, um parente distante de Jesus (nem foram mencionados por Gregório de Tours).

Fonte; en.wikipedia.orf
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: