“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

1 de mai de 2018

ROBERT FULTON - Arte Tumular - 1369 - Trinity Churchyard Manhattan, New York County (Manhattan), New York, USA




ARTE TUMULAR
Laje de mármore com o seu nome e datas no gramado do cemitério. Logo abaixo destaca-se em bronze um condecoração da Marinha Americana.

Local: Trinity Churchyard Manhattan, New York County (Manhattan), New York, USA
           PLOT Northern Section, Livingston family vault 1815-3B
Fotos: findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales

Robert Fulton
Fulton.jpg
Retrato de fulton
NascermosRobert Fulton
14 de novembro de 1765
Little Britain, Condado de Lancaster , Província da Pensilvânia , América Britânica
Morreu24 de fevereiro de 1815 (49 anos)
Cidade nova iorque , nova iorque , eua
Causa da morteTuberculose
Lugar de descansoCemitério da Igreja da Trindade
Nacionalidadeamericano
OcupaçãoEngenheiro, Inventor
Anos ativos1793-1815
Conhecido porSteamboat, Nautilus(submarino de 1800)

PERSONAGEM
Robert Fulton (Little Britain, 14 de novembro de 1765 — Nova Iorque, 24 de fevereiro de 1815) foi um engenheiro e inventor estadunidense que é amplamente creditado com o desenvolvimento do primeiro barco a vapor comercialmente bem sucedido.
Morreu aos 49 anos.



SINOPSE
Em 1800, ele foi contratado por Napoleão Bonaparte para projetar o Nautilus, que foi o primeiro submarino prático na história. Ele também é creditado por inventar alguns dos primeiros torpedos navais do mundo a uso pela Marinha Britânica.



Fulton se interessou por barcos a vapor em 1777, quando ele visitou William Henry de Lancaster, Pensilvânia, que já havia aprendido sobre máquina a vapor de James Watt em uma visita à Inglaterra. 

Robert Fulton nasceu em uma fazenda em Little Britain, Pensilvânia, em 14 de novembro de 1765. Ele tinha pelo menos três irmãs – Isabella, Elizabeth e Mary, e um irmão mais novo, Abraham. Seu pai, Robert, tinha sido um amigo próximo do pai do pintor Benjamin West. Fulton mais tarde conheceu West na Inglaterra e eles se tornaram amigos.

Fulton ficou na Filadélfia por seis anos, onde pintou retratos e paisagens, desenhou casas e máquinas, e foi capaz de enviar dinheiro para casa para ajudar sua mãe. Em 1785 ele comprou uma fazenda em Hopewell, Pensilvânia por 80 libras esterlinas e mudou-se da casa sua mãe e família para lá.

Enquanto, na Filadélfia, ele conheceu Benjamin Franklin e outras figuras proeminentes. Aos 23 anos, ele decidiu visitar a Europa. Em 1797, Fulton foi para a França, onde Claude de Jouffroy tinha feito um barco a vapor a trabalhar em 1783, e começou a experimentar com torpedos submarinos e torpedeiros.

Fulton é o expositor do primeiro panorama a ser mostrado em Paris, que foi completo como Vue de Paris depuis les Tuilerie pintado por Pierre Prévost, Jean Mouchet e Denis Fontaine em 1800. A rua onde o panorama foi mostrado ainda é chamado hoje de "Rue des Panoramas" (rua Panorama). Em 1889 o estado da Pensilvânia fez a doação de uma estátua em mármore de Fulton para o National Statuary Hall Collection no Capitólio dos Estados Unidos.

MORTE
 Fulton morreu em 1815 em Nova York por tuberculose . Ele estava andando para casa no gelado rio Hudson quando um de seus amigos, Addis Emmet, caiu no gelo. Na tentativa de resgatar seu amigo, Fulton ficou encharcado de água gelada e, na viagem de volta, pegou pneumonia . Quando chegou em casa, sua doença piorou. Ele contraiu tuberculose e morreu aos 49 anos de idade. Ele está enterrado no Cemitério da Igreja da Trindade para a Igreja da Trindade (Episcopal) em Wall Street, em Nova York, ao lado de outros americanos famosos, como os ex -Secretários do Tesouro dos EUA , Alexander Hamilton e Albert Gallatin . Seus descendentes incluem o ex - campeão da Major League Baseball Cory Lidle .

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: