“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

10 de abr. de 2018

SÃO SEBALDO DE NUREMBERG - Arte Tumular - 1339 - Saint Sebald's Cathedral Nuremberg, Nürnberger Stadtkreis, Bavaria (Bayern), Germany






ARTE TUMULAR
 O  túmulo de bronze com dosséis é uma obra-prima do grande artista alemão Peter Vischer, o Velho (c.1455-1529), que o produziu com a ajuda de seus cinco filhos. Foi feito entre 1508 e 1519, e atravessa o gótico e o renascimento em detalhes de forma e decoração. O monumento de bronze está situado na igreja mais antiga de Nuremberg, datada de cerca de 1215. O túmulo foi feito para abrigar o santuário relicário de prata do século XIV, contendo os restos do santo padroeiro da cidade, Sebaldus. 
Os detalhes pontiagudos, os detalhes arquitetônicos decorativos e a forma geral da tumba, com sua profusão de figuras lotadas, remontam aos primeiros grandes monumentos do sul da Alemanha. Mas as figuras individuais, incluindo o putti escaldante e o ornamento enrolado, refletem o florescente estilo renascentista, que emana da Itália acima de tudo. A estatueta do próprio Peter Vischer, de pé contra uma das colunas inferiores, é um autorretrato, retratando o artista como um corpulento trabalhador barbudo, usando um avental de couro e segurando suas ferramentas. É um excelente exemplo do estilo imaginativo e realista do artista. Enquanto isso, dragões míticos, pequenos animais, folhagens entrelaçadas e outros detalhes cuidadosamente projetados contribuem para a impressão de uma vivacidade do design aparentemente imprevisível. 

Local:   Saint Sebald's Cathedral Nuremberg, Nürnberger Stadtkreis, Bavaria (Bayern), Germany
Fonte: http://collections.vam.ac.uk/item/O41315/tomb-of-st-sebaldus-plaster-cast-vischer-peter/ 



PERSONAGEM
Saint Sebald foi provavelmente um eremita que viveu perto de Nuremberg no século 10 ou 11, provavelmente um missionário anglo-saxão. Ele adquiriu a reputação de um homem sábio, e uma nova igreja foi construída entre 1223 e 1274 para conter seu túmulo, para o qual Peter Vischer forneceu uma espetacular tumba de bronze no século XVI.

Anglo-saxão de alma missionária, ele percorreu boa parte da Europa na companhia de São Willibald - auxiliando os desabrigados vítimas dos invernos rigorosos do continente.

Sebald foi canonizado em 1425, tornando-se o santo padroeiro de Nuremberg (festa de 19 de agosto). A receita das peregrinações a Nuremberg ajudou consideravelmente o crescimento da cidade. O Santo é frequentemente mostrado como um peregrino com uma equipe e um emblema de concha de vieira.

Atualmente, o santo é um dos mais evocados nas orações dos alemães quando o inverno se aproxima. Então, já sabe: quando o frio apertar, dedique um dedo de prosa a São Sebaldo. Diversos milagres são a ele atribuídos, incluindo a transformação de estalactites e estalagmites em lenha. Num lugar em que o frio ultrapassa os 10ºC abaixo de zero, pode-se dizer, sem medo de errar, que a habilidade de São Sebaldo era, no mínimo, muito bem-vinda. Catholic

A receita das peregrinações a Nuremberg ajudou consideravelmente o crescimento da cidade. O Santo é frequentemente mostrado como um peregrino com uma equipe e um emblema de concha de vieira.

Fonte: Bio de: Graham Fellows
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: