“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

10 de abr. de 2018

PRUDENTE MEIRELES DE MORAES - Arte tumular -1340 - Cemitério da Consolação, São Paulo, Brasil











ARTE TUMULAR
Monumento escultórico em bronze e granito negro polido de formato retangular em três níveis, sendo o central maior que os outros dois laterais. Em pé, ao lado do túmulo, destaca-se uma escultura em bronze
do apóstolo São Paulo, como guardião tumular, com um olhar de contemplação e com uma das mãos sobre a bandeira do Estado de São Paulo, com um ramo de café e o capacete constitucionalista modelo paulista. A espada baixada na sua mão direita tem como significado, o dever cumprido.. Na parte frontal do tumulo , a porta do jazigo, também em bronze, apresenta um um relevo de um trem brindado  broqueando o  túnel onde as tropas paulista entraram em conflito com as tropas mineira, onde muitos perderam a vida. Toda essa alegoria homenageia Prudente Meireles de Moraes, sobrinho do primeiro presidente civil brasileiro, Prudente de Moraes.


Título da obra tumular: Tributo a Revolução Constitucionalista de 1932
Autor da Obra: Armando Zago
Local: Cemitério da Consolação, São Paulo, Brasil.
Jazigo: Quadra: 44 , Terreno: 134
Fotos: Luiz Varinha, Wikipédia, Sandro Fortunato. http://saopauloantiga.com.br/
Descrição tumular: Helio Rubiales


PERSONAGEM
Prudente Meireles de Moraes( Piracicaba, São Paulo,1904-São Paulo,1932) num início de século 20 onde o progresso tecnológico e da ciência eram vistos como caminho para a paz e conforto da civilização.
Morreu aos 28 anos de idade.

BIOGRAFIA
O casal Antônio Prudente de Moraes e Maria França Meireles, a Dona Marieta. O pai era o sexto filho do ex-presidente Prudente de Moraes. A mãe, filha de um coronel de Guaratinguetá, no Estado de São Paulo. Tiveram dois filhos: Prudente Meireles de Moraes e Antonio Prudente Meireles de Moraes.

Prudente era o filho mais velho do casal. Quando nasceu, a vida pacata de seus pais em nada se assemelhava ao vendaval que atingira o clã dos Prudente há pouco mais de uma década apenas. No final dos anos 1890, seu avô Prudente de Moraes tornou-se nada menos que o 1º Presidente da República.

Prudente cursou o cursos de engenharia na Escola Politécnica de São Paulo, atual USP. Totalmente diferente do irmão, era mais reacionário e com a explosão da Revolta Constitucionalista de São Paulo, logo se engajou nas tropas.

MORTE
Faleceu em combate em 1932, com apenas 28 anos.
Fonte:  Fragmentos na internet, http://saopauloantiga.com.br/
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales 



 







Nenhum comentário: