“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

22 de abr. de 2018

SANTA MARGARIDA DA HUNGRIA- Arte Tumular - 1359 - Margit Island Budapest, Belváros-Lipótváros, Budapest, Hungary






ARTE TUMULAR
Laje retangular com uma cruz em bronze no terço superior e na parte inferior o seu nome e datas.

Local:   Margit Island Budapest, Belváros-Lipótváros, Budapest, Hungary
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales

Santa Margarida da Hungria, O.P.
Estátua de Santa Margarida
Nascimento27 de janeiro de 1242 em Fortaleza de KlisKlisDalmácia (atualmente na Croácia)
Morte18 de janeiro de 1271 (28 anos) em Ilha MargaridaBudapeste(atualmente na Hungria)
Veneração porIgreja Católica
Beatificação28 de julho de 1789 por Papa Pio VI
Canonização19 de novembro de 1943 por Papa Pio XII
Festa litúrgica18 de janeiro
Atribuiçõesrepresentada com o hábito de freira, com um lírio branco e segurando um livro nas mãos
Gloriole.svg Portal dos Santos
PERSONAGEM
Santa Margarida , OP, (27 de janeiro de 1242 - 18 de janeiro de 1271) foi uma freira dominicana e filha do rei Béla IV da Hungria e Maria Laskarina . Ela era a irmã mais nova de St. Kinga da Polônia (Kunegunda) e a abençoada Yolanda da Polônia e, através de seu pai, a sobrinha da famosa Santa Isabel da Hungria .
Morreu aos 28 anos


HISTÓRICO BIOGRÁFICO
Margaret nasceu em Klis Fortress no Reino da Croácia , a oitava e última filha (9 de 10 filhos) do casal real. Eles residiram lá durante a invasão mongol da Hungria (1241-42) como seu pai também era governante desta terra.  Seus pais prometeram que, se a Hungria fosse libertada dos mongóis , eles dedicariam a criança à religião.

 Aos três anos Margaret foi confiada por seus pais ao mosteiro dominicano em Veszprém em 1245. Seis anos depois, ela foi transferida para o Mosteiro da Virgem fundada por seus pais em Nyulak Szigete (Ilha dos Coelhos), perto de Buda (hoje Margaret). Ilha , em homenagem a ela, e uma parte de Budapeste , as ruínas do mosteiro ainda pode ser visto).

Ela passou o resto de sua vida lá, dedicando-se à religião e se opondo a todas as tentativas de seu pai de arranjar um casamento político para ela com o rei Ottokar II da Boêmia . Ela parece ter feito votos solenes quando tinha dezoito anos de idade. Em flagrante contraste com os costumes de sua Ordem, ela recebeu a Consagração das Virgens, juntamente com alguns outros membros da realeza, para evitar novas tentativas por parte de seu pai de ter seus votos dispensados ​​pelo papa para o casamento. 

Muitos dos detalhes de sua vida são conhecidos da Lenda de Santa Margarida , escrita provavelmente no século XIV e traduzida do latim para o húngaro . A única cópia remanescente da lenda está no Margaret Codex copiado pela freira dominicana Lea Ráskay por volta de 1510. Segundo a lenda, Margaret se repreendeu desde a infância, usava uma cinta de ferro, cachecóis e sapatos com cravos de unhas. Mais tarde, ela também realizou as tarefas mais sujas do mosteiro.

VENERAÇÃO
 Ela foi venerada como uma santa logo após sua morte, por exemplo, uma igreja dedicada a ela em Bocfolde , Condado de Zala , aparece em documentos datados de 1426. Passos foram dados para obter sua canonização logo após sua morte, a pedido de seu irmão V. As investigações necessárias foram realizadas entre 1271 e 1276, mas o processo de canonização não foi bem-sucedido, apesar de 74 milagres terem sido atribuídos à sua intercessão, a maioria deles referindo-se à cura de doenças, mesmo a alguém voltando dos mortos. Entre aqueles que deram testemunho, estavam 27 pessoas para as quais haviam sido feitos milagres. Tentativas malsucedidas de canonizá-la também foram feitas em 1640 e 1770.

CANONIZAÇÃO
Ela foi finalmente canonizada pelo Papa Pio XII em 19 de novembro de 1943, na época a festa de sua tia, Santa Isabel da Hungria. Sua festa é celebrada pela Ordem Dominicana. Criado pelo Papa Pio VII em um festum duplex , é o dia da sua morte, 18 de janeiro. Seu mosteiro estava entre aqueles suprimidos em 1782, parte da supressão de todas as ordens monásticas do imperador José II . Naquela época, seus restos mortais foram entregues às Clarissas . Eles foram mantidos em Pozsony (hoje Bratislava ) e Buda . As relíquias foram parcialmente destruídas em 1789, mas algumas partes foram preservadas e agora são mantidas em Esztergom , Győr e Pannonhalma .

 Na arte, Margaret é geralmente retratada no hábito religioso de uma freira dominicana, segurando um lírio branco e um livro.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: