“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

22 de abr. de 2018

GETA ' IMPERADOR - Arte Tumular - 1357 - Mausoleum of Hadrian,Rome,Lazio, Italy















Precedido por
Septímio Severo
Imperador romano
209 — 211
com Septímio Severo e Caracala
Sucedido por
Caracala






ARTE TUMULAR

Mandado construir em Roma, junto ao rio Tibre, pelo imperador Adriano (76-138), para aí ser sepultado, bem como os seus sucessores, é também conhecido como "Castelo de Santo Ângelo".A obra começou em 125 e terminou em 130 com Demétrio, assumindo-se como uma verdadeira fortaleza. Está assente numa base quadrada com 84 m de lado e alicerçou-se através de estacas enterradas nas lamas do Tibre. Possui uma torre cilíndrica com cerca de 65 m de diâmetro e 18 m de altura. O monumento, em travertino,  no seu topo era adornado por uma quadriga em bronze, conduzida por Adriano. Atualmente encontra-se ali uma estátua de S. Miguel
Local: Mausoleum of Hadrian,Rome,Lazio, Italy
GPS (lat/lon): 41.90306, 12.46636
Fotos: Findagrave,  dead-treck.com
Descrição tumular: Helio Rubiales




PERSONAGEM
Geta
Imperador romano
Geta.jpg
Busto de Geta, no Museu do Louvre
Reinado209 d.C. — 211 d.C.
ConsorteNão teve
Antecessor(a)Septímio Severo
Sucessor(a)Caracala
Dinastiadinastia severa
Nome completo
Publios Septimius Geta
Nascimento7 de março de 189
Morte26 de dezembro de 211 (22 anos)
Filho(s)Não teve
PaiLúcio Septímio Severo
MãeJúlia Domna
Públio Sétimo Geta (Publius Septimius Geta, em latim; Roma, 7 de março de 189 – 26 de dezembro de 211) foi um imperador romano. Compartilhou o poder com seu pai, Sétimo Severo, e com seu irmão mais velho, Caracala, a partir de 209.
Morreu aos 22 anos.

RESUMO BIBLIOGRÁFICO
Geta era o filho mais novo do imperador Septimo Severo. Nasceu em 189 d.C. e foi proclamado César em 198, quando seu irmão mais velho, Caracalla, se tornou augusto.

Os dois irmãos levaram uma vida dissoluta provocando escândalos frequentes. Certo é que a rivalidade entre os dois irmãos cresceu de tal forma que chegou a transformar-se num ódio profundo.

Geta, durante as campanhas de 208 a 211, no norte da Bretanha, administrou as regiões do sul. Tornou-se augusto no ano 209. Após a morte de seu pai, em 211 d.C., Geta e Caracalla voltaram para Roma mas o ódio continuava latente e assim o palácio teve que ser dividido em dois. Os dois irmãos governavam em conjunto, mas Caracalla não suportava nenhum rival .

Não bastando isso Caracalla tentou apagar completamente a figura do irmão, anulando tudo o que o fizesse recordar como a face dos retratos e apagando o seu nome das inscrições. Não o conseguiu na totalidade, como se pode comprovar pelo busto acima e pelo denário cunhado em 202/209 em Roma.

MORTE
Em dezembro de 211, sob o pretexto de uma reconciliação, esfaqueou o irmão até à morte nos braços da mãe Júlia Domma (que se suicidou em 217, após a morte de Caracalla).

Fontes:
http://imperioromano-marius70.blogspot.com.br/2010/05/geta.html
pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: