“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

18 de abr. de 2018

BARÃO DE ANTONINA - João da Silva Machado - Arte Tumular - 1353 - Cemitério da Consolação, São Paulo, Brasil










ARTE TUMULAR
Construção em forma de capela, com placas de mármore de carrara branco e cinza, do século XIX. Destaca-se o brasão de armas em bronze, com a heráldica do dominio do leão sobre o indio.
A simbologia do brasão, o leão representa o Barão cristianizando o indígena, que lhe entrega suas armas em atitude de submissão. Note a Biblia e o terço com o leão. Abaixo do brasão placa gravado no mármore identificando a família.
Local: Cemitério da Consolação, São Paulo, Brasil
           Rua 1, Terreno 6 e 7
Fotos: Simone (Picassaweb)
Descrição tumular: Helio Rubiales
022
João da Silva Machado
Dados pessoais
Nascimento11 de junho de 1782
TaquariRS
Morte19 de março de 1875 (92 anos)
São PauloSP
Nacionalidade Brasil
Ocupaçãocatequizador, agropecuaristamilitar político
PERSONAGEM
João da Silva Machado, primeiro e único Barão de Antonina com Honras de Grandeza, (Taquari, 11 de junho de 1782 — São Paulo, 19 de março de 1875) foi um político, militar e agropecuarista brasileiro. Foi o grande criador do hoje Estado do Paraná.
Morreu aos 93 anos de idade.

BIOGRAFIA
Filho de Manuel da Silva Jorge e Antônia Maria de Bittencourt, e irmão de Francisco de Paula e Silva, barão de Ibicuí (Ibicuhy). Principiou sua vida como tropeiro e atingiu, em 1816, a patente de sargento-mor de Ordenanças de Vila Nova do Príncipe, São Paulo.

Em 1822, tomou a seu cargo a conservação da Estrada da Mata, entre São Paulo e Rio Grande do Sul.
Foi responsável pela construção de diversas estradas, mandou explorar os rios Tibaji e Paranapanema, criou duas reservas indígenas, uma às margens do Rio Verde e outra em Itarará. Fundou as povoações de Jataí, São Jerônimo e outras.

Foi tenente-coronel de milícias e coronel honorário do Exército brasileiro, além de deputado provincial de 1835 a 1843 por São Paulo, vice-presidente de província e, quando criada a província do Paraná, foi por ela senador, entre 1854 a 1875.

FAMILIA
Casou-se com Ana Ubaldina do Paraiso Guimarães, natural do Paraná, filha de Manuel Gonçalves Guimarães e Maria Madalena Lima, com geração, tendo além de um filho varão, falecido na primeira infancia, mais 5 filhas: Maria Antonia (que se casou com o tenente-coronel Mariano José da Cunha Ramos), Francisca de Paula (que se casou com Joaquim da Silva Prado), Balbina Alexandrina (que se casou com Luiz Pereira de Campos Vergueiro), Ana, e Inocência Julia (que se casou com Fidêncio Nepomuceno Prates, sendo pais de Eduardo da Silva Prates, primeiro Conde de Prates, São Paulo, 8 de novembro de 1860 - São Paulo, 22 de março de 1928).

Maria Antônia da Silva Ramos
Foi sua filha Maria Antônia da Silva Ramos, nascida em 5 de julho de 1815, em Castro, município então pertencente ao território da antiga província de São Paulo e hoje ao estado do Paraná. Faleceu em 11 de março de 1902 na capital de São Paulo, estando enterrada no Cemitério da Consolação, no mausoléu de seu pai. Foi casada com o tenente-coronel Mariano José da Cunha Ramos, tendo sido seu filho o Dr. Ernesto Mariano da Silva Ramos (São Paulo, 1836 - 1919), que por seu casamento (1860) com Maria Amália Rudge (Rio de Janeiro, 1843 - São Paulo, 1909), deu início ao ramo familiar Rugde Ramos, sendo esta filha de John Rudge, (Gloucestershire, Inglaterra, 1792 - Rio de Janeiro, 1861) introdutor da cultura do Chá da Índia no país, na Chácara Morumbi, em São Paulo, de sua propriedade, que recebeu de Diogo Antônio Feijó.

Maria Antônia dá nome a uma rua no bairro de Higienópolis, a rua Maria Antonia, em São Paulo, no local onde era proprietária de chácara que não possuía casa sede, e onde não residia, pois residia na rua de São João, como a elite de sua época, utilizando aquelas terras para pomar e pasto de seus cavalos, que eram para ali levados por seus escravos, da qual vendeu área em 1874, ao reverendo Chamberlain e que seria futuramente o campus da Universidade Mackenzie, sendo homenageada com o edifício número 47, o edifício baronesa Maria Antônia. Considerada uma das fundadoras do bairro.

MORTE
Faleceu na capital paulista, onde foi sepultado no Cemitério da Consolação.
Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa:Helio Rubiales

Nenhum comentário: