“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

22 de mar. de 2018

SÃO JUNÍPERO SERRA - Arte Tumular - 1296 - Carmel Mission Cemetery Carmel-by-the-Sea, Monterey County, California, USA




Tumulo
Visita do Papa 

Monumento

ARTE TUMULAR
No piso da Missão, varias placas de mármore apostas formam a laje tumular. Na cabeceira tumular, gravado no mármore, seu nome e datas.

Local:  Carmel Mission Cemetery Carmel-by-the-Sea, Monterey County, California, USA
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales

São Junípero Serra
Nascimento24 de novembro de 1713 em PetraMaiorcaIlhas BalearesEspanha
Morte28 de agosto de 1784 (70 anos) em Missão de São Carlos Borromeu de CarmeloCarmel-by-the-SeaCalifórnia
Veneração porIgreja Católica
Beatificação25 de setembro de 1988Roma por Papa João Paulo II
Canonização23 de setembro de 2015Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição por Papa Francisco
Principal temploMissão de São Carlos Borromeu de CarmeloCarmel-by-the-SeaCalifórnia
Festa litúrgica1 de julho
PadroeiroVocações
Gloriole.svg Portal dos Santos
PERSONAGEM
São Junípero Serra O.F.M., em catalão Fra Juníper Serra (24 de novembro de 1713 – 28 de agosto de 1784) foi um frade franciscano maiorquino que fundou cadeia de missões na Alta Califórnia, parte da província de Las Californias na Nova Espanha, atual Califórnia, Estados Unidos. Entre as missões fundadas encontram-se os núcleos que deram origem a Los Angeles, San Francisco, Sacramento e San Diego.
Morreu aos 70 anos.




SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
O Padre Serra foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 25 de setembro de 1988. Foi canonizado pelo Papa Francisco em 23 de setembro de 2015, por ocasião da sua viagem apostólica a Cuba e Estados Unidos

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Em 24 de novembro de 1713 nasceu em Petra (ilha Maiorca), filho de Antoni Serra Ferrer e Margarita, uma criança a quem foi colocado no batismo o nome de Josep Miquel. Veio ao mundo na humilde casa de uma família simples de agricultores modestos, de comportamento honesto, devoto e exemplar. Enquanto crescia e dava os primeiros passos pelas ruas da sua aldeia, os seus pais educaram-no nos caminhos da fé católica e do santo amor de Deus.

Eles eram analfabetos, mas tentaram dar a seus filhos uma educação melhor, levando-o para a escola no convento franciscano de San Bernardino. Aí o menino aprendeu as primeiras letras e fez um grande progresso na sua formação, e foi para Palma de Maiorca para prosseguir o ensino superior. 

Com a idade de 15 anos começou a frequentar aulas de filosofia no convento de San Francisco de Palma e, sentindo-se chamado por vocação religiosa, no ano seguinte viu o hábito franciscano no convento de Jesus, fora das muralhas da cidade. A 15 de setembro de 1731 emitiu os votos religiosos com o nome de José Miguel Junípero, em homenagem a São Junípero. Cursa estudos eclesiásticos de forma brilhante, e passa a dar aulas de filosofia no convento de San Francisco, em Cátedra atribuída com o consentimento unânime de todos os examinadores. Seu ensino em San Francisco durou de 1740-1743, e no último ano ensinou teologia no então famoso Scotus Luliana, na Universidade de Palma de Maiorca.

APOSTOLADO
Em 1749, juntamente com 20 missionários franciscanos, partiu para o Vice-Reino do Nova Espanha, nome colonial do México. O grupo chega a Veracruz em 7 de dezembro. Enquanto seus companheiros continuam a sua viagem para a Cidade do México em mula, o Irmão Junípero e um companheiro decidiram fazer a viagem a pé. Após essa viagem ficou com uma perna ferida da qual sofreria até falecer.

O primeiro destino do Irmão Junípero foi Santiago Xalpan (hoje Jalpan) em Sierra Gorda em Queretaro, onde permaneceu nove anos dedicados a converter os nativos pames na área, enquanto lhes ensinavam os rudimentos do trabalho da agricultura e pecuária, bem como fiação e tecelagem. 

NA CALIFORNIA
Em 1767 Carlos III ordenou a expulsão de todos os jesuítas que estavam na Nova Espanha. Esta ordem afetou os missionários jesuítas que assistiam os indígenas e europeus de Las Californias, que foram substituídos por 16 missionários da ordem franciscana liderados pelo padre Junípero. A delegação deixou a cidade do México em 14 de julho de 1767, zarpando do porto de San Blas para a península da Baixa Califórnia. Após uma curta viagem chegou a Loreto, então sede da Missão de Nossa Senhora do Loreto, considerada a mãe das missões da Alta e da Baixa Califórnia.

MORTE
Morreu na Missão de São Carlos Borromeu (Monterey (Califórnia)), em 28 de agosto de 1784, foram estabelecidas nove missões que eventualmente cresceram para se tornar grandes cidades: Los Angeles, San Francisco, San Diego e Sacramento são apenas algumas..

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: