“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

26 de mar. de 2018

LOUIS RENAULT - Arte Tumular - 1300 - Chateau Herqueville, em Herqueville dans l'Eure



ARTE TUMULAR 
O seu corpo foi sepultado no jardim da sua casa de campo. O tumulo é composto por uma base quadrada de granito coberta por um tamo, também quadrado com uma cruz cristã na parte central. Na cabeceira tumular  destaca-se uma base retangular, também em granito com o seu nome e datas.

Local: Louis Renault é enterrado em sua casa de campo Chateau Herqueville, em Herqueville dans l'Eure
Fotos: en.wikipedia.
Descrição tumular: Helio Rubiales
Louis Renault
Louis Renault en 1918.jpg
Nascermos12 de fevereiro de 1877
Paris , França
Morreu24 de outubro de 1944 (67 anos)
Prisão de Fresnes , Fresnes, Val-de-Marne , França
Nacionalidadefrancês
OcupaçãoO negócio
Conhecido porco-fundador da Renault
Cidade natalParis , França
ParentesMarcel Renault e Fernand Renault
PrêmiosLegião de Honra
 PERSONAGEM
Louis Renault ( francês: [ʁəno] ; 12 de fevereiro de 1877 - 24 de outubro de 1944) foi um industrial francês, um dos fundadores da Renault e pioneiro da indústria automobilística . A Renault construiu uma das maiores empresas de fabricação de automóveis da França, que leva seu nome até hoje
Morreu aos 67 anos




Durante a Primeira Guerra Mundial, suas fábricas contribuíram maciçamente para o esforço de guerra, notavelmente pela criação e fabricação do primeiro tanque efetivo: o tanque Renault FT . 

Acusado de colaborar com os alemães durante a Segunda Guerra Mundial , ele morreu enquanto aguardava julgamento na França libertada no final de 1944, sob circunstâncias incertas.

Sua companhia foi tomada e nacionalizada pelo governo provisório da França, embora ele tenha morrido antes que ele pudesse ser julgado. Suas fábricas foram as únicas expropriadas permanentemente pelo governo francês.

Em 1956, a Time Magazine descreveu a Renault como
"rica, poderosa e famosa, rabugenta, brilhante, muitas vezes brutal, o pequeno Napoleão de um império automobilístico - vulgar, barulhento, dominador, impaciente, era um terror para os associados, um amigo para praticamente nenhum. ", 
acrescentando que, para o operário francês, a Renault se tornou conhecida como" o ogro de Billancourt ".

DADO BIOGRÁFICOS
O quarto de seis crianças nascidas na família parisiense burguesa de Alfred e Berthe Renault, Louis Renault, frequentou o Lycée Condorcet . Ele era fascinado por engenharia e mecânica desde cedo e passava horas na oficina de carros a vapor da Serpollet ou mexia com os velhos motores da Panhard no galpão de ferramentas da segunda casa da família em Billancourt .
Ele construiu seu primeiro carro em 1898,

Vendo o potencial comercial, ele se juntou a seus dois irmãos mais velhos, Marcel e Fernand , que tinham experiência em negócios trabalhando na empresa de botões e têxteis de seu pai. Eles formaram a empresa Renault Frères em 25 de fevereiro de 1899. Inicialmente, os negócios e a administração eram inteiramente gerenciados pelos irmãos mais velhos, com Louis se dedicando ao design e à fabricação. Marcel foi morto na corrida de carros Paris-Madrid em 1903 e, em 1908, Louis Renault assumiu o controle geral da empresa depois que Fernand se aposentou por motivos de saúde. Fernand morreu em 1909.

CASAMENTO
Em 26 de setembro de 1918, Renault, então com 40 anos, casou-se com Christiane Boullaire (1897-1979), de 21 anos, irmã do pintor francês Jacques Boullaire . Eles tiveram um filho, Jean-Louis (24 de janeiro de 1920 - 1982).  Eles mantiveram casas na 90 Avenue Foch (anteriormente Avenue du Bois-de-Boulogne) em Paris e uma propriedade rural perto de Saint-Pierre-du-Vauvray , Rouen , no departamento de Eure , chamado Chateau de la Batellerie à Herqueville ou simplesmente Chateau Herqueville . O Chateau ficava em frente a mais de 3 km do Sena, e os terrenos completos abrangiam 4.000 hectares .

SEGUNDA GUERRA MUNDIA
Em 1938, a Renault visitou Adolf Hitler ,  e em 1939 ele se tornou um importante fornecedor para o exército francês. Na época em que a Wehrmacht de Hitler invadiu a França em 1940, Louis Renault estava nos EUA, enviado por seu governo para pedir tanques. Ele voltou para encontrar o armistício franco-alemão no lugar.  Renault se deparou com a escolha de cooperar com os alemães e possivelmente impedi-los de mudar sua fábrica e equipamento para a Alemanha, o que levaria a uma acusação de colaboração com o inimigo.  Ele colocou suas fábricas a serviço da Vichy France , o que significava que ele também estava ajudando os nazistas. Durante um período de quatro anos, a Renault fabricou 34.232 veículos para os alemães. A Renault argumentou que "por meio de operações contínuas, ele salvou milhares de trabalhadores de serem transportados para a Alemanha", mas a Life, em 1942, descreveu-o como um "colaboracionista notório de Paris". 

PRISÃO
Durante a ocupação da França, a empresa estava sob o controle dos alemães,  com pessoas da Daimler-Benz em posições-chave. A própria Renault tornou-se impopular entre os membros da resistência francesa . As fábricas da Renault em Île Seguin em Billancourt haviam se tornado alvos prioritários para os bombardeiros britânicos da Royal Air Force e foram gravemente danificadas em 3 de março de 1942. Os problemas de saúde da Renault pioraram, incluindo sua função renal severamente diminuída, e no final de 1942 sofria de afasia e era incapaz de falar ou escrever. Três semanas depois de a França ter sido libertada em 1944, a Renault se rendeu "com a condição de que ele não fosse preso até que fosse indiciado".  Ele foi preso fora de Paris em 22 de setembro de 1944, sob a acusação de colaboração industrial com a Alemanha nazista.  No momento de sua prisão, a Renault "negou que sua empresa tenha recebido US $ 120.000.000 de material de guerra dos alemães, disse que manteve sua enorme fábrica bombardeada a pedido da Vichy para manter seus materiais e equipamentos". sair das mãos dos nazistas e salvar os trabalhadores da deportação ". Ele estava encarcerado na prisão de Fresnes, em Paris,  estando já seriamente doente na época. Os registros do período exato de seu encarceramento em Fresnes mais tarde viriam a faltar. Renault foi transferido em 5 de outubro  para um hospital psiquiátrico em Ville-Evrard em Neuilly-sur-Marne . Quando a saúde da Renault diminuiu rapidamente em 9 de outubro de 1944, ele foi novamente transferido para uma clínica de repouso particular na clínica Saint-Jean-de-Dieu, na Rue Oudinot, Paris a pedido de sua família e apoiadores.

MORTE
Ele morreu em 24 de outubro de 1944, quatro semanas após seu encarceramento, ainda aguardando julgamento e tendo alegado ter sido maltratado na prisão de Fresnes , com sua Legião de Honra francesa de 1918 por uma contribuição excepcional para a vitória da Primeira Guerra Mundial. expurgado pelo regime de Vichy .  Nenhuma autópsia foi realizada e a causa exata da morte da Renault ainda não está clara. Um relatório oficial da época deu a causa da morte como uremia . Louis Renault é enterrado em sua casa de campo Chateau Herqueville, em Herqueville dans l'Eure .

Fonte: en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: