“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

27 de mar. de 2018

JAIME II - Inglaterra - Arte Tumular - 1308 - Eglise Paroissiale Saint-Germain-en-Laye, Departement des Yvelines, Île-de-France, France




Jaime II de Inglaterra & VII da Escócia
Casa de Stuart
14 de outubro de 1633 – 16 de setembro de 1701
Precedido por
Carlos II
Coat of Arms of England (1660-1689).svg
Rei da InglaterraEscócia e Irlanda
6 de fevereiro de 1685 – 11 de dezembro de 1688
Sucedido por
Guilherme III & II e Maria II








Local:  Eglise Paroissiale Saint-Germain-en-Laye, Departement des Yvelines, Île-de-France, France
Fotos: Findaghrave
Descrição tumular: Helio Rubiales
Jaime II & VII
Rei da Inglaterra, Escócia, França e Irlanda
Retrato por Godfrey Kneller
Rei da InglaterraEscócia e Irlanda
Reinado6 de fevereiro de 1685
11 de dezembro de 1688
Coroação23 de abril de 1685
Antecessor(a)Carlos II
SucessoresGuilherme III & II e Maria II
EsposasAna Hyde (1660–1671)
Maria de Módena (1673–1701)
DescendênciaMaria II da Inglaterra
Ana da Grã-Bretanha
Isabel Stuart
Jaime Francisco Eduardo Stuart
Luísa Maria Teresa Stuart
CasaStuart
Nascimento14 de outubro de 1633
Palácio de St. JamesLondresInglaterra
Morte16 de setembro de 1701 (67 anos)
Castelo de Saint-Germain-en-LayeSaint-Germain-en-LayeIlha de FrançaFrança
EnterroIgreja dos Beneditinos Ingleses, ParisFrança
ReligiãoCatolicismo
(anteriormente Anglicanismo)
PaiCarlos I da Inglaterra
MãeHenriqueta Maria da França
AssinaturaAssinatura de Jaime II & VII

PERSONAGEM
Jaime II & VII (Londres, 14 de outubro de 1633 – Saint-Germain-en-Laye, 16 de setembro de 1701) foi o Rei da Inglaterra e Irlanda como Jaime II e Rei da Escócia como Jaime VII de 6 de fevereiro de 1685 até ser deposto na Revolução Gloriosa em dezembro de 1688 por sua filha Maria II e seu sobrinho Guilherme III & II.
Morreu aos 67 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
 Segundo filho do rei Carlos I, Jaime foi forçado a fugir da Inglaterra depois da deposição e execução de seu pai ao final da Guerra Civil Inglesa.

Ele se refugiou primeiro na França e depois na Espanha, lutando no exército dos dois países até a restauração da monarquia em 1660 com seu irmão mais velho Carlos II. Jaime logo em seguida se casou com a comum Ana Hyde, convertendo-se alguns anos depois para o catolicismo junto com a esposa. Apesar do rei ter sido contra a conversão e ela ter sido inicialmente mantida em segredo, Carlos mesmo assim nomeou o irmão para vários cargos políticos e militares.

Seu catolicismo foi descoberto em 1678 e Jaime foi forçado a fugir do país depois da resultante onda de histeria anticatólica, porém sua imagem foi restaurada alguns anos depois com a revelação de uma conspiração para assassinar ele o rei. Carlos nunca teve filhos legítimos e assim Jaime ascendeu ao trono após a morte do irmão. No entanto, membros da elite política e religiosa anglicana suspeitavam cada vez mais que Jaime era pró-francês e pró-católico e também tramava se tornar um monarca absoluto.

As tensões explodiram com o nascimento de seu herdeiro católico Jaime Francisco Eduardo e vários nobres convidaram seu genro e sobrinho protestante Guilherme III, Príncipe de Orange, para invadir a Inglaterra com um exército. Jaime fugiu para a França em dezembro 1688, considerando-se que assim havia abdicado do trono.

Ele foi substituído por Guilherme e sua filha protestante Maria. Jaime fez uma grande tentativa para recuperar suas coroas ao desembarcar na Irlanda em 1689, porém voltou para a França depois da derrota das forças jacobitas na Batalha do Boyne em 1 de julho de 1690. Ele viveu o resto de sua vida como pretendente em uma corte patrocinada por seu primo e aliado, o rei Luís XIV da França.

 Jaime é mais lembrado por suas disputas com o parlamento inglês e por suas tentativas de criar liberdade religiosa para católicos ingleses e não-conformistas protestantes contra os desejos do establishment anglicano. Entretanto, ele continuou com a perseguição dos covenanters presbiterianos na Escócia. O parlamento, se opondo ao crescimento do absolutismo que estava ocorrendo em outros países europeus, além da perda da supremacia legal da Igreja Anglicana, viu a oposição como um modo de preservar o que consideravam como liberdades tradicionais inglesas. Essa tensão fez o reinado de quatro anos de Jaime uma disputa pela supremacia entre o parlamento e a coroa, resultando na sua deposição, na aprovação da Declaração de Direitos de 1689 e a posterior sucessão hanoveriana.

MORTE
Exilado na Franla, Jaime morreu de hemorragia cerebral no dia 16 de setembro de 1701 em Saint-Germain-en-Laye.[nota 8] Seu corpo foi colocado em um caixão na Capela de Santo Edmundo na Igreja dos Beneditinos Ingleses em Paris, com a oração funerária sendo realizada por Henrique-Emanuel de Roquette. Jaime não foi enterrado, mas sim colocado em uma das capelas laterais da igreja. Velas foram mantidas acesas ao redor de seu caixão até a Revolução Francesa. Em 1734, o Arcebispo de Paris recebeu evidências para apoiar a canonização de Jaime, porém nada resultou.[136] Sua sepultura foi atacada por rebeldes durante a Revolução Francesa.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: