“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

17 de fev. de 2018

SANTA GENOVEVA - Arte Tumular - 1207 - Saint Etienne-Du-Mont Paris, City of Paris, Île-de-France, France






ARTE TUMULAR

A Igreja construiu um outro túmulo com  o que restou das suas relíquias na igreja Saint-Étienne-du-Mont, na praça que leva seu nome, em Paris.  As relíquias estão depositadas dentro de uma urna ricamente decorada, em mármore e desenhos metálicos. 

BURIAL Saint Etienne-Du-Mont Paris, City of Paris, Île-de-France, France
Fotos: Finda grave
Descrição tumular: Helio Rubiales

Santa Genoveva
Estátua de Santa Genoveva por Pierre Hébert naIgreja de Saint-Étienne-du-Mont, em Paris.
Virgem
Nascimento423 em NanterreFrança
Morte03 de janeiro de 512 (89 anos) em ParisFrança
Veneração porIgreja CatólicaIgreja Ortodoxa
Festa litúrgica3 de janeiro
PadroeiraParis
Diocese de Nanterre
Gendarmaria Nacional
Gloriole.svg Portal dos Santos
PERSONAGEM
 Santa Genoveva (em francês: Sainte Geneviève; em latim: Sancta Genovefa, de keno kin e wefa "esposa") (Nanterre, 423 — Paris, 3 de janeiro de 512) é a santa padroeira de cidade de Paris.
Morreu aos 82 anos




HISTÓRIA
 Nas tradições católica romana e ortodoxa oriental, foi uma virgem e santa católica francesa. Seu dia de festa é mantido em 3 de janeiro. Genoveva nasceu em Nanterre, perto de Paris, no ano 420. Era filha única de Severus e Geroncia e formavam uma família muito humilde e modesta. Nesta Época, a Britânia (atual Inglaterra) ainda era dominada pelo paganismo, exigindo da Igreja uma postura de evangelização naquela importante província romana.

Aos 10 anos de idade, um acontecimento lhe marcou: o bispo de Auxerre, São Germano, passou por Nanterre durante sua viagem rumo à Britânia para levar o cristianismo aos pagãos, na intenção de extinguir a heresia crescente naquele país. A multidão da cidade parou para ver o bispo santo e lhe pedir bênçãos. Foi quando São Germano olhou para os pais de Genoveva e disse: “Feliz de vós que tendes esta menina! Ela será grande perante Deus e, atraídos por sua virtude, muitos pecadores abandonarão o pecado e seguirão a palavra de Jesus Cristo”

 Após isto, o bispo presenteou Genoveva com uma cruz e disse para ela não se iludir com ouro e jóias, caso contrário não alcançaria a Luz eterna. Ela guardou muito bem estas palavras em seu coração e prometeu à São Germano que seguiria firme na igreja.

Genoveva cresceu baseada em orações e na religiosidade.

MORTE
 Quando morreu, em 502, aos 82 anos, seu corpo foi sepultado na nova igreja dedicada aos apóstolos São Pedro e São Paulo, que ainda estava inacabada e que, com sua canonização, passou a se chamar Abadia de Santa Genoveva  . A abadia foi saqueada e praticamente destruída pelos Vikings em 847 e foi parcialmente reconstruída ao longo das próximas décadas, mas só foi concluída em 1177.

Em 1793,os jacobinos, durante a Revolução francesa, profanaram a Basílica, retiraram o corpo de Santa Genoveva e o cremaram. Suas cinzas foram lançadas no rio Sena. A Basílica perdeu sua função religiosa e foi transformada, , no que hoje é o Panthéon, onde os líderes da revolução foram sepultados.

Fonte:http://parissempreparis.com.br, pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: