“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

13 de fev. de 2018

LOUIS XVIII - Arte Tumular - 1199 - aint Denis Basilique Saint-Denis, Departement de Seine-Saint-Denis, Île-de-France, France









17 de novembro de 1755 – 16 de setembro de 1824
Precedido por
Napoleão I
Coat of Arms of the Bourbon Restoration (1815-30).svg
Rei da França e Navarra
11 de abril de 1814 – 20 de março de 1815
Sucedido por
Napoleão I
Coat of Arms of the Bourbon Restoration (1815-30).svg
Rei da França e Navarra
7 de julho de 1815 – 16 de setembro de 1824
Sucedido por
Carlos X




ARTE TUMULAR
Na cripta do sub solo da Basílica Saint Denis, encontrasse o tumulo real. enfileirados junto a outros, destaca-se um tampo de mármore negro de formato retangular com o seu nome, datas e títulos.

Local : Saint Denis Basilique Saint-Denis, Departement de Seine-Saint-Denis, Île-de-France, France 
Fotos: pt.wikipedia.org e Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales


Rei da França e Navarra
1º Reinado11 de abril de 1814
20 de março de 1815
Antecessor(a)Napoleão I
Sucessor(a)Napoleão I
2º Reinado8 de julho de 1815
16 de setembro de 1824
PredecessorNapoleão I
SucessorCarlos X
EsposaMaria Josefina de Saboia
CasaBourbon
Nome completo
Luís Estanilau Xavier da França
(em francês: Louis Stanislas Xavier de France)
Nascimento17 de novembro de 1755
Palácio de VersalhesVersalhesFrança
Morte16 de setembro de 1824 (68 anos)
Palácio do LouvreParisFrança
EnterroBasílica de Saint-Denis,
Saint-DenisFrança
ReligiãoCatolicismo
PaiLuís, Delfim da França
MãeMaria Josefa da Saxônia
AssinaturaAssinatura de Luís XVIII
PERSONAGEM
Luís XVIII (Versalhes, 17 de novembro de 1755 – Paris, 16 de setembro de 1824), conhecido como Luís, o Desejado, foi o Rei da França e Navarra de 1814 até sua morte, exceto por um período em 1815 conhecido como o Governo dos Cem Dias.




Luís passou 23 anos em exílio, de 1791 a 1814, durante a Revolução Francesa, a Primeira República Francesa e o Primeiro Império Francês, e depois novamente em 1815 durante os Cem Dias quando Napoleão Bonaparte voltou da Ilha de Elba.

 Ele manteve o título de Conde da Provença como irmão mais novo do rei Luís XVI até ascender ao trono francês. A Convenção Nacional aboliu a monarquia em 21 de setembro de 1792 e depôs o rei, mais tarde executado na guilhotina. Quando o jovem filho de Luís XVI, Luís Carlos, morreu na prisão em junho de 1795, Luís sucedeu o sobrinho como rei titular da França. Ele viveu na Prússia, Rússia e Reino Unido durante a Revolução Francesa e o Período Napoleônico.

Quando Napoleão foi finalmente derrotado em 1814 pela Sexta Coligação, Luís foi restaurado para aquilo que ele e os lealistas consideravam como sua posição de direito. Entretanto, Napoleão fugiu de seu exílio e restaurou seu império.

Luís fugiu e a Sétima Coligação declarou guerra ao imperador, que foi eventualmente derrotado. Assim, ele foi novamente restaurado ao trono francês. Luís reinou por pouco menos de uma década. O regime da Restauração Bourbon era uma monarquia constitucional diferente do antigo regime absolutista. Sua prerrogativa real foi reduzida substancialmente pela nova constituição francesa. Luís não teve filhos e assim foi sucedido por seu irmão Carlos X, sendo o último monarca francês a morrer durante seu reinado.

MORTE
A saúde do rei começou a cair na primavera de 1824. Ele sofria de obesidade, gota e gangrena em suas pernas e espinha. Luís XVIII acabou morrendo em 16 de setembro de 1824 junto de sua família e alguns oficiais do governo. Ele foi sucedido por seu irmão o Conde de Artois, que ascendeu ao trono como Carlos X. Luís foi o último monarca francês a morrer enquanto ainda era rei. Ele foi enterrado na Basílica de Saint-Denis, a necrópole dos reis franceses.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: