“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

22 de fev. de 2018

LEVI STRAUSS - Arte Tumular - 1219 - Home of Peace Cemetery and Emanu-El Mausoleum Colma, San Mateo County,California, USA





ARTE TUMULAR
Mausoléu em formato de capela sustentado por duas colunas  um frontão estilo grego, dá acesso ao mausóleo com juma porta de bronze. Encimando o portal, uma placa de mármore com o seu nome gravado.. Destaca-se  na parte superior uma cúpula.


LOCAL: Home of Peace Cemetery and Emanu-El Mausoleum Colma, San Mateo County,California,
               USA
              GPS Latitude: 37.6767, Longitude: -122.45493
Fotos: Find a Grave
Descrição tumular: Helio Rubiales



PERSONAGEM
Levi Strauss (Buttenheim, 26 de fevereiro de 1829 — San Francisco, 26 de setembro de 1902) foi um industrial teuto-americano, inventor da blue jeans (calça Levi's) e fundador da empresa Levi Strauss & Co.
Morreu aos 73 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Nascido numa família judaica no pequeno vilarejo de bavária (alemanha) hoje região da República Federal da Alemanha), com o nome Löb Strauß (também grafado, por conversão alfabética, como Loeb Strauss), era filho caçula entre sete irmãos. Seu pai, um pobre vendedor-ambulante, morreu em 1846 de tuberculose quando Löb tinha apenas dezesseis anos.

Um ano depois, em 1847, a mãe Rebecca Strauß decidiu emigrar com três dos seus filhos mais novos para os Estados Unidos, seguindo os dois filhos mais velhos. Estes dois irmãos, Jonas e Louis Löb, já moravam há alguns anos em Nova Iorque como comerciantes para produtos têxteis.

 Löb Strauß naturalizou-se americano em 1853, mudando seu nome para Levi Strauss. Seus primeiros anos em Nova Iorque, ele passou trabalhando na loja dos seus irmãos mais velhos. Com as primeiras notícias sobre as descobertas de ouro na Califórnia, decidiu abrir em San Francisco uma loja de tecidos e roupas em 1853, junto com seu cunhado David Stern, fundando assim aquela que viria a se tornar a famosa empresa Levi Strauss & Company.

 Em 1872 o costureiro Jacob Davis de Reno (Nevada) propõem a Levi Strauss a ideia de reforçar as costuras das calças usadas pelos mineiros com rebites. O sucesso de venda dessas calças foi tão grande que Strauss e Davis decidiram requerer a patente do produto. O dia 20 de maio de 1873 marca o início da história de sucesso da calça jeans, pois nesse dia foi concedido a United States patent no. 139121 para os assim chamados Waist-Overalls, reforçados com rebites de cobre.

MORTE
 Levi Strauss morreu em 26 de Setembro de 1902, na sua casa em San Francisco, na qual morava com a família da sua irmã Fanny, deixando para seus sobrinhos Jacob, Louis, Abraham e Sigmund Stern a Levi Strauss & Company. Seu túmulo encontra-se no cemitério Hills of Eternity em Colma, ao sul de San Francisco.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: