“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

13 de fev. de 2018

CHIEF DAN GEORGE - Arte Tumular - Burrard Cemetery North Vancouver, Greater Vancouver Regional District, British Columbia, Canada.






ARTE TUMULAR
Tumulo de formato retangular no gramado do cemitério, delimitado por granito natural, tendo na cabeceira tumular uma placa (lápide) de mármore negro, com o seu nome, datas e desenho contornando a dua imagem.
LOCAL -   Burrard Cemetery North Vancouver, Greater Vancouver Regional District, British Columbia, Canada.
Fotos; Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales




PERSONAGEM
O chefe Dan George , OC (24 de julho de 1899 - 23 de setembro de 1981) era um chefe da Nação Tsleil-Waututh , uma banda Coast Salish cuja reserva indiana está localizada em Burrard Inlet, na região sudeste do Distrito de North Vancouver , British Columbia , Canadá .
morreu aos 82 anos

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Ele também era ator, poeta e autor; seu trabalho escrito mais conhecido foi "My Heart Soars". Como ator, ele é melhor lembrado por retratar Old Lodge Skins em frente a Dustin Hoffman em Little Big Man (1970), pelo qual ele foi nomeado para o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante

 Nascido como Geswanouth Slahoot em North Vancouver, , seu nome em inglês era originalmente Dan Slaholt . O sobrenome foi alterado para George quando ele entrou em uma escola residencial aos 5 anos.

Ele trabalhou em vários trabalhos diferentes, inclusive como um estivador , trabalhador da construção civil e motorista de ônibus escolar,  e era chefe da banda do Tsleil-Waututh Nation de 1951 a 1963 (então chamado Burrard Indian Band).

CARREIRA ARTÍSTICA
Em 1960, quando tinha 60 anos de idade, ele conseguiu seu primeiro trabalho de atuação em uma série de televisão CBC , Cariboo Country , como o personagem Ol 'Antoine (pron. "Antwine"). Ele desempenhou o mesmo papel em um filme de Walt Disney Studios Smith! (1969), adaptado de um episódio desta série (baseado em Breaking Smith's Quarter Horse , uma novela de Paul St. Pierre ).

Aos 71 anos, ele recebeu várias honras por seu papel no filme Little Big Man (1970), incluindo uma nomeação para o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante . Ele continuou a atuar em outros filmes, como Cancelar Minha Reserva (1972), Alien Thunder (1974), The Bears and I (1974), Harry e Tonto (1974), The Outlaw Josey Wales (1976) ), Shadow of the Hawk (1976), Americathon (1979), Spirit of the Wind (1979) e Nothing Personal (1980) e na televisão, incluindo um papel na minissérie de 1978 Centennial , baseado no livro de James A. Michener , além de aparecer em um episódio de 1973 da série Kung Fu original e em vários episódios de The Beachcombers .

 Ele desempenhou o papel de pai de Rita Joe na peça de teatro de George Ryga , The Ecstasy of Rita Joe , em performances em Vancouver , no Centro Nacional de Artes em Ottawa e Washington, DC . Durante sua carreira de ator, ele trabalhou para promover uma melhor compreensão por não-aborígenes das pessoas das Primeiras Nações . Seu solilóquio, Lament for Confederation , uma acusação sobre a apropriação do território nativo pelo colonialismo branco, foi realizada na celebração da cidade de Vancouver do centenário canadense em 1967.  Este discurso é creditado com a escalada do ativismo político nativo em No Canadá e tocou o generalizado sentimento pró-nativo entre os não-indígenas.

Em 1971, George foi nomeado Oficial da Ordem do Canadá .  Em 2008, a Post-Canada emitiu um selo postal em sua série "Canadenses em Hollywood" com o chefe Dan George.

MORTE
Ele morreu em Vancouver, em 1981, aos 82 anos de idade. Ele foi enterrado no Cemitério de Burrard.
Fonte : en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: