“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

21 de nov. de 2017

XAVIER BICHAT - Arte Tumular - 1172 - Cimetière du Père Lachaise Paris, City of Paris, Île-de-France, France






ARTE TUMULAR 
Túmulo em granito, representando o formato de obelisco encimado por um vaso que representa a separação do corpo da alma.

Local:  Cimetière du Père Lachaise Paris, City of Paris, Île-de-France, France
             PLOT Division 8, #4
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales




PERSONAGEM
Marie François Xavier Bichat (Thoirette, 14 de novembro de 1771 — Paris, 22 de julho de 1802) foi um anatomista e fisiologista francês.
Morreu aos 30 anos

SINOPSE PROFISSIONAL
Bichat é melhor lembrado como o pai da moderna histologia e patologia dos tecidos. Apesar do fato de que ele ter trabalhado sem um microscópio ele foi capaz de fazer avançar significativamente a compreensão do corpo humano. Ele foi o primeiro a introduzir o conceito de tecido como entidades distintas. Ele sustentou que doenças atacavam os tecidos em vez de todo órgão. Bichat é uma das figuras mais marcantes do vitalismo, corrente filosófica que se expandiu por Europa como reação ante o materialismo mecanicista que tinha imperado durante a primeira parte do século XVII. Bichat defendeu a irredutibilidade da vida à matéria inerte.

SINOPSE BUIBLIOGRÁFICA
 Marie François Xavier Bichat inicia seus estudos de medicina em Lyon sob a direção de Antoine Petit . Em 1793 mudou-se para Paris, onde Pierre Joseph Desault rapidamente reconheceu suas habilidades e se tornou seu protetor desde então. Após a morte de Desault, Bichat completou e publicou seu trabalho. Em 1797, Bichat começou a dar aulas de medicina, uma atividade que, a partir de 1800, combinava com sua prática como médica no Hôtel-Dieu em Paris . Ao mesmo tempo, dedicou-se a pesquisa anatômica, publicando grandes tratados, sendo seu trabalho principal "Anatomia geral, aplicada à fisiologia e à medicina", completada e expandida póstuma para Bichat por Beclard Pierre Augustin Béclard . ]

MORTE
Em 22 de julho de 1802 , Bichat morre aos 30 anos, 14 dias depois de ter sofrido acidentalmente descer as escadas no Hôtel-Dieu em Paris . Sua morte foi retratada na pintura (Xavier Bichat mourant) de Louis Hersent. Ele está enterrado no cemitério do Père-Lachaise.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: