“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

25 de nov. de 2017

TOMMY DORSEY - Arte Tumular - 1173 - Kensico Cemetery Valhalla, Westchester County, New York, USA









ARTE TUMULAR
Tampo retangular em mármore claro, com o seu nome e datas no gramado do cemitério. Na direção da cabeceira tumular, delimitando o terreno ergue-se  a lápide tumular, também em mármore, com o nome das família gravado em relevo.

Local:   Kensico Cemetery Valhalla, Westchester County, New York, USA
             PLOT Uncas Sec. 41
             GPS Latitude: 41.07681, Longitude: -73.78473
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales




Tommy Dorsey
Informação geral
Nome completoThomas Francis Dorsey Jr.
Também conhecido(a) como"Tommy"
Nascimento19 de novembro de 1905
OrigemShenandoah
País Estados Unidos
Data de morte26 de novembro de 1956 (51 anos)
Gênero(s)Big band
swing
jazz
Instrumento(s)Trombone
Trompete
Corneta
Gravadora(s)RCADeccaOKehColumbia

 PERSONAGEM
Thomas Francis "Tommy" Dorsey (Shenandoah, 19 de novembro de 1905 – 26 de novembro de 1956) foi um trombonista, trompetista, compositor e maestro norte americano. Embora esteja em segundo lugar, em qualquer momento dado, em relação a Benny Goodman, Artie Shaw, Glenn Miller ou Harry James, Tommy Dorsey foi, em geral, o maestro americano mais popular da era do swing, que durou de 1935 a 1945.
Morreu aos 51 anos de idade.

SINOPSE ARTÍSTICA
Apelidado de “o cavalheiro sentimental do swing”, ele combinava com êxito os diferentes aspectos do swing. Sua maneira notavelmente melódica de tocar trombone era o som de assinatura de sua orquestra, mas ele mesclava com sucesso os estilos diferentes de swing com um misto de baladas e canções novas.

Sua banda foi formada por grandes músicos do jazz (incluindo Bunny Berigan, Ziggy Elman, Pee Wee Erwin, Max Kaminsky, Buddy Rich, Charlie Shavers e Dave Tough), arranjadores (incluindo Sy Oliver e Paul Weston) e cantores (incluindo Frank Sinatra e Jo Stafford), a qual viria a definir a música popular norte-americana  no fim dos anos 1940 e início dos anos 1950. Ele foi o artista mais vendido da história da RCA Victor Records, uma das maiores gravadoras do mundo, até a chegada de Elvis Presley, o qual se apresentou nacionalmente pela primeira vez no programa de televisão que Dorsey apresentava com seu irmão Jimmy Dorsey.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Dorsey era 21 meses mais novo que Jimmy e, logo, o segundo filho de Thomas Francis Dorsey Sênior, professor de música e diretor de orquestra, e de Theresa Langton Dorsey. Ambos os irmãos receberam instrução musical de seu pai. Tommy focou no trombone, embora ele também tocasse trompete, especialmente no início de sua carreira.

Os irmãos tocaram em conjuntos locais, e então formaram sua própria banda, Dorsey’s Novelty Six, em 1920. Em 1922, quando os irmãos eram contratados por um parque de diversões de Baltimore e fizeram sua estréia no rádio, o grupo era conhecido como os Dorsey’s Wild Canaries. Durante a primeira metade da década de 1920, eles tocaram numa série de conjuntos, como os Scranton Sirens, os Califórnia Ramblers, e orquestras regidas por Jean Goldkette e Paul Whiteman, às vezes separados, mas comumente juntos. Por fim, eles se estabeleceram em Nova Iorque e passaram a trabalhar como músicos de estúdio. Em 1927, eles começaram a fazer gravações como The Dorsey Brothers Orchestra para a OKeh Records, com músicos indefinidos, e emplacaram seu primeiro sucesso com “Coquette”, em junho de 1928. Na primavera de 1929, eles alcançaram um dos dez maiores sucessos da temporada com “Let’s Do It (Let’s Fall in Love)”, que apresentava Bing Crosby nos vocais.



Finalmente, os Dorseys organizaram uma banda integral e assinaram com a Decca Records, em 1934. Contratando o irmão mais novo de Bing Crosby, Bob Crosby, como seu vocalista, eles fizeram grande sucesso com “I Believe in Miracles” no inverno de 1935, rapidamente seguido de “Tiny Little Fingerprints” (vocal de Kay Weber) e de “Night Wind” (vocal de Bob Crosby). Eles então passaram a desfrutar de um número sucessivo de êxitos com “Lullaby of Broadway” (vocal de Bob Crosby) e “Chasing Shadows” (vocal de Bob Eberly, substituto de Crosby).



SEPARAÇÃO DOS IRMÃOS
 No fim de maio de 1935, os irmãos, cuja relação era sempre volátil, se desentenderam, e Tommy deixou a banda (a qual, no entanto, fez sucesso com “Every Little Moment” naquele verão). Jimmy Dorsey continuou a reger a banda, a qual passou a se chamar Jimmy Dorsey & His Orchestra, e continuou fazendo considerável sucesso.


Tommy Dorsey reuniu os ex-integrantes da banda de Joe Haymes ao fundar sua própria orquestra no outono de 1935. Assinando com a RCA Victor Records, fez imediato sucesso com “On Treasure Island” (vocal de Edythe Wright), a qual chegou ao topo das paradas de sucesso em dezembro daquele ano, uma das quatro gravações de Dorsey a atingir o topo das paradas antes do fim daquele ano. Dorsey voltou ao primeiro lugar em janeiro de 1936, com “The Music Goes Round and Round” (vocal de Edythe Wright) e chegou ao topo das paradas novamente em fevereiro, com “Alone” (vocal de Cliff Weston). “You” (vocal de Edythe Wright) deu a ele seu terceiro grande sucesso em 1936, ao qual se podem acrescentar mais oito durante o ano, entre os quais, “Marie” (vocal de Jack Leonard), “Satan Takes a Holiday” (instrumental), “The Big Apple”, “Once in a While” e “The Dipsy Doodle” (vocal de Edythe Wright).

MORTE
Sedado com pílulas para dormir após uma refeição pesada, Dorsey teve um refluxo gástrico, vindo a falecer, por asfixia, aos 51 anos. Seu irmão regeu a banda brevemente depois, vindo a falecer, porém, um ano mais tarde. Todavia, a Tommy Dorsey Orchestra continuou a gravar e a se apresentar, e, sob a direção de Warren Covington, lançou o último sucesso de vendas em novembro de 1958, com “Tea for Two Cha Cha”.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: