“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

15 de nov. de 2017

JEFF CHANDLER - Arte Tumular - 1163 - Hillside Memorial Park Culver City, Los Angeles County, California, USA




ARTE TUMULAR
No Mausoléu Salão da Graça está os restos mortais do ator, onde é encerrado na cripta por uma placa de mármore com uma placa de bronze com o seu nome e datas, com destaque para a Estrela de Davi no alto representando a sua ascendência judaica.  

Local:  Hillside Memorial Park Culver City, Los Angeles County, California, USA
            PLOT Mausoleum, Hall of Graciousness, crypt 4015, second floor
           MEMORIAL ID 187
Fotos : indagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales





Jeff Chandler
Jeff Chandler no trailer de The Tattered Dress, 1957
Nome completoIra Grossel
Nascimento15 de dezembro de 1918
Nova York, Nova York
NacionalidadeEstados Unidos Norte-americana
Morte17 de junho de 1961 (42 anos)
Los Angeles, Califórnia
OcupaçãoAtor
Atividade1947 - 1962
CônjugeMarjorie Hoshelle (1946 - 1959)
IMDb(inglês)
PERSONAGEM
Jeff Chandler (Nova York, Nova York, 15 de dezembro de 1918 - Los Angeles, Califórnia, 17 de junho de 1961) foi um ator norte-americano.
Morreu aos 42 anos de idade.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Nascido no Brooklyn, de ascendência judaica, Chandler era fascinado pelo cinema. Com o dinheiro que recebia como caixa noturno de um restaurante, pagou um curso de arte dramática, tendo, inclusive, estudado junto com Susan Hayward. Chegou a montar uma companhia teatral ambulante, em 1941, mas a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial levou-o a se alistar na Marinha. Passou quatro anos em Pearl Harbor e voltou à vida civil como tenente.

A seguir, entrou para o rádio, onde trabalhou como ator no drama policial Michael Shayne, Detective e na comédia Our Miss Brooks, ambos muito apreciados.

Por fim, conheceu Dick Powell, que lhe abriu as portas de Hollywood. Estreou nas telas dizendo uma frase no noir Johnny O'Clock (1947), de Robert Rossen. Contratado pela Universal, Chandler brilhou na década de 1950 em faroestes e filmes de ação que, se não revolucionaram a sétima arte, pelo menos mostraram-se bastante populares. Pela sua caracterização do apache Cochise em Broken Arrow (1950) recebeu uma indicação ao prêmio Óscar de Melhor Ator (coadjuvante/secundário). Apesar de viver o personagem outras duas vezes (The Battle at Apache Pass/1952 e Taza, Son of Cochise/1954), não ficou marcado como mero intérprete de peles-vermelhas.

Dono de uma estampa viril e elegantes cabelos prematuramente grisalhos, Chandler protagonizou filmes de sucesso, como War Arrow (1953), ao lado de Maureen O'Hara, The Tattered Dress (1957), com Jeanne Crain, Man in the Shadow (1957), coestrelado por Orson Welles, Thunder in the Sun (1959), com a velha amiga Susan Hayward e Return to Peyton Place (1961), ao lado de Eleanor Parker.

Chandler foi também cantor, tendo lançado diversos álbuns e se apresentado em vários clubes, inclusive na Riviera Francesa.

Casou-se apenas uma vez, com a atriz Marjorie Hoshelle. Tiveram duas filhas, Jamie e Dana, mas a união acabou em divórcio em 1959.

MORTE
Chandler faleceu cedo, com apenas quarenta e dois anos, devido a uma septicemia que se seguiu a uma cirurgia de hérnia de disco, adquirida enquanto filmava nas Filipinas o drama de guerra Merrill's Marauders (1962).

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: