“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

5 de mar. de 2016

ALEXANDRA DA DINAMARCA - Arte Tumular - 1104 - St George's Chapel Windsor Windsor and Maidenhead Royal Borough Berkshire, England




Coat of Arms of Alexandra of Denmark.svg
Alexandra da Dinamarca
Casa de Eslésvico-Holsácia-Sonderburgo-Glucksburgo
Ramo da Casa de Oldemburgo
1 de dezembro de 1844 – 20 de novembro de 1925
Precedida por
Alberto de Saxe-Coburgo-Gota
Coat of Arms of Alexandra of Denmark.svg
Rainha Consorte do Reino Unido
22 de janeiro de 1901 – 6 de maio de 1910
Sucedida por
Maria de Teck






ARTE TUMULAR
Tumulo altar, composto por uma base tumular em mármore, que suporta uma urna retangular em madeira decorada, que por duas vez, suporta as esculturas em mármore branco do rei e da rainha.


Local- St George's Chapel Windsor Windsor and Maidenhead Royal Borough Berkshire, England Plot: Altar
Fotos - Findagrave
Descrição tumular - Helio Rubiales





PERSONAGEM
Alexandra da Dinamarca (Copenhaga, 1 de dezembro de 1844 – Sandringham, 20 de novembro de 1925) foi a esposa do rei Eduardo VII e rainha consorte do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda de 1901 até 1910.
Morreu aos 80 anos de idade.
Alexandra
Rainha Consorte do Reino Unido
Imperatriz Consorte da Índia
Reinado22 de janeiro de 1901
6 de maio de 1910
Coroação9 de agosto de 1902
Antecessor(a)Alberto de Saxe-Coburgo-Gota
SucessoraMaria de Teck
 
MaridoEduardo VII do Reino Unido
DescendênciaAlberto Vitor, Duque de Clarence e Avondale
Jorge V do Reino Unido
Luísa, Princesa Real
Vitória de Gales
Maud de Gales
Alexandre João de Gales
CasaEslésvico-Holsácia-Sonderburgo-Glucksburgo (por nascimento)
Saxe-Coburgo-Gota (por casamento)
Nome completoAlexandra Carolina Maria Carlota Luísa Júlia
Nascimento1 de dezembro de 1844
 Palácio Amarelo, CopenhagueDinamarca
Morte20 de novembro de 1925 (80 anos)
 Sandringham HouseSandringhamNorfolkReino Unido
EnterroCapela de São JorgeWindsorBerkshireReino Unido
 28 de novembro de 1925
PaiCristiano IX da Dinamarca
MãeLuísa de Hesse-Cassel
ReligiãoProtestantismo
Brasão

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
A família de Alexandra era relativamente desconhecida até o seu pai, o príncipe Cristiano de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg, ser escolhido para suceder ao seu primo distante, o rei Frederico VII da Dinamarca.

Aos dezesseis anos, a princesa foi escolhida para futura esposa de Alberto Eduardo, Príncipe de Gales, herdeiro da rainha Vitória do Reino Unido, tendo contraído matrimônio dezoito meses depois, em 1863, o mesmo ano em que o seu pai se tornou rei da Dinamarca e o seu irmão foi escolhido para se tornar rei da Grécia.

Alexandra foi princesa de Gales entre 1863 e 1901, sendo até hoje a pessoa que mais tempo deteve este título. Tornou-se geralmente popular e o seu estilo e porte foram imitados por quase todas as mulheres britânicas da época. Apesar de ser excluída de qualquer atividade política, a princesa tentou sem sucesso influenciar alguns ministros britânicos e a família do marido a favor de interesses gregos e dinamarqueses.

As suas funções de estado limitavam-se a trabalhos de caridade que não causassem demasiado escândalo. Após a morte da rainha Vitória em 1901, o seu marido tornou-se o rei Eduardo VII, imperador da Índia e Alexandra passou a ser a sua rainha e imperatriz consorte. Desde a morte de Eduardo em 1910 até sua própria morte, foi rainha-mãe do Reino Unido, sendo mãe do rei Jorge V. Não confiava no seu sobrinho, o imperador Guilherme II da Alemanha e deu total apoio ao seu filho durante a Primeira Guerra Mundial que colocou a Grã-Bretanha contra o Império Alemão.

MORTE
Morreu em 20 de novembro de 1925 em Sandringham de ataque cardíaco e foi enterrada numa sepultura elaborada ao lado do seu marido na Capela de São Jorge no Castelo de Windsor

Nenhum comentário: