“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

7 de fev. de 2016

TERESA DE LISIEUX (Santa Teresinha do Menino Jesus) - Arte Tumular - 1071 - Carmel of Lisieux Lisieux Departement du Calvados Basse-Normandie, France











Carmelo

ARTE TUMULAR

Na Capela do Carmelo, em um dos cantos, ergue-se o túmulo de Teresa de Lisieux. Sobre a base tumular de mármore está uma urna com armações de madeira escura  e ricamente talhadas com motivos religiosos, protegida por vidros grossos, em todos os seus lados,  encerra Santa Teresinha, que está representada em seu leito de morte, vestida com o hábito de Carmelita. O rosto em cera mostra o sorriso  delicado da Santa no momento da sua morte,  Na base tumular de mármore , na parte inferior da urna é que encerra os seus restos mortais. Gravado no mármore as suas palavras:
"Je veux passer mon ciel faire du bien sur la terre"
 ("Quero passar para o céu fazendo o bem sobre a terra." )
A parte superior do relicário em formata triangular, também em madeira ricamente talhada e vidros. No alto, se destaca a estátua de Notre Dame du Sourire (Virgem do Sorriso), aquela que curou St Therese durante a doença.


Local:  Carmel of Lisieux Lisieux Departement du Calvados Basse-Normandie, France
Descrição tumular: Helio Rubiales





PERSONAGEM
Teresa de Lisieux, O.C.D., nascida Marie-Françoise-Thérèse Martin, conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus da Santa Face, (Alençon - 02 de janeiro de 1873 - Liseux, Calvados -30 de setembro de 1897),  foi uma freira carmelita descalça francesa conhecida como um dos mais influentes modelos de santidade para católicos romanos e religiosos em geral por seu "jeito prático e simples de abordar a vida espiritual". Juntamente com São Francisco de Assis, é uma das santas mais populares da história da Igreja[ . O papa Pio X chamou-a de "a maior entre os santos modernos" .
Morreu aos 24 anos de idade.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Teresa recebeu cedo seu chamado para a vida religiosa e, depois de superar inúmeros obstáculos, conseguiu, em 1888, com apenas quinze anos, tornar-se freira para juntar-se às suas duas irmãs mais velhas na comunidade carmelita enclausurada em Lisieux, na Normandia. Depois de nove anos, tendo ocupado funções como sacristã e assistente da mestra das noviças, Teresa passou seus últimos dezoito meses numa "noite de fé" e morreu de tuberculose com apenas vinte e quatro anos de idade.

 Santa Teresinha sentado na gruta de Lourdes, perto do local da presente capela. Tomada no final de 1894 - início de 1895.

O impacto de sua "A História de uma Alma", uma coleção de seus manuscritos autobiográficos publicados e distribuídos um ano depois de sua morte foi tremendo e ela rapidamente tornou-se um dos santos mais populares do século XX. Pio XI fez dela a "estrela de seu pontificado", beatificando-a em 1923 e canonizando-a dois anos depois. Teresa foi também declarada co-padroeira das missões com São Francisco Xavier em 1927 e nomeada co-padroeira da França (com Santa Joana d'Arc) em 1944. Em 19 de outubro de 1997, São João Paulo II proclamou Teresa a trigésima-terceira Doutora da Igreja, a pessoa mais jovem e a terceira mulher a ter recebido o título na época .

Teresa aos 13 anos de idade.


 Além de sua popular autobiografia, Teresa deixou também cartas, poemas, peças religiosas e orações. Suas últimas conversas foram também preservadas por suas irmãs. Pinturas e fotografias - a maioria de autoria de sua irmã Céline - ajudaram a aumentar ainda mais a popularidade de Teresa por todo o mundo.

De acordo com um de seus biógrafos, Guy Gaucher, depois de morrer "Teresa foi vítima de um excesso de devoção sentimental que acabou por traí-la. Foi vítima também de sua linguagem, que era a do fim do século XIX e que fluía da religiosidade de sua época". A própria Teresa disse, em seu leito de morte: "Eu amo apenas simplicidade. Tenho horror a pretensão". Ela também se manifestou contra o estilo de escrita de algumas vidas de santos publicadas na época, "Não devemos dizer coisas improváveis ou coisas sobre as quais nada sabemos. Devemos enxergar suas vidas reais e não imaginárias" .

A profundidade de sua espiritualidade, que ela qualificou como "toda de confiança e amor", inspirou muitos crentes. Confrontada com sua própria pequeneza e irrelevância, confiava em Deus para ser sua santidade. Queria ir para o céu de uma forma completamente diferente: "Quero encontrar um elevador que me eleve até Jesus" e o elevador, escreveu Teresa, eram os braços de Jesus retirando-a de toda a sua pequeneza. A Basílica de Lisieux é o segundo mais popular destino de peregrinação na França depois do Santuário de Lourdes

MORTE
Teresa de Lisieux morreu de tuberculose com apenas 24 anos.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales






Um comentário:

Titania disse...

Amo Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. Recebi muitas graças por intermédio dela e agora de manhã acabei de receber outra. Louvada seja!!!!