“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

26 de jan. de 2016

WOODROW WILSON - Arte Tumular - 1046 - Washington National Cathedral Washington District of Columbia District Of Columbia, USA

















Precedido por
William Howard Taft
Seal of the President of the United States.svg
28.ºPresidente dos Estados Unidos
1913 – 1921
Sucedido por
Warren G. Harding








Catedral

ARTE TUMULAR 
Em um dos lados, no interior da Catedral repousa o esquife em mármore com as laterais decoradas com colunas e arcos em relevo. Sobre a base tumular, um tampo, em mármore róseo,  com uma cruz latina esculpida na parte central e logo abaixo o nome e datas do Presidente.

Local: Washington National Cathedral Washington District of Columbia District Of Columbia, USA
Fotos: Ron Williams, J.L.Durall
Descrição tumular: Helio Rubiales





PERSONAGEM
Thomas Woodrow Wilson (Staunton, 28 de dezembro de 1856 — Washington, D.C., 3 de fevereiro de 1924), foi eleito presidente dos Estados Unidos por duas vezes seguidas, ficando no cargo de 1912 a 1921.
Morreu aos 67 anos de idade.


Era membro do Partido Democrata, tendo também sido reitor da Universidade de Princeton e laureado com o Nobel da Paz em 1919. Foi o presidente americano durante a Primeira Guerra Mundial, que durou de 1914 a 1918. Interrompeu uma série de mais de 16 anos de presidentes do Partido Republicano. Foi a figura chave por trás da Liga das Nações - fundada durante a Primeira Guerra Mundial para manter a paz internacional.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Woodrow Wilson é considerado um pai do idealismo, lutou por uma Alemanha livre e com condições para um desenvolvimento econômico e democrático. Principal impulsionador da Sociedade das Nações, projeto que só não falhou por completo porque muitas das estruturas da SDN foram utilizadas futuramente na ONU e pelo fato de ter resolvido alguns pequenos conflitos entre nações na Europa e na América do Sul, tudo fez para que os políticos se tornassem sensíveis às populações que representavam, mostrando que estas são as mais prejudicadas com a guerra, e que as massas deviam ter uma opinião quanto à política externa do seu país (chamava mesmo inconstitucionais muitas das medidas tomadas pelos regimes da época).
O fracasso da SDN está intimamente ligado com o fato dos EUA não terem aderido, apenas parcial e sucessivamente, à organização.

Woodrow Wilson também ficou conhecido por suas convicções racistas: reduziu bruscamente a participação de negros na política em muitos estados dos EUA, apesar de em sua campanha apregoar os Direitos Civis. Além disso, foi um grande interventor militar na América Latina, invadindo Nicarágua, México, Panamá e Haiti.

MORTE
O presidente, contrariando os alertas de seus médicos, realizou uma turnê nacional para mobilizar o sentimento público a favor do tratado. Exausto, ele sofreu um derrame e quase morreu. Cuidado carinhosamente por sua esposa, ele viveu até 1924.

Fonte: pt,.wikipedia.org
Formatação:Helio Rubiales





Nenhum comentário: