“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”



ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



INICIE A MUSICA

PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

20 de nov de 2013

JAN PURKINJE - Arte Tumular - 944 - Vysehradsky Hrbitov Praga Praga Capital City, República Checa






ARTE TUMULAR 

Local: Vysehradsky Hrbitov Praga Praga Capital City, República Checa
 Plot: Entre no cemitério pela porta detrás . Vire para a direita e, quando encontrar a primeira passagem, vire para a esquerda. A poucos metros fica o túmulo de Purkinje, ao seu lado esquerda
Descrição tumular: Helio Rubiales


PERSONAGEM
Jan Evangelista Purkyně, também grafado Johannes Evangelista Purkinje (Libochovice, 17 de Dezembro de 1787 — Praga, 28 de Julho de 1869) foi um médico e professor universitário checo que se notabilizou como anatomista e fisiologista e descobridor das células de Purkinje e do efeito de Purkinje.
Morreu aos 81 anos de idade.
SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Em meados do século do XIX Jan Evangelista Purkinje introduziu o uso da palavra grega plasma (significando "formado" ou "moldado") para o fluido claro que permanecia depois da remoção de todo o material corpuscular do sangue. Meio século depois, o cientista americano Irving Langmuir propôs em 1922 que os elétrons, íons e nêutrons em um gás ionizado poderiam similarmente ser considerados como material corpuscular arrastado em algum tipo de meio fluido e chamando esse meio arrastante de plasma.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales



Nenhum comentário: