“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

28 de out. de 2013

JUAN DE BORBÓN - Arte Tumular - 914 - Real Sitio de San Lorenzo El Escorial Madrid, Madrid, Spain



Predecesor:
Alfonso de Borbón
Príncipe titular de Asturias
1933-1941
Sucesor:
Juan Carlos de Borbón
Predecesor:
Alfonso XIII
Conde de Barcelona
(pretendiente al trono hasta el 14 de mayo de 1977)

1941-1993
Sucesor:
Juan Carlos I
Predecesor:
Javier de Borbón-Parma
(reconocido por un sector del carlismo)
Pretendiente carlista al trono de España
(línea de Francisco de Paula de Borbón)

1957-1977
Sucesor:
Juan Carlos I
(rey de España)




ARTE TUMULAR
O seu caixão foi colocado no local  chamado de "pudridero", onde  ficará durante 50 anos em decomposição, para depois ser transferido para o Panteão Real.

Local: Real Sitio de San Lorenzo El Escorial Madrid, Madrid, Spain
Plot: his body will lie in "the pudridero" during 50 years, a place where the body must decompose before being laid to rest in the Royal Kings Patheon



PERSONAGEM
 Juan de Borbón y Battenberg ( Palácio Real de La Granja de San Ildefonso , Segovia , 20 de junho de 1913 - Pamplona , Navarra , 01 de abril de 1993 ), o terceiro filho de Alfonso XIII , era o chefe da Casa Real de Espanha no exílio desde 15 de janeiro de 1941 até 14 de maio de 1977
Morreu aos 79 anos de idade.

Juan de Borbón
Conde de Barcelonanota 1
Juan de Borbón. NL-HaNA 2.24.01.09 0 901-4072.jpg
Fotografiado en 1946
Información personal
Nombre secularJuan Carlos Teresa Silverio Alfonso de Borbón y Battenberg
Otros títulosInfante de España y pretendiente al trono de España1
Mandato8 de marzo de 1941-1 de abril de 1993
Nacimiento20 de junio de 1913
Real Sitio de San IldefonsoEspaña
Fallecimiento1 de abril de 1993 (79 años)
Pamplona, España
EntierroCripta Real del Monasterio de El Escorial
PredecesorAlfonso XIII
SucesorJuan Carlos I
Familia
Casa realCasa de Borbón
DinastíaCapeto
PadreAlfonso XIII de España
MadreVictoria Eugenia de Battenberg
ConsorteMaría de las Mercedes de Borbón y Orleans (matr. 1935)
DescendenciaVéase Matrimonio y descendencia

FirmaFirma de Juan de Borbón
Arms of Juan, Count of Barcelona, after the renounce of his claim to the throne.svg
Escudo de Juan de Borbón

SINOPSE
Nesse dia, em um discurso proferido no Palácio de Zarzuela , feita renúncia oficial dos seus direitos em favor de seu filho, o rei Juan Carlos I , reservando para si o uso do título de conde de Barcelona , soberano inerente espanhol. Se tivesse reinado, Juan de Borbon teria feito como Juan III de Espanha , e defendeu vários setores monárquicos para ser reconhecido como rei apesar de não ter reinado (como D. João I e de Louis XVII da França ).  Como tal, é sepultado no Mausoléu Real do Mosteiro de El Escorial .

VIDA
 Nascido no Palácio Real de La Granja de San Ildefonso , como Juan Carlos Teresa Silvestre Alfonso de Borbón y Battenberg , era filho de Alfonso XIII e Victoria Eugenia de Battenberg . Após completar seus estudos em Madrid , ele entrou na Academia Naval (Espanha) , mas teve de interromper a sua formação (que continuou na Royal Navy ) ter que ir para o exílio na Espanha para proclamar a Segunda República (1931). Em 1927 seu pai o nomeou Cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro . Como terceiro filho de Alfonso XIII , não estava destinado a herdar a coroa. No entanto, o filho mais velho, Alfonso , renunciou à coroa para se casar com uma pessoa que pertenceu à realeza em 1933 , e o segundo, James , foi forçado a demitir-se, porque ele era surdo (embora mais tarde ele se arrependeu e quis recuperar seu direitos). Também é usado como um argumento, de que a renúncia de Jaime reforçar a sua ligação com uma mulher que, apesar de nobre não pertence a realeza. Depois vieram as suas duas irmãs mais velhas ( Beatriz e Maria Cristina ), no qual tem precedência porque são mulheres, o que tornou-se herdeiro direitos dinásticos de João da Família Real espanhola .

GUERRA CIVIL
No início da Guerra Civil Espanhola , com o apoio de seu pai exilado Alfonso XIII , procurou juntar-se aos rebeldes contra a Segunda República . Em 01 de agosto de 1936 cruzou a fronteira espanhola por Dancharinea escoltado por um grupo de monarquistas Navarre. Foi o que aconteceu com a identidade falsa de "John Lopez" e trabalhador Hotel 'La Perla' em Pamplona . Ele chegou no hotel na parte da manhã, onde foi recebido pelo gerente e tem um macacão azul com o símbolo da falange e uma boina vermelha dada a ela. Quando ele olhou para uma das janelas foi reconhecido por cartistas que estavam nas proximidades do 'Tradicionalista Circle "e censurou o uso de seu símbolo. Eles denunciaram e ele partiu imediatamente para evitar ser Burgos conhecidos e evitar a sua incorporação. À noite, quando jantar na pousada de Aranda de Duero , telefonou Geral Fidel Dávila transmissão em geral e líder da revolta militar Emilio Mola , que ordenou que ele voltasse, o que ele fez, a partir da fronteira em dois agosto

RENÚNCIA DO DIREITO AO TRONO
 Em 14 maio de 1977 , em uma cerimônia simples e breve na casa do Palácio Zarzuela , renunciou oficialmente seus direitos dinásticos, dando a seu filho o chefe da família e Casa Real de Espanha . Mantida para o resto de sua vida o título de Conde de Barcelona, ​​vinculado ao titular coroa espanhola e já tinha usado durante o seu exílio. Ele foi nomeado almirante honorário Armada Espanhola em 1978 . O governo promoveu a 04 de dezembro de 1988 ao capitão-general da Armada Espanhola .

MORTE
 Em 1980 ele foi diagnosticado no Memorial Hospital, em Nova York um câncer de laringe , doença que causou sua morte, em 01 de abril de 1993 , aos 79 anos, na Clínica Universitária de Navarra , em Pamplona ( Navarra ). Ele foi sepultado no Mosteiro de El Escorial , com honras de rei da Espanha.
Fonte: es.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: