“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”



ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



INICIE A MUSICA

PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

30 de ago de 2013

JOSEPH LÉOPOLD HUGO - Arte Tumular - 844 - Cimetière du Père-Lachaise, Paris, França





File:Tombe Hugo.jpg
 ARTE TUMULAR
Base tumular em mármore em formato de obelisco com uma cruz latina gravada no terço médio. Na base inferior de formato quadrado, está gravado o nome do general e datas. Ladeando o monumento, uma jardineira de cada lado. Todo o conjunto é protegido por um gradil de bronze.
Local: Divisão 27
Foto: David Conway
Descrição Tumular:Helio Rubiales

PERSONAGEM
Joseph Léopold Sigisbert Hugo (Nancy, 15 de novembro de 1773 - Paris, 29 de janeiro de 1828) foi um general do Primeiro Império Francês e conde. Foi o pai dos literatos Victor Hugo e Abel Hugo, além de Eugène Hugo.
Morreu aos 54 anos de idade
BIOGRAFIA
Era filho de um antigo ayudante do ejérctio real. Seus quatro irmãos combateram nos posteriores exércitos republicanos. Foi um simples soldado durante catorze anos, até que em 1790 foi nomeado oficial. Participou nas guerras que seguiram à Revolução Francesa.
Uniu-se em 1791 ao exército do Rin. Foi ferido nas cercanias de Maguncia, sendo enviado posteriormente como capitão a Vendée. Em Châteaubriant conheceu a Sophie Trébuchet, com a que se casou o 15 de novembro de 1797.
Seguiu os passos de José Bonaparte em Espanha. Foi nomeado geral e governador das províncias centrais (passando por Ávila, Segovia, Soria e Guadalajara). Guerreó durante três anos contra O Empecinado, conseguiu livrar a zona do Tajo das guerrilhas espanholas, restabelecendo assim as comunicações entre os corpos do exército francês. Especialmente violenta foi a batalha que se livrou, durante a Guerra da Independência espanhola, em "Peña a Águia", actual povo de Anguita (Guadalajara), onde as tropas da resistência espanhola sofreram um grave revés
MORTE
Morreu em Paris em 1828, depois de sofrer um ictus.
Fonte: pt.wikilingue.com
Formatação e pesquisa:Helio Rubiales

Nenhum comentário: