“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



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24 de nov de 2011

ETTORE BUGATTI - Arte Tumular - 690 - Cimetière Dorlisheim ,Dorlisheim,Alsace Region, France








ARTE TUMULAR
Base tumular em granito suportando a laje com o seu nome e datas gravados

Local: Cimetière Dorlisheim ,Dorlisheim,Alsace Region, France
Fotos: Mademoiselle e 38OW
Descrição tumular: Helio Rubiales

PERSONAGEM
 Ettore Arco Isidoro Bugatti (15 de setembro de 1881 - 21 de agosto de 1947) foi um designer e fabricante de automóveis franceses de origem italiana . Ele é lembrado como o fundador e proprietário da empresa automobilística Automobiles E. Bugatti .
 Morreu aos 65 anos.

 SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
 Ettore Bugatti nasceu em uma família artística com origem em Milão , Itália . Ele era o filho mais velho de Carlo Bugatti (1856-1940), um importante designer italiano de mobiliário e jóias Art Nouveau , e sua esposa Teresa Lorioli. Seu irmão mais novo, Rembrandt Bugatti (1884-1916), era um famoso escultor animal. Sua tia, Luigia Bugatti, era a esposa do pintor Giovanni Segantini . Seu avô paterno, Giovanni Luigi Bugatti , era um arquiteto e escultor.

 O pai de Ettore pretendia que ele seguisse um aprendizado técnico convencional com um dos fabricantes milenianos tri-quadriciclo, mas o rapaz rapidamente demonstrou uma profunda compreensão instintiva de uma grande variedade de aspectos da construção de veículos a motor e, com Prinetti e Stucchi, construiu seu "Bugatti Tipo 1 " em 1898.

 INÍCIO DE CARREIRA
 Com o apoio financeiro de seu pai, Ettore Bugatti desenvolveu um segundo protótipo que foi uma exibição premiada na Feira de Milão na primavera de 1901. O design de Bugatti também chamou a atenção para Baron de Dietrich que ofereceu a Bugatti a oportunidade de Venha e projeto automóveis na fábrica de automóveis em Niederbronn . As mudanças de fronteira após a guerra franco-prussiana deixaram De Dietrich com duas fábricas de automóveis em dois países diferentes: a planta de Niederbronn, a que Bugatti agora se mudou foi na Alsácia , que fazia parte da Alemanha desde 1871, voltando ao controle francês apenas em 1919.

 De 1902 a 1904, De Dietrich construiu seu Tipo 3/4 e Tipo 5/6/7 , identificado na época com o nome "De Dietrich, Licença Bugatti".

Enquanto trabalhava para De Dietrich Bugatti conheceu Émile Mathis . Os dois se tornaram os primeiros amigos e depois parceiros de negócios, deixando De Dietrich em 1904 para produzir automóveis próprios, identificados com o nome "Mathis-Hermes (Licença Bugatti)". Este arranjo durou até 1906, após o que os parceiros seguiram seus caminhos separados, e Bugatti criou um "Centro de pesquisa" em Illkirch-Graffenstaden , agora um subúrbio no lado sul de Estrasburgo . Ele produziu vários protótipos, colaborando estreitamente com a empresa Deutz, com sede em Colônia . 

Em 1907, Bugatti foi nomeado Diretor de Produção (" Directeur des fabrications ") com Deutz . Aqui ele desenhou o Tipo 8/9 . Enquanto trabalhava em Deutz, Bugatti construiu o Tipo 10 no porão de sua casa. Em 1913, Bugatti projetou um pequeno carro para a Peugeot , o Tipo Bébé 19 . ] 

AUTOMÓVEIS E,BUGATTI
 Bugatti Apesar de nascer na Itália, Bugatti estabeleceu sua companhia automobilística homônima, Automobiles E. Bugatti , em 1909 na então cidade alemã de Molsheim, na região da Alsácia , do que é agora a França. Os automobilistas E. Bugatti eram conhecidos por alguns dos carros roteiros mais rápidos, mais luxuosos e tecnologicamente avançados de seu dia. A engenharia excepcional levou ao sucesso no início do Grande Prêmio de corridas de motor , um Bugatti foi levado à vitória no primeiro Grande Prêmio de Mônaco .


 Bugatti Type 59 

Grand Prix Embora deslocada de sua casa na Alsácia pela Primeira Guerra Mundial , Bugatti projetou motores de avião, nomeadamente o 16-cilindro U-16 , um pouco barroco, que nunca foi construído em grande número e que só foi instalado em poucas aeronaves. Entre as guerras, Ettore Bugatti projetou um vagão ferroviário bem sucedido denominado Autorail Bugatti e ganhou um contrato governamental para construir um avião, o modelo 100 . Foi projetado por Louis de Monge usando dois motores tipo Bugatti tipo 50B, mas nunca voou devido ao surgimento da Segunda Guerra Mundial. 

 O filho de Ettore Bugatti, Jean Bugatti , foi morto em 11 de agosto de 1939 aos 30 anos, enquanto testava um carro de corrida Bugatti tipo 57 com corpo de tanque perto da fábrica de Molsheim . Depois disso, as fortunas da empresa começaram a diminuir. A Segunda Guerra Mundial arruinou a fábrica em Molsheim, e a empresa perdeu o controle da propriedade. Durante a guerra, Bugatti planejou uma nova fábrica em Levallois em Paris e projetou uma série de carros novos. 

 O conceito de relacionamento com o cliente de Bugatti era algo excêntrico. Para um dono de Bugatti que se queixou de que seu carro era difícil de começar em manhãs frias, ele teria retrucado: "Senhor! Se você pode pagar um Tipo 35, você certamente pode pagar uma garagem aquecida!" Outra linha famosa que ele disse a um cliente queixar-se dos freios em um modelo era: "Eu faço meus carros para ir , não para! 

 " Ele foi introduzido no Salão Automovel da Fama em 2000." 

 VIDA PESSOAL 
 Em 1907, Ettore Bugatti casou-se com Barbara Maria Giuseppina Mascherpa. O casamento produziu duas filhas, L'Ébé em 1903 e Lidia em 1907, e dois filhos, Jean em 1909, [ e Roland em 1922. Sua esposa Barbara morreu em 1944 e Ettore Bugatti se casou novamente em 1946, para Geneviève Marguerite Delcuze. [ Este casamento produziu uma filha, Thérèse em 1942 e um filho, Michel, em 1945. 

MORTE 
 Ettore Bugatti morreu no hospital americano no subúrbio interior de Paris, Neuilly , no final do verão de 1947. Afligido por uma paralisia de suas faculdades mentais, ele permaneceu durante vários meses no apartamento de Paris, na rue Boissière , que ele possuía desde 1916. Ele quase certamente não sabia da decisão judicial pela qual sua propriedade na Alsácia, que havia sido confiscada pelo estado no febril frenesi pós-libertação de raiva e retribuição que suas origens italianas haviam convidado , foram restaurados para ele em 20 de junho de 1947: Ettore Bugatti morreu mais de dois meses depois, no dia 21 de agosto, sem ter recuperado a consciência. Ettore Bugatti foi enterrado na capela da família Bugatti no cemitério municipal de Dorlisheim, perto de Molsheim, no departamento de Bas-Rhin , na região da Alsácia , na França. 

 Fonte: en.wikipedia.org 
 Formatação: Helio Rubiales

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