“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

5 de out. de 2011

SIDDHARTHA GAUTAMA 'BUDA - Arte Tumular - 639 - emplo Mahaparinirvana, Kushinagar (Kusinaia), Kasia, Uttar Pradesh, India.




ARTE TUMULAR
Escultura em bronze do Buda reclinado representando a passagem para o "nirvana". Esse é o local  onde ele morreu, pois o seu corpo foi cremado.
Local: Templo Mahaparinirvana, Kushinagar (Kusinaia), Kasia, Uttar Pradesh, India.
Descrição tumular: Helio Rubiales


Sidarta Gautama
Uma estátua representando Buda feita em Sarnath, no século IV.
Conhecido(a) porBuda, o Iluminado; fundador do budismo
Nascimentoca. 563 a.C.
Lumbini, atualmente Nepal
Morteca. 483 a.C. (80 anos)
Kushinagar, atualmente Índia
EtniaShakya
PERSONAGEM
Sidarta Gautama (em sânscrito सिद्धार्थ गौतम, transl. Siddhārtha Gautama, em páli Siddhāttha Gotama), popularmente dito e escrito simplesmente Buda, foi um príncipe da região nordeste da Ásia Meridional que tornou-se professor espiritual e fundou o Budismo.
BIOGRAFIA (Resumida)
Siddhartha nasceu em Lumbini e foi criado no pequeno reino ou principado de Kapilavastu, sendo que ambos estão no atual Nepal. Na época do nascimento de Buda, a área estava na fronteira ou além da civilização védica, a cultura dominante no norte da Índia naquele tempo. É mesmo possível que a sua língua materna não era uma língua indo-ariana. Os textos antigos sugerem que Gautama não estava familiarizado com os ensinamentos religiosos dominantes do seu tempo até que partisse em sua busca religiosa, que foi motivada por uma preocupação existencial com a condição humana. Naquele tempo, uma multidão de pequenas cidades-estado existiam na Índia Antiga, chamadas Janapadas. Repúblicas e chefias com poder político difuso e limitado estratificação social não eram raros e eram chamados de gana-sangas. A comunidade de Buda não parece ter tido um sistema de castas. Não era uma monarquia e parece ter sido estruturado ou como uma oligarquia ou como uma forma de república. A forma mais igualitária de governo das gana-sangas, como uma alternativa política aos reinos fortemente hierarquizados, pode ter influenciado o desenvolvimento de shramanas (monges errantes) jainistas e sanghas budistas onde as monarquias tendiam para o bramanismo védico.
Segundo a biografia tradicional, o pai de Buda foi o rei Suddhodana, líder do clã Shakya, cuja capital era Kapilavastu, e que foi posteriormente anexada pelo crescente reino de Kosala durante a vida de Buda. Gautama era o nome de família. Sua mãe, rainha Maha Maya (Māyādevī) e esposa de Suddhodana, era uma princesa Koliyan. Como era a tradição shakya, quando sua mãe, a rainha Maya, ficou grávida, ela deixou Kapilvastu e foi para o reino de seu pai para dar à luz. No entanto, ela deu à luz no caminho, em Lumbini, em um jardim debaixo de uma árvore de shorea robusta. Na noite que Sidarta foi concebido, segundo biografias tradicionais, a rainha Maya sonhou que um elefante branco, com seis presas brancas entrou em seu lado direito, e dez meses mais tarde Siddhartha nasceu. Siddhartha (Pāli: Siddhattha), quer dizer "aquele que atinge seus objetivos", outro registro relatado nas biografias tradicionais é a de que, durante as celebrações de seu nascimento, o eremita Asita retornando de uma viagem ás montanhas anumciou que a criança iria se tornar ou um grande rei chakravartin ou um homem santo.
O dia do nascimento de Buda é celebrado mundialmente, principalmente nos paises de tradição Teravada, e conhecido como Vesak.
JUVENTUDE E CASAMENTO
Siddhartha foi educado pela irmã mais nova de sua mãe, Maha Pajapati.Por tradição, ele deveria ter sido destinado por nascimento para a vida de um príncipe, e tinha três palácios (por ocupação sazonal) construídos para ele. O seu pai, Śuddhodana, desejando para o seu filho o destino de ser um grande rei e preocupado com extravío do filho desse caminho, segundo relatos biograficos, tentou proteger o filho dos ensinamentos religiosos e do conhecimento do sofrimento humano.
Quando chegou a idade de 16 anos, seu pai arranjou-lhe um casamento com uma prima da mesma idade chamada Yasodhara (Pāli: Yasodhara). Segundo o relato tradicional, ela deu à luz um filho, chamado Rahula. Siddhartha teria passado então 29 anos de sua vida como um príncipe em Kapilavastu. Embora seu pai garantisse que Siddhartha fosse fornecido com tudo o que ele poderia querer ou precisar, escrituras budistas dizem que o futuro Buda sentiu que a riqueza material não era o objetivo final da vida.
Com a idade de 29 anos, de acordo com as biografias populares, Siddhartha saiu de seu palácio para encarar suas inquietações. Apesar dos esforços de seu pai para escondê-lo dos doentes, moribundos e do sofrimento presentes no mundo e mantendo-os longe de seu palácio, Siddhartha teria visto um homem velho. Quando seu cocheiro Channa explicou para ele que todas as pessoas envelheciam, o príncipe partiu para viagens para mais além do palácio. Nestes encontros, avistou um homem doente, um corpo em decomposição e um asceta. Estas visões o deprimiu-lhe e o marcou profundamente, o que lhe deu motivos para o esforço de tentar superar a doença, velhice e a morte através do ascetismo.
ILUMINAÇÃO
De acordo com os textos mais antigos, após ter alcançado o estado medidativo de jhana, Gautama estava no caminho certo para a iluminação, mas o seu ascetismo extremo não funcionou, Gautama descobriu o que os Budistas chamaram de o Caminho do Meio, o caminho para a moderaçao afastado dos extremismos da auto indulgência e da auto-mortificação. Em um famoso incidente, depois ter ficado extremamente fraco devido a fome, é dito que ele aceitou leite e pudim de arroz de uma garota chamada Sujata. Tal era sua aparência emanciada, que ela acreditou erroneamente que ele seria um espirito que lhe teria garantido um desejo.
Seguindo este incidente, Gautama sentou-se sobre uma Ficus religiosa árvore - conhecida agora como a Árvore de Buda - em Bodh Gaya, Índia, quando ele jurou numca mais se levantar enquanto ele não tiver encontrado a verdade. Kaundinya e outros quatro companheiros, acreditando que ele tinha abandonado a sua busca e ter-se tornado um indisciplinado, o deixaram para trás. Ápos 49 dias de meditação, e com a idade de 35 anos, é dito que Gautama, alcançou a iluminaçao Iluminação. Segundo algumas tradições, isto ocorreu em aproximadamente 15 meses lunares, quando, de acordo com outros, o fato ocorreu em 12 meses. Desde este tempó, Gautama ficou conhecido por seus seguidores como o Buda ou "O Iluminado". Ele é frequentemente referido dentro do Budismo como o Shakyamuni Buda, ou "O Iluminado da tribo dos Shakya".
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: