“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

9 de out. de 2011

CERQUEIRA CESAR ' JOSÉ ALVES - Arte Tumular - 653 - Cemitério da Consolação, São Paulo, Brasil




Vista do túmulo
Lápide
Anjo em lamento
Detalhe
Detalhe
Torre
Detalhe da torre



ARTE TUMULAR
Conjunto escultórico em granito e bronze muito rico em detalhes. Na parte frontal uma cruz de granito com as inscrições do governador. Amparado na lateral da cruz, um anjo esculpido em mármore está debruçado e com a mão sustentando a cabeça representando a dor da perda, ainda com a outra mão apoiada na cruz segura um ramo de flores que representaria a vitória do morto. O anjo apresenta grandes asas , semi-nu, apenas com um fino manto cobrindo-lhe as pernas próximo da cintura. Sentado sobre a base de granito polido marrom, com as pernas ligeiramente abertas e desajeitadas, mostrando um profundo estado de prostração
Ainda sobre essa cruz ergue-se um pilar clássico com relevos de cordeiros. Todo esse conjunto é decorado com alegorias em bronze. No centro do túmulo, ergue-se sobre uma tocha simbólica em bronze ricamente decorada, representando a eternidade da paixão. Logo atrás no que seria a cabeceira do tumulo sobressai uma corução em forma de torre, circundada no topo com alegorias com motivos religiosos. No alto da torre, quatro cabeças masculinas em bronze, dispostas cada uma num ângulo da torre, representa a observação e vigilância do túmulo. Observe bem as fotos para notar os detalhes.
Obra: O lamento do anjo
LOCAL:Cemiterio da Consolação, São Paulo
 Rua 6, Terreno 13.
Fotos: Simone (Picassaweb)
Descrição tumular:HRubiales
057



PERSONAGEM
José Alves de Cerqueira César (Guarulhos, 23 de maio de 1835 — São Paulo, 26 de junho de 1911) foi presidente interino do estado de São Paulo, governou de dezembro de 1891 a agosto de 1892.
Morreu aos 76 anos de idade.
BIOGRAFIA
Como grande parte dos governadores de São Paulo formou-se em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco, na turma de 1860, passando a atuar como promotor público na cidade de Itapetininga. Foi secretário e presidente do Partido Republicano Paulista e, em 1889, Inspetor do Tesouro do Estado. Foi presidente do Senado Estadual de São Paulo.
Eleito primeiro vice-presidente de São Paulo (1891-1892), substituiu Américo Brasiliense em períodos de licenciamento e após o titular abandonar o cargo, sob pressão dos políticos contrários a Deodoro da Fonseca, quando este renunciou.
Completou o mandato em 23 de agosto de 1892. Após restabelecer a ordem, Cerqueira César teve de enfrentar epidemias de febre amarela em vários pontos do estado, o que o levou a promover o saneamento deSantos e também da Capital, em apoio à obra da municipalidade, cujos investimentos eram insuficientes. Foi eleito senador da República mas, antes de assumir o cargo, renunciou. Faleceu na cidade de São Paulo em 1911, tendo sido seu corpo sepultado no Cemitério da Consolação.
É homenageado dando seu nome ao município de Cerqueira César.
Fonte: pt.wikipedia,org
Formatação e pesquisar: HRubiales

4 comentários:

Marina Meyer disse...

Sendo bisneto de José Alves de Cerqueira Cesar, primeiro elogio o trabalho descritivo de seu túmulo. Acrescento ainda que tendo José Alves falecido em 1911,o governo do Estado de São Paulo encomendou a confecção do túmulo na Alemanha. Este chegou ao Brasil em 1919, após o término da primeira guerra mundial. Decretado feriado municipal no dia do enterro de José Alves, possuo um álbum de fotografias relativas ao mesmo, velório na residência na Praça da Liberdade, cortejo público e chegada ao cemitério da Consolação.
Eu tenho cuidado da conservação do túmulo. Atenciosamente José Alves de Cerqueira Cesar, bisneto e homônimo de José Alves de Cerqueira Cesar.

Unknown disse...

Acho ótimo preservar as tradições da família através desses comentários e passar para filhos e netos

NEMAR CORVINAL FOREVER disse...

É um marco para a história do nosso país.

Lucas disse...

Tava vendo a história e fiquei curioso pra saber mais, saber quem é os pais deles os filhos, procurei pra saber a continuidade do legado não achei, se tiver essas informações poderia disponibilizar ? Desde já obrigado.