“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”



ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



INICIE A MUSICA

PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

20 de ago de 2011

JP MORGAN - Arte Tumular - 569 - Cedar Hill Cemetery ,Hartford,Hartford County,Connecticut, USA

Túmulo visto de frente
Túmulo visto de lado
Lápide
Lápide
ARTE TUMULAR
Túmulo em formato retangular em granito marrom. Sobre uma base ergue-se uma construção representando um sarcófago
Local: Cedar Hill Cemetery ,Hartford,Hartford County,Connecticut, USA
Fotos: Bosqui, Elliot e Lynn
Descrição tumular: Helio Rubiales
PERSONAGEM
John Pierpont Morgan (17 de abril de 1837, Hartford, Connecticut, EUA – 31 de março de 1913, Roma, Itália), conhecido como JP Morgan,  foi um banqueiro americano.
Morreu aos 75 anos de idade.
BIOGRAFIA (Resumida)
Era filho de Junius Spencer Morgan (1813–1890), que era sócio de George Peabody e fundador da casa J. S. Morgan & Co. em Londres.
Morgan era um membro vitalício da Igreja Episcopal , e em 1890 foi um dos seus líderes mais influentes.
Em 1861, casou-se com Amelia Sturges, aka Mimi (1835-1862). Depois de sua morte no ano seguinte, casou-se com Frances Louisa Tracy, conhecida como Fanny (1842-1924) em 31 de maio de 1865. Eles tiveram quatro filhos:
John Pierpont Morgan (1867-1943),
Louisa Pierpont Morgan (1866-1946) que se casou com Herbert L. Satterlee ,
Juliet Pierpont Morgan (1870-1952) e William Hamilton Pierson (1869-1950)
Anne Morgan (1873-1952).
Ele sempre tinha um tremendo efeito sobre as pessoas. Morgan era fisicamente grande, com ombros enormes, olhos penetrantes e um nariz roxo , por causa de uma doença crônica de pele, rosácea . Seu nariz deformado foi devido a uma doença chamada rinofima , o que pode resultar de rosácea. Como a piora da deformidade, poços, nódulos, fissuras, lobulações envolveram o nariz. Sua auto-confiança social e profissional foram muito bem estabelecidos para os negócios. Ele era conhecido por não gostar de publicidade e odiava ser fotografado, como resultado de sua auto-consciência de sua rosácea, todos os seus retratos profissionais foram retocadas.
Morgan fumava dezenas de charutos por dia.
Sua casa na Madison Avenue era a residência que havia recebido a primeira iluminação elétrica em Nova York. Seu interesse na nova tecnologia foi o resultado de seu financiamento a Thomas Edison 's Edison Electric Company Illuminating em 1878. Foi na 219 Madison Avenue que uma recepção de 1000 pessoas foi realizada para o casamento de Julieta e Morgan Pierson William Hamilton em 12 de abril de 1894, onde foram dotados de um relógio favorito de JP Morgan. JP Morgan também possuía East Island, em Glen Cove, Nova Iorque , onde tinha uma casa de veraneio de grande porte.
Um velejador ávido, Morgan era proprietário de diversos iates.
Morgan estava programado para viajar na viagem inaugural do RMS Titanic , mas cancelou no último minuto. A White Star Line , Titanic , fazia parte da International Morgan Companhia Marinha Mercante, e Morgan tinha a sua suite privada no navio.
COLEÇÃO DE ARTES E PEDRAS PRECIOSAS
Morgan foi um notável colecionador de livros, quadros, pinturas, relógios e outros objetos de arte, muitos emprestados ou entregue ao Metropolitan Museum of Art (da qual era presidente e foi uma grande força no seu estabelecimento), e muitos alojados em em sua biblioteca particular na 36th Street, perto de Madison Avenue , em Nova York. Seu filho, JP Morgan, Jr. , fez a Pierpont Morgan Library uma instituição pública em 1924 como um memorial para seu pai e manteve Belle da Costa Greene , bibliotecário particular de seu pai, como seu primeiro diretor.
Depois da sua morte, seu filho, JP Morgan, Jr. , herdou o negócio bancário.
MORTE
Morgan morreu quando viajou para o exterior em 31 de março de 1913, pouco antes de seu aniversário de 76. Ele morreu enquanto dormia no Grand Hotel, em Roma, Itália. Bandeiras em Wall Street foram hasteadas a meio mastro ;a bolsa de valores fechou por duas horas quando seu corpo passou .
No momento da sua morte, ele detinha apenas 19% do seu próprio valor líquido, um imóvel no valor de 68,3 milhões dólares , dos quais cerca de 30 dólares milhões representado sua participação nos bancos de Nova York e Filadélfia. O valor de sua coleção de arte foi estimado em US $ 50 milhões.
Seus restos foram enterrados no Cemitério Colina Cedar em seu local de nascimento de Hartford, Connecticut.
Fonte: en.wikipedia.org
Formatação resumida: Helio Rubiales

Nenhum comentário: