“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

29 de ago. de 2011

FERNANDEL - Arte Tumular - 602 - Cimetiere de Passy ,Paris, Ile-de-France Region, France






 




ARTE TUMULAR
base tumular em granito escuro em formato de uma urna com uma grande cruz em relevo sobre o tampo principal. Na cabeceira tumular do lado direito está o seu nome e datas gravados (lapide) com destaque em dourado. Na base inferior frontal se destaca o seu nome artístico com detalhes em dourado.

Local: Cimetiere de Passy ,Paris, Ile-de-France Region, France
Fotos: Prof.Kinema
Descrição tumular: Helio Rubiales

PERSONAGEM
Fernand Joseph Désiré Contandin (08 de maio de 1903 - 26 de Fevereiro de 1971), mais conhecido como Fernandel ,foi um ator e cantor francês.
Morreu aos 67 anos de idade.
BIOGRAFIA
Nascido em Marselha , na França, ele era uma estrela da comédia que primeiro ganhou popularidade em operetas e revistas do music-hall . Seu nome artístico é o diminutivo de seu primeiro nome.
Em 1930, Fernandel apareceu em seu primeiro filme e por mais de 40 anos, ele seria o ator top da França. Ele foi, talvez, mais amados por sua interpretação do padre da aldeia italiana irascível em guerra com o prefeito comunista da cidade no Don Camillo, série de imagens em movimento. Seus dentes se tornaram parte de sua marca registrada.
Ele também apareceu em filmes italianos e americanos. Sua primeira aparição no cinema de Hollywood foi 1956 no filme "A Volta ao Mundo em Oitenta Dias" como cocheiro de David Niven . Seu desempenho popular desse filme levou-o a estrelar com Bob Hope e Anita Ekberg em 1958 comedy Paris férias .
Além de atuar, Fernandel também dirigiu ou co-produziu vários de seus próprios filmes.
MORTE
Fernandel morreu de câncer de pulmão.
Fonte: en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: