“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

30 de jun. de 2011

WERNHER von BRAUN - Arte tumular - 496 - Ivy Hill Cemetery, Alexandria,Alexandria City, Virginia, USA.

















ARTE TUMULAR
Placa em bronze, com o seu nome e datas gravados em relevo no solo do cemitério.

Local: Ivy Hill Cemetery, Alexandria,Alexandria City, Virginia, USA.
Fotos: Martin L.Skubbina, 
Descrição tumular: Helio Rubiales


PERSONAGEM
Wernher Magnus Maximilian von Braun (Wirsitz, 23 de março 1912 — Alexandria,16 de junho de 1977) foi um cientista alemão e uma das figuras principais no desenvolvimento de foguetes na Alemanha e nos Estados Unidos.
Morreu aos 65 anos de idade.
BIOGRAFIA
Filho de um barão prussiano, demonstrou desde cedo grande inteligência e pendor técnico. Estudou engenharia mecânica no Instituto de Tecnologia Charlottenburg, de Berlin.
Antes e durante a Segunda Guerra Mubdial, trabalhou no programa alemão de foguetes, alcançando progressos memoráveis. Em1937, foi nomeado diretor do centro de experimentação de Peenemünde, onde foi responsável do aperfeiçoamento da bomba-foguete os foguetes V-2, que seriam utilizados cerca de 4000 vezes principalmente na Inglaterra, em resposta aos milhares de bombardeios aéreos dos aliados sobre as cidades alemãs. Com a derrota da Alemanha, e vendo que os russos estavam levando para seu território não só as instalações remanescentes de Peenemunde, mas também a maior parte dos engenheiros alemães, decidiu entregar-se voluntáriamente, com seus principais auxiliares, aos americanos
Entrou nos EUA através do (na época) secreto programa chamado Operação Paperclip. Nos EUA, é respeitado como um dos heróis do programa espacial.
Entrou na NASA em 1960, tornando-se diretor do Centro Espacial de voo Marshall de 1960 à 1970. onde dirige os programas de voos tripulados: MercuryGemini e Apollo. Ele é o pai do foguete Saturno V que levou os astronautas americanos à Lua.
Naturalizou-se cidadão americano em 1955..
Em 1972, deixou a NASA para se tornar diretor adjunto da empresa Fairchild Industries
MORTE
Morreu em1977 de câncer no figado.
Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário: