“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

17 de mai. de 2011

PIETRO MOCENIGO - Arte Tumular - 485 - Basílica di San Giovanni e Paolo, Veneza, Veneto, Itália.






Vista frontal

Escultura das três  idades do homem

Destaque do Doge

Idades do homem (vista direita)

Idades do homem (vista esquerda)

Cenas da vida

Cenas da vida

Basílica
ARTE TUMULAR
Monumento funerário em  mármore encostado na parede da Basílica. Destaca-se na parte central, num nicho em arco, a figura do doge esculpida em mármore. numa posição altiva, vestido com uma armadura romana sob um manto de general, em pé sobre o seu próprio sarcófago, ladeado por soldados romanos. Três guerreiros erguem o seu sarcófago numa representação às três  idades do homem. Na parte inferior em baixo relevo exibe cenas da vida.

Local: Basílica di San Giovanni e Paolo, Veneza, Veneto, Itália.
Autor da obra: Pietro lombardi (1434-1515)
Fotos: guttae.blogspot.com, Caldeia Coelho, wikipedia.commons
Descrição tumular: Helio Rubiales


PERSONAGEM
Pietro Mocenigo (1406 – 1476) foi doge de Veneza na Itália, entre 1474 e 1476.
Morreu aos 70 anos de idade
BIOGRAFIA
Foi um dos grandes almirantes  venezianos, e recuperou o poderio da frota veneziana após a derrota em Negroponto em 1470. Em 1472 capturou e destruiu Esmirna,  uma cidade do sudoeste da Turquia situada na região do Egeu. No ano seguinte, em 1473 colocou Catherine Cornaro (1454 - 1510) , rainha de Chipre entre 1474 e 1489, sob a proteção de Veneza, e por essa via, obteve a posse da ilha em 1475. Derrotou os turcos que sitiavam  Scujtari, mas ali contraiu uma doença que viria ser fatal.Antes de se tornar doge, Pietro Mocenigo foi capitão-general da Marinha de Veneza.
Foi eleito Doge em 14 de dezembro de 1474. Doge era o título dos governantes de Veneza que vigorou de 697 a 1797. O nome Doge provém da palavra latina dux, que significa chefe e eram eleitos entre os membros das familias mais ricas e poderosas. Desfrutavam de poder quase absoluto nos assuntos governamentais, militares e religiosos.
Sob o governo de Mocenigo começaram a cunhar moedas de prata.
MORTE
O seu breve governo foi interrompido em 23 de fevereiro de 1476, quando morreu por malária contraída durante a campanha militar em Scutari. Alguns historiadores dizem que ele morreu devido ao desgaste físico causados pelas mais de doze concubinas turcas quer mantinha.  
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales
Fonte: Internet

Nenhum comentário: