“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”



ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



INICIE A MUSICA

PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

30 de abr de 2011

COSIMO DI MEDICI - Arte Tumular - 479 - Basílica di San Lorenzo,Florença, Toscana, Itália


Túmulo



Entrada da capela


ARTE TUMULAR
No piso da capela, construído em diversos tipos e cores de mármores, em formato circular com vários desenhos geométricos e o seu nome gravado.
Local: Basílica di San Lorenzo,Florença, Toscana, Itália
Sinopse: Capela Médici

Foto:en.wikipoedia.org
Descrição tumular: Helio Rubiales
PERSONAGEM
Cosimo di Giovanni degli Medici (27 de setembro de 1389 - 01 de agosto de 1464) foi o primeiro da dinastia política dos Medici, que de fato foram os governantes de Florença durante a maior parte da renascença italiana , também conhecido como "Cosme" o Ancião "(" il Vecchio) e "Cosimo Pater Patriae ".
Morreu aos 75 anos de idade.
BIOGRAFIA

Nascido em Florença, Cosimo herdou tanto a sua riqueza e sua experiência em negócios de seu pai, Giovanni di Bicci de 'Medici . Em 1415, ele acompanhou o antipapa João XXIII , no município de Constância , e no mesmo ano foi nomeado Priore da República. Mais tarde, ele atuou com freqüência como embaixador , apresentando uma certa prudência  que  se tornou famoso.
Seu poder sobre Florença resultou da sua riqueza, que ele usou para controlar votos. Como Florença estava orgulhosa de sua ' democracia ', ele fingiu ter pouca ambição política, e não muitas vezes ocupou cargos públicos. Aeneas Sylvius, bispo de Siena e, mais tarde Papa Pio II, disse: "as questões políticas são todas estabelecidas na casa de Cosimo: O homem escolhe seu mandato ... Ele é quem decide a paz e a guerra ... Ele é o rei .... " Citado por C. Hibbert em Ascensão e Queda da Casa dos Medici , 1974. 
Na esfera política, Cosimo trabalhou para criar a paz no norte da Itália, através da criação de um equilíbrio de poder entre Florença, Nápoles, Veneza e Milão, durante a guerra na Lombardia. Desencorajou potências externas (França e Sacro Império Romano) de interferências na sua política.
Em 1439 ele  foi fundamental para convencer o papa Eugênio IV para transferir o Conselho Ecumênico de Ferrara para Florença. A chegada de notáveis  figuras ​​Bizantinas do Império do Oriente , incluindo o Imperador João VIII Paleólogo , começou o "boom" da cultura e das artes na cidade.
​​Cosimo era também conhecido por seu patrocínio da cultura e das artes, liberalmente gastava a fortuna da família (com o  seu senso de negócios astuto aumentado consideravelmente) para enriquecer  Florença. 
Ele também contratou o jovem Michelozzo Michelozzi para criar o que é hoje talvez o protótipo do palácio florentino  , o austero e magnífico Palazzo Medici . Ele era um patrono e confidente de Fra Angelico , Fra Filippo Lippi e Donatello , cujo famoso David e Judith Holofernes Slaying foram comissionados por  Medici. Seu patrocínio permitiu o excêntrico  arquiteto Brunelleschi para concluir a cúpula da Santa Maria del Fiore , e da cúpula foi talvez o seu coroamento como patrocinador.

No âmbito da filosofia, Cosimo, influenciado pelas leituras de Gemistus Plethon , estabeleceu uma moderna  Academia platônica , em Florença. Ele nomeou Marsilio Ficino , como chefe da Academia Latina e comissão de  tradução das obras completas de Platão ( primeira tradução completa ). Através de Ficino e outros associados com a Academia, Cosimo teve um efeito incalculável na vida intelectual do Renascimento.
MORTE
Em sua morte em 1464 em 
Careggi , Cosimo foi sucedido por seu filho Piero  , pai de Lorenzo, o Magnífico, ou il Magnifico . Após sua morte, a Signoria lhe concedeu o título de Pater Patriae "Pai da Pátria", uma honra, uma vez atribuído a Cícero , e ele tinha esculpido em cima de seu túmulo na Igreja de San Lorenzo
Fonte:en.wikipedia.org
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales


Nenhum comentário: