“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

30 de abr. de 2011

COSIMO DI MEDICI - Arte Tumular - 479 - Basílica di San Lorenzo,Florença, Toscana, Itália






Casa de los Medici
Nuevo títuloCasa gobernante del ducado de Florencia
1533–69
Elevado a los Grandes Duques de Toscana
Nuevo título
Elevado del ducado de Florencia
Casa de gobierno del Gran Ducado de Toscana
1569–1737
Sucedido por la
Casa de Lorena



Túmulo



Entrada da capela


ARTE TUMULAR
No piso da capela, construído em diversos tipos e cores de mármores, em formato circular com vários desenhos geométricos e o seu nome gravado.
Local: Basílica di San Lorenzo,Florença, Toscana, Itália
Sinopse: Capela Médici

Foto:en.wikipoedia.org
Descrição tumular: Helio Rubiales

Cosme de Médici
Senhor de Florença
Cosmo de Médici, um dos mais importantes mecenas do Renascimento.
Reinado5 de setembro de 1434 - 1 de agosto de 1464
ConsorteContessina de Bardi
Antecessor(a)Rinaldo degli Albizzi
Nascimento27 de setembro de 1389
 Florença
Morte1 de agosto de 1464 (74 anos)
 Careggi, Florença
Nome completo 
Còsimo di Giovanni degli Mèdici
CasaMédici
PaiJoão de Médici
MãePiccarda Bueri
OcupaçãoBanqueiropolítico
Filho(s)Pedro Cosme
João Cosme
Carlos
ReligiãoCatólico romano


PERSONAGEM
Cosimo di Giovanni degli Medici (27 de setembro de 1389 - 01 de agosto de 1464) foi o primeiro da dinastia política dos Medici, que de fato foram os governantes de Florença durante a maior parte da renascença italiana , também conhecido como "Cosme" o Ancião "(" il Vecchio) e "Cosimo Pater Patriae ".
Morreu aos 75 anos de idade.
BIOGRAFIA

Nascido em Florença, Cosimo herdou tanto a sua riqueza e sua experiência em negócios de seu pai, Giovanni di Bicci de 'Medici . Em 1415, ele acompanhou o antipapa João XXIII , no município de Constância , e no mesmo ano foi nomeado Priore da República. Mais tarde, ele atuou com freqüência como embaixador , apresentando uma certa prudência  que  se tornou famoso.
Seu poder sobre Florença resultou da sua riqueza, que ele usou para controlar votos. Como Florença estava orgulhosa de sua ' democracia ', ele fingiu ter pouca ambição política, e não muitas vezes ocupou cargos públicos. Aeneas Sylvius, bispo de Siena e, mais tarde Papa Pio II, disse: "as questões políticas são todas estabelecidas na casa de Cosimo: O homem escolhe seu mandato ... Ele é quem decide a paz e a guerra ... Ele é o rei .... " Citado por C. Hibbert em Ascensão e Queda da Casa dos Medici , 1974. 
Na esfera política, Cosimo trabalhou para criar a paz no norte da Itália, através da criação de um equilíbrio de poder entre Florença, Nápoles, Veneza e Milão, durante a guerra na Lombardia. Desencorajou potências externas (França e Sacro Império Romano) de interferências na sua política.
Em 1439 ele  foi fundamental para convencer o papa Eugênio IV para transferir o Conselho Ecumênico de Ferrara para Florença. A chegada de notáveis  figuras ​​Bizantinas do Império do Oriente , incluindo o Imperador João VIII Paleólogo , começou o "boom" da cultura e das artes na cidade.
​​Cosimo era também conhecido por seu patrocínio da cultura e das artes, liberalmente gastava a fortuna da família (com o  seu senso de negócios astuto aumentado consideravelmente) para enriquecer  Florença. 
Ele também contratou o jovem Michelozzo Michelozzi para criar o que é hoje talvez o protótipo do palácio florentino  , o austero e magnífico Palazzo Medici . Ele era um patrono e confidente de Fra Angelico , Fra Filippo Lippi e Donatello , cujo famoso David e Judith Holofernes Slaying foram comissionados por  Medici. Seu patrocínio permitiu o excêntrico  arquiteto Brunelleschi para concluir a cúpula da Santa Maria del Fiore , e da cúpula foi talvez o seu coroamento como patrocinador.

No âmbito da filosofia, Cosimo, influenciado pelas leituras de Gemistus Plethon , estabeleceu uma moderna  Academia platônica , em Florença. Ele nomeou Marsilio Ficino , como chefe da Academia Latina e comissão de  tradução das obras completas de Platão ( primeira tradução completa ). Através de Ficino e outros associados com a Academia, Cosimo teve um efeito incalculável na vida intelectual do Renascimento.
MORTE
Em sua morte em 1464 em 
Careggi , Cosimo foi sucedido por seu filho Piero  , pai de Lorenzo, o Magnífico, ou il Magnifico . Após sua morte, a Signoria lhe concedeu o título de Pater Patriae "Pai da Pátria", uma honra, uma vez atribuído a Cícero , e ele tinha esculpido em cima de seu túmulo na Igreja de San Lorenzo
Fonte:en.wikipedia.org
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales


Nenhum comentário: