“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

11 de fev. de 2011

HENRIQUE VIII - Inglaterra - Arte Tumular - 453 - Capela de São Jorge, Berkshire, Inglaterra



Henrique VIII de Inglaterra
Casa de Tudor
28 de junho de 1491 – 28 de janeiro de 1547
Precedido por
Henrique VII
Coat of arms of the Lordship of Ireland.svg
Lorde da Irlanda
21 de abril de 1509 – 18 de junho de 1541
Ato da Coroa da Irlanda de 1542
Coat of Arms of England (1509-1554).svg
Rei da Inglaterra
21 de abril de 1509 – 28 de janeiro de 1547
Sucedido por
Eduardo VI
Ato da Coroa da Irlanda de 1542Arms of Ireland (Historical).svg
Rei da Irlanda
18 de junho de 1541 – 28 de janeiro de 1547
Precedido por
Artur
Coat of Arms of the Tudor Princes of Wales (1489-1574).svg
Príncipe de Gales
18 de fevereiro de 1504 – 21 de abril de 1509
Sucedido por
Henrique Frederico







Túmulo


Túmulo no meio do corredor


Capela de S.Jorge
ARTE TUMULAR
No suntuoso corredor da Capela de São Jorge, está a laje que encerra o corpo do rei, com o seu nome gravado em letras douradas. O corredor é ladeado por bancos (genuflexórios)
LOCAL: St George's Chapel Windsor Windsor and Maidenhead Royal Borough Berkshire, England Plot: Quire
Fotos: Scott Michaels, Connie Singer e wikipedia
Descrição tumular: Helio Rubiales



PERSONAGEM
Henrique VIII da Inglaterra (nascido: Henry Tudor28 de junho de 1491 — 28 de janeirode 1547) foi rei de Inglaterra a partir de 21 de abril de 1509 (coroado a 24 de junho de1509) até à sua morte. Foi-lhe concedido o título de rei da Irlanda pelo Parlamento Irlandês em 1541, tendo obtido anteriormente o título de Lorde da Irlanda. Foi o segundo monarca da dinastia Tudor, sucedendo a seu pai, Henrique VII, e pretendente ao trono francês.
Morreu aos 55 anos de idade.
LEGADO
Henrique VIII foi uma figura marcante na História, ficando famoso por se ter casado seis vezes e por ter exercido o poder mais absoluto de entre todos os monarcas ingleses. Entre os fatos mais relevantes de seu reinado se inclui a ruptura com a Igreja Católica Romana e seu estabelecimento como líder da Igreja da Inglaterra (ou Igreja Anglicana), a dissolução dos monastérios, e a união da Inglaterra com Gales.
Também promulgou legislações importantes, como as várias atas de separação com a Igreja de Roma, de sua designação como Chefe Supremo da Igreja de Inglaterra, as Union Acts de 1535 e 1542, que unificaram a Inglaterra e Gales como uma só nação, a Buggery Act de 1533, primeira legislação contra a sodomia na Inglaterra, a Witchcraft Act de 1542, que castigava com a morte a bruxaria, "por invocar ou conjurar a um espírito demoníaco".
Nascido em Greenwich, no Palácio de Placentia, Henrique VIII foi o sexto filho de Henrique VII e Isabel de Iorque. O seu pai, membro da Casa de Lancaster, adquiriu o trono por direito de conquista, já que o seu exército derrotou o último Plantageneta, o rei Ricardo III, e posteriormente completou os seus direitos casando-se com Isabel, filha do rei Eduardo IV.
BIOGRAFIA
Somente três de seus seis irmãos sobreviveram à infância: Artur, Príncipe de Gales,Margarida Tudor, rainha consorte da Escócia, e Maria Tudor, rainha consorte da França. Em 1493, com dois anos, Henrique foi nomeado Condestável de Castelo de Dover e Lorde Guardião do Cinque Ports. Em 1494, ele foi criado Duque de York. Posteriormente, foi nomeado Conde Marechal de Inglaterra e Lorde Tenente da Irlanda. A Henrique foi-lhe dada uma educação de primeira classe com professores de renome, tornando-se fluente em latimfrancês e espanhol. Como era de se esperar que o trono passaria para o príncipe Artur, o seu irmão mais velho, Henrique estava preparado para uma vida na Igreja.

Henrique VIII e suas esposas
Em 1501 assistiu ao casamento de seu irmão mais velho, Artur, com Catarina de Aragão. O casal tinha quinze e dezasseis anos, respectivamente, na época. Os dois foram enviados por um tempo a Gales, como costumavam fazer com o herdeiro do trono e sua esposa. Em 1502, Artur, com quinze anos, faleceu com tuberculose. Em consequência disto, aos onze anos de idade, Henrique, Duque de York herdou o direito ao trono inglês, e como tal, pouco depois foi nomeado príncipe de Gales.
MORTE
Nos últimos anos da sua vida, Henrique tornou-se grosseiramente obeso (com uma medida de cintura de 137 centímetros) e teve que ser transferido com a colaboração das invenções mecânicas. Ele tinha muitas dores, suportando furúnculos e possivelmente sofria de gota. A sua obesidade data de um acidente de justa em 1536 em que ele sofreu um ferimento na perna. Isso impediu-o de praticar desporto e tornou-se gradualmente ulcerada. E, sem dúvida, acelerou a sua morte, aos 55 anos de idade, ocorrida em 28 de janeiro de 1547, no Palácio de Whitehall, o que teria sido o 90.º aniversário do seu pai. Ele morreu após alegadamente proferir estas últimas palavras: "Monges! Monges! Monges!
Fonte: pt.wikipedia.org (Resumo)
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales


Nenhum comentário: