“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



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3 de mai. de 2010

CHARLES LINDBERGH - Arte Tumular - 410 - Palatal Ho'omau Church Cemetery, Kipahulu, Maui County, Hawaii, USA








Cemitério
ARTE TUMULAR
O túmulo consiste em um aglomerado de pequenas pedras colocadas sobre o gramado. Na parte central, uma placa de granito cinza com o seu nome e datas identifica o túmulo. Todo o perímetro tumular é protegido por pequenas colunas de ferro e correntes.
LOCAL: Palatal Ho'omau Church Cemetery, Kipahulu, Maui County, Hawaii, USA
Fotos: Rebeld, Mark McCanna, Scott A.Carter. Lori Ferrel e campsmoke.wordpress.com
Descriução Tumular: Helio Rubiales


PERSONAGEM
Charles Augustus Lindbergh - (Detroit, 4 de fevereiro de 1902 — Havaí, 26 de agosto de1974) foi um pioneiro da aviação norte-americano, famoso por ter feito o primeiro vôo solitário transatlântico sem escalas em avião, em 1927.
Morreu aos 72 anos de idade.
BIOGRAFIA
OS PRIMEIROS PASSOS
Nascido em 1902 Charles Lindbergh era filho de Charles A. Lindbergh (que fora congressista de1907 a 1917) e Evangelyne Lodge. Com 18 anos de idade ingressou no curso de engenharia da Universidade de Wisconsin. Dois anos depois, abandonou o curso.
O GRANDE FEITO
Lindbergh partiu do Condado de Nassau, Estado de Nova Iorque, EUA, em direção a Paris, França, em 20 de maio de 1927, tendo pousado na capital francesa no dia seguinte. O avião usado por Lindbergh chamava-se "The Spirit of Saint Louis". O vôo de Lindbergh tomou 33 horas e 31 minutos. O feito de Lindbergh deu a ele o "Prêmio Orteig", de 25 mil dólares, em oferta desde 1919.
Sua chegada a Paris foi triunfal. E a comemoração quase acabou em tragédia. Recebido calorosamente pelos parisienses, o piloto quase foi sufocado pela multidão que aglomerava-se para cumprimentá-lo.
Seu neto, Erik Lindbergh, repetiu a viagem em um avião semelhante ao usado por seu avô Charles, 75 anos depois, em 2002. Lindbergh não foi, porém, o primeiro aviador a fazer um vôo transatlântico, feito que pertence a John Alcock e Arthur Whitten Brown, cujo vôo foi feito em 1919; posteriormente também realizado pelo brasileiro João Ribeiro de Barros em 1927, cerca de um mês antes de Lindbergh, entretanto, ambos os vôos foram feitos por mais de um tripulante; já Lindbergh, foi o pioneiro no vôo solitário.

ATERRAGEM DE EMERGÊNCIA NO RIO MINHO
A 12 de Novembro de 1933 Lindbergh faz uma descida, forçada, no rio Minho em Friestas.
O hidroavião "Lockheed" foi imobilizando numa enseada situada junto à Ínsua do Crasto, em Friestas, Valença, perante uma população que correu para o acolher.
Aos comandos da aeronave, além de Charles Lindbergh estava a sua esposa, Anne Morrow.
Motivo da descida no rio Minho: falta de gasolina.
Nos anos 90 do século XX foi inaugurado em Friestas um monumento a Lindbergh da autoria de Alípio Nunes.
O monumento consiste numa pirâmide de granito de 23 toneladas e numa estrutura em ferro, com 800 quilos.
TRAGÉDIA
Em 1932, um dos filhos de Lindbergh, Charles Augustus Lindbergh Jr, foi sequestrado e morto. Um suspeito (Bruno Richard Hauptmann) foi preso e acusado pelo crime, tendo sido executado em 1936.
Lindbergh, querendo isolar-se destes traumáticos acontecimentos, mudou-se para a Europa com sua família.
POLÊMICA
Lindbergh foi acusado de simpatizar com o Nazismo. No final dos anos 30 esteve na Alemanha na companhia de sua esposa, Anne Morrow. Elogiou a tecnologia aeronáutica daquele país. Em 1936 esteve presente na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, em Berlim ao lado de Adolf Hitler.
Iniciada a II Guerra Mundial defendeu a neutralidade dos Estados Unidos ( pois considerava certa a vitória Nazista ). Por estes motivos grupos antinazistas americanos desconfiavam dele. Após o ataque japonês a Pearl Harbor em Dezembro de 1941 e a conseqüente entrada dos EUA na guerra, ofereceu-se para lutar por seu país. Seus serviços foram recusados. Somente em 1944 foi admitido para o serviço.
POÓS-GUERRA
Após a Segunda Guerra Mundial, viveu tranquilamente em Connecticut como consultor tanto para o chefe de pessoal da Força Aérea quanto para a Pan American World Airways.
Desde 1957 até a sua morte em 1974, teve um caso com a alemã Brigitte Hesshaimer, que vivia em uma pequena cidade da Baviera chamada Geretsried (35 km ao sul de Munique). Em 23 de Novembro de 2003, testes de DNA provaram que ele era o pai de seus três filhos: Dyrk (1958), Astrid (1960) e David (1967). Os dois conseguiram manter o caso em segredo, mesmo as crianças não conheciam a verdadeira identidade de seu pai, que eles viram quando ele chegou a visitá-los uma ou duas vezes por ano usando o apelido "Careu Kent".
MORTE
Charles Lindbergh passou seus últimos anos na ilha havaiana de Maui, onde morreu de linfoma em 26 de agosto de 1974.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e Pesquisa: Helio Rubiales
Vídeo: airboyd

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