“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

16 de abr. de 2010

OLAVO BILAC - Arte Tumular - 399 - Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro, Brasil










Precedido por
Gonçalves Dias
(patrono)
Lorbeerkranz.png ABL - fundador da cadeira 15
1897 — 1918
Sucedido por
Amadeu Amaral





ARTE TUMULAR
Base tumular retangular em mármore branco com o seu nome gravado. Na cabeceira tumular ergue-se uma base decorada, também em mármore branco, tendo na parte frontal um relevo circular em bronze da imagem do escritor. Sobre essa base uma coluna quebrada, significando que a vida do morto foi interrompida prematuramente.
LOCAL: Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro
Coordenadas GPS: clique para ver o local: [22°57'32.18"S / 43°11'16.92"W]
Fotos: Guilherme Primo
Descrição tumular: Helio Rubiales
Olavo Bilac ABL logo.svg
Nome completoOlavo Brás Martins dos Guimarães Bilac
Nascimento16 de dezembro de 1865
Rio de JaneiroMunicípio NeutroImpério do Brasil
Morte28 de dezembro de 1918 (53 anos)
Rio de JaneiroDistrito FederalBrasil
Nacionalidadebrasileiro
CidadaniaBrasil
ProgenitoresMãe: Delfina Belmira Gomes de Paula
Pai: Brás Martins dos Guimarães Bilac
Alma materUniversidade de São Paulo
Ocupaçãojornalistacontistacronista e poeta
Movimento literárioParnasianismo
Magnum opusPoesias (1888)
Assinatura

PERSONAGEM
Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac (Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 1865 — Rio de Janeiro, 28 de dezembro de 1918) foi um jornalista e poeta brasileiro, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Criou a cadeira 15, cujo patrono é Gonçalves Dias.
Morreu aos 53 anos de idade.

BIOGRAFIA
Filho de Brás Martins dos Guimarães Bilac e de Delfina Belmira dos Guimarães Bilac, após o término da educação, iniciou o curso de medicina na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, que não chegou a concluir. Tentou, então, a Faculdade de Direito de São Paulo que também não concluiu.
De volta ao Rio de Janeiro, passou a dedicar-se à literatura. Começou a trabalhar no jornal A Cidade do Rio, ao lado de José do Patrocínio. Neste jornal, conseguiu ser indicado correspondente em Paris no ano de 1890. De volta no ano seguinte, iniciou o romance O esqueleto, em colaboração com Pardal Mallet, que foi publicado no jornal Gazeta de Notícias em forma de folhetins e sob o pseudônimo de Vítor Leal.
Publicou diversas crônicas literárias no jornal A Notícia e colaborou com outros tantos jornais como A Semana, Cosmos, A Cigarra, A Bruxa e A Rua. Na qualidade de jornalista, foi grande incentivador do serviço militar obrigatório e da criação do Tiro de Guerra.
É como poeta, contudo, que Bilac se imortalizou. Foi eleito Príncipe dos Poetas Brasileiros pela revista Fon-Fon em 1907. Juntamente com Alberto de Oliveira e Raimundo Correia, foi a maior liderança e expressão do parnasianismo no Brasil, constituindo a chamada Tríade Parnasiana. A publicação de Poesias, em 1888 rendeu-lhe a consagração.
CURIOSIDADES
O nome Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, quando dividido em sílabas poéticas se torna um perfeito verso Alexandrino, este que é composto por doze sílabas. Em geral, o verso mais longo, em estrofes isométricas. Presente em poesias extremamente trabalhadas gramática e foneticamente, como as parnasianas.
Olavo Bilac foi o primeiro motorista a sofrer um acidente automobilístico no Brasil. No ano de 1897, Bilac acabou perdendo o controle do seu Serpollet e o bateu contra uma árvore na Estrada da Tijuca, no Rio de Janeiro - RJ.
MORTE
Faleceu devido a problemas cardíacos.
Fonte:pt.wikipédia.org
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário: