“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

6 de abr. de 2010

FRÉDÉRIC BARTHOLDI - Arte Tumular - 382 - Cimetière de Montparnasse,Paris,Ile-de-France Region, France






ARTE TUMULAR
Base tumular em mármore claro retangular em dois niveis. Na cabeceira tumular (lápide), ergue-se sobre uma base de mármore marrom decorada em angulos, uma constução em formato de obelisco, tendo na sua parte central um relevo circular do busto do artista, sobreposto sobre o da sua esposa. Encimando o monumento, um grande anjo alado de bronze. Com um dos braços erguidos como suplicando, fazendo um pedido e voando, significando a ressurreição. Pendendo do monumento sobre a base tumular um manto em bronze representando pproteção e um forte elo afetivo na família.
LOCAL: Cimetière de Montparnasse,Paris,Ile-de-France Region, France
Plot: Division 28
Fotos: D.Richart e A.K.
Descrição Tumular: HRubiales


PERSONAGEM
Frédéric Auguste Bartholdi (Colmar, 2 de agosto de 1834 - Paris, 5 de outubro de 1904) foi um célebre escultor francês, conhecido principalmente por ter sido o autor da célebre Estátua da Liberdade, presente da França aos Estados Unidos da América e situada na entrada do porto de Nova York, assim como do Leão de Belfort (Lion de Belfort), construído para celebrar a resistência heróica da cidade durante o cerco de 1870-1871, durante a Guerra Franco-Prussiana.
Morreu aos 70 anos de idade.
BIOGRAFIA
Nascido em Colmar , Alsace , Bartholdi foi para Paris para continuar seus estudos em arquitetura , bem como pintura.
A ESTÁTUA DA LIBERDADE
O trabalho de Bartholdi que é o mais famoso é Liberdade Iluminando o Mundo , a Estátua da Liberdade, doada em 1886 pela União Franco-Americaine (Franco-American Union), fundada por Edouard de Laboulaye , aosEstados Unidos . Dizia-se por toda a França que o rosto da Estátua da Liberdade foi modelado a partir da mãe Bartholdi e o corpo da sua esposa, Jean Emilie. Antes de iniciar o seu trabalho, Bartholdi viajou para os Estados Unidos pessoalmente para escolher o local onde deveria ser colocada a escultura. Escolheu o New York Harbor
Em 1879, Bartholdi foi premiado design patente E.U. Patente D11, 023 para a Estátua da Liberdade. Esta patente cobria a venda de cópias pequenas da estátua. Produto da venda das estátuas ajudou a levantar dinheiro para construir a estátua completa.
MORTE
Auguste Bartholdi morreu de tuberculose , em Paris, em 4 de outubro de 1904.
Fonte: em.wikipedia.org
Formatação e pesquisa: HRubiales

Nenhum comentário: