“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

27 de mar. de 2010

LEONOR DE AQUITÂNIA - Arte Tumular - 367 - Abadia de Fontevraud ,Anjou, França.





Leonor da Aquitânia
Casa de Poitiers
1122 ou 1124 – 1 de abril de 1204
Precedida por
Guilherme X
Duquesa da Aquitânia
Blason de l'Aquitaine et de la Guyenne.svg
9 de abril de 1137 – 1 de abril de 1204
Sucedida por
João de Inglaterra
Condessa de Poitiers
Count of Poitiers Arms.svg
9 de abril de 1137 – c. 1153
Sucedida por
Guilherme XI
Precedida por
Adelaide de Saboia
Rainha consorte da França
Blason pays fr FranceAncienne.png
12 de julho de 1137 – 21 de março de 1152
Sucedida por
Constança de Castela
Precedida por
Matilde I, Condessa de Bolonha
Rainha consorte da Inglaterra
Royal Arms of England (1154-1189).svg
25 de outubro de 1154 – 6 de julho de 1189
Sucedida por
Berengária de Navarra






ARTE TUMULAR
Assim que se entra pela porta principal da Abadia de Fontevraud, um impressionante silencio impera sobre o vazio existente entre as colunas góticas da nave central. Do lado oposto, como se fosse um efeito cenográfico, erguem-se os quatro túmulos reais ingleses, dispostos em pares, um ao lado do outro. Dentre eles, destaca-se o de Leonor da Aquitânia esposa do Rei Henrique II e mãe de Ricardo Coração de Leão. Sobre uma base tumular em mármore, em estilo gótico, destaca-se a escultura da rainha em tamanho natural. Deitada num leito ricamente decorado, ainda pintado com as cores da época, coroada e trajada com as roupas da realeza da época, mantem-se com a cabeça ligeiramente mais elevada que o corpo, apoiada sobre uma almofada. Com as duas mãos erguidas sobre o corpo segura uma bíblia como se a estivesse lendo. Ao seu lado está o túmulo do Rei Henrique II. Infelizmente o seus restos mortais não estão mais nesse local. Na ocasião da onda de fanatismo anti-nobreza da Revolução Francesa, o seu corpo foi removido e destruído.
LOCAL: Abadia de Fontevraud ,Anjou, França.
Fotos: berlinghieri.spaces.live.com/blog/cns!40110D5., pt.wikipedia.org, tourfrance.com
Descrição Tumular:Helio Rubiales

Leonor
Duquesa da Aquitânia
Reinado9 de abril de 1137
1 de abril de 1204
PredecessorGuilherme X
SucessorJoão
Co-monarcas
Condessa de Poitiers
Reinado9 de abril de 1137 a c. 1153
PredecessorGuilherme VIII
SucessorGuilherme IX
Co-monarcas
Rainha Consorte da França
Reinado12 de julho de 1137
21 de março de 1152
PredecessoraAdelaide de Saboia
SucessoraConstança de Castela
Rainha Consorte da Inglaterra
Reinado25 de outubro de 1154
6 de julho de 1189
Coroação19 de dezembro de 1154
PredecessoraMatilde de Bolonha
SucessoraBerengária de Navarra
 
MaridosLuís VII da França
Henrique II da Inglaterra
DescendênciaMaria da França
Alice da França
Guilherme IX, Conde de Poitiers
Henrique, o Jovem
Matilde da Inglaterra
Ricardo I da Inglaterra
Godofredo II, Duque da Bretanha
Leonor da Inglaterra
Joana da Inglaterra
João da Inglaterra
CasaPoitiers (por nascimento)
Capeto (por casamento)
Platageneta (por casamento)
Nascimento1122
 PoitiersPoitiersFrança
Morte1 de abril de 1204 (82 anos)
 PoitiersPoitiersFrança
EnterroAbadia de FontevraudFontevraud-l'AbbayeFrança
PaiGuilherme X, Duque da Aquitânia
MãeAenor de Châtellerault
ReligiãoCatolicismo
Brasão

PERSONAGEM
Leonor da Aquitânia (1 de Abril de 1122 – 31 de Março de 1204) foi Duquesa da Aquitânia e da Gasconha, Condessa de Poitiers e rainha consorte de França e Inglaterra. Era a filha mais velha de Guilherme X, o Santo (1099 – 1137), a quem sucedeu em 1137, e de Leonor de Châtellerault. A sua fortuna pessoal e o seu apurado sentido político fizeram-na uma das mulheres mais poderosas e influentes da Idade Média.


BIOGRAFIA
Leonor nasceu na corte mais literata e culta do seu tempo. O seu avô tinha sido Guilherme IX, o Trovador (1071 – 1126), um dos primeiros trovadores e poetas vernaculares. Era ainda um homem extremamente culto, que transmitiu o gosto pela aprendizagem ao herdeiro Guilherme X que, por sua vez, ofereceu uma educação excepcional a suas duas filhas. Leonor e Petronilha eram fluentes em cerca de oito línguas, aprenderam matemática e astronomia e discutiam leis e filosofia a par com os doutores da Igreja. Esta educação, excepcional por serem mulheres e em uma época em que a maior parte dos governantes eram analfabetos, permitiu-lhes desenvolver espírito crítico e sagacidade política, útil especialmente à Leonor que haveria de governar ela própria. Guilherme X teve ainda o gosto de envolver sua herdeira nos variados aspectos do governo, levando-a em várias visitas através dos seus territórios.

RAINHA DA FRANÇA
Em 1130 torna-se na herdeira universal do seu pai depois da morte do seu irmão Guilherme Aigret ainda na infância. Sete anos depois sucede em todos os títulos Guilherme X, após a sua morte durante uma peregrinação a Santiago de Compostela. Como senhora de uma porção substancial do que é atualmente França, Leonor de 15 anos tornou-se na noiva mais desejada da Europa. O eleito foi o rei Luis VII de França que, com o casamento, estendeu os seus domínios até aos Pireneus. Era desejo de Guilherme X, expresso no seu testamento, casar a filha com Luís, o Jovem, filho do rei da França (Luís VI). Em troca oferecia ao rei, como dote, a Aquitânia e Poitou.
Estimulou o marido a participar da Segunda Cruzada, (1147 - 1149). Antes da partida atuou nos preparativos: promoveu torneios para arrecadar recursos, recolheu doações e, como era costume dos cruzados fazer, foi a todas as abadias pedir a bênção e as preces dos religiosos das ordens. Leonor acompanhou a expedição, assim como outras damas da nobreza, mas ela tinha o estatuto de líder feudal do exército da Aquitânia em pé de igualdade com os outros dirigentes. Segundo as lendas tradicionais, Leonor e as suas aias vestiram-se de Amazonas, num traje que incluia parafrenália militar. Esta história é duvidosa, mas de qualquer maneira é histórico que o seu comportamento durante a cruzada foi considerado indecoroso pelo papa.
Foi durante a expedição que começaram as divergências entre Leonor e Luis. Leonor era favorável à luta pela reconquista do condado de Edessa, pertencente ao seu irmão Raimundo de Toulouse. Luis considerava mais importante alcançar Jerusalém. A discussão resultou numa rebelião dos cavaleiros da Aquitânia, e o exército ficou dividido. Em consequência, Luís VII decidiu atacar Damasco, mas fracassou.
Em 1149, Luis e Leonor regressaram à Europa, passando por Roma, onde o Papa Eugénio III promoveu a sua reconciliação. A segunda filha do casal, Alice Capeto, nasceu pouco depois, mas o casamento estava perdido. Em 1152 a união é anulada por alegada consaguinidade e, em consequência, Leonor recuperou o controle dos seus territórios, que foram retirados da coroa francesa.

RAINHA DA INGLATERRA
Apenas semanas depois, Leonor casou com Henrique Plantageneta, o futuro Henrique II de Inglaterra, então Conde de Anjou, onze anos mais novo que ela. A relação dos dois pode ter começado antes da união aos olhos da Igreja, como sugere o nascimento ainda no mesmo ano de 1152 de Guilherme, o primeiro filho do casal. No fim da década de 1160, Leonor separou-se de Henrique e retirou-se para a Aquitânia, devido possivelmente aos casos extra-matrimoniais do marido ou da sua insistência em interferir nos assuntos do Ducado de Leonor. A reconciliação nunca chegou e, em 1173 Leonor e os seus três filhos mais velhos Henrique, o Jovem, (1155 - 1183), Ricardo Coração de Leão e Geoffrey revoltaram-se contra Henrique II - com o apoio de Luís VII, rei da França e ex-marido de Leonor. A rebelião familiar gerou outras revoltas em Poitoi e motins dos vassalos do rei em grande parte de seus feudos. Henrique II conseguiu controlar a situação e perdoou os filhos. No entanto, mandou prender Leonor que, acusada de ser a instigadora do complô, permaneceu encarcerada por 16 anos, primeiro no Castelo Chinon, depois em Salisbury, entre outros castelos da Inglaterra.
Em 1189, com a morte do marido e ascensão ao trono do seu filho Ricardo, Leonor é libertada e, com a partida de Ricardo para a Terceira Cruzada (1189 - 1192), tornou-se a regente da Inglaterra.

DESCENDÊNCIA
De Luís VII, rei de França
 Maria Capeto (1145-1198), casada em 1164 com Henrique I, conde de Champagne e de Troyes
 Alice Capeto (1150-1195), casada em 1164 com Teobaldo V, conde de Blois e de Chartres
De Henrique II, rei de Inglaterra
 Guilherme, Conde de Poitiers (1152-1156)
 Henrique o Jovem, herdeiro de Inglaterra (1155-1183)
 Matilde Plantageneta (1156-1189), casou com Henrique V, Duque da Saxónia e da Baviera
 Ricardo Coração de Leão, rei de Inglaterra (1157-1199)
 Geoffrey, Duque da Bretanha (1158-1186)
 Leonor Plantageneta (1162-1214), casou com Afonso VIII de Castela
 Joana Plantageneta (1165-1199), casou com 1) Guilherme II, rei da Sicília e 2) Raimundo, Conde de Toulouse
 João Sem Terra, rei de Inglaterra (1166-1216)

MORTE
Leonor morreu em 1204 e encontra-se sepultada na Abadia de Fontevraud, junto de Henrique II e Ricardo I.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa:HRubiales

Um comentário: