“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

8 de out. de 2009

EDWARD "TED" KENNEDY - Arte Tumular - 294 - Arlington National Cemetery, Arlington, Virginia, USA







ARTE TUMULAR












No vasto gramado circular em volta da base da colina que sustenta o Panteão do Soldado Desconhecido, com plena gala militar e rigoroso rito católico, um grupo de sete soldados do Exército - ramo ao qual Kennedy pertenceu durante dois anos - realizou um rito tradicional de três disparos, diferente aos 21 tiros de canhão que são reservados unicamente aos presidentes, no sepultamento do senador. Foi enterrado em um túmulo situado a 30 metros do de Robert “Bobby” Kennedy, e a cerca de 61 metros do ex-presidente John Fitzgerald Kennedy, sobre o qual brilha uma chama perpétua. O túmulo, da mesma forma que a do ex-presidente, terá uma simples cruz de madeira pintada em branco e uma placa de mármore dizendo simplesmente "Edward Moore Kennedy", seu nome de batismo, e as datas de nascimento e morte, "1932-2009".
LOCAL: Arlington National Cemetery, Arlington, Arlington County, Virginia, USA
Fotos: Guilherme Primo. Sterling Fellow, Mark Samuels, Art Stuart
Descrição tumular:HRubiales

PERSONAGEM
Edward Moore "Ted" Kennedy (Boston, 22 de fevereiro de 1932 — Hyannis Port, 25 de agosto de 2009) foi um político americano do Partido Democrata, reeleito por sete vezes senador por Massachusetts. Ficou conhecido como o "leão do Senado".
Morreu aos 77 anos de idade.
BIOGRAFIA
INÍCIO
Era o mais novo dos nove filhos de Joseph P. Kennedy, um homem de negócios] e ex-embaixador americano de origem irlandesa. Oriundo de uma família rica, Ted formou-se em Direito na Universidade Harvard, em 1956, tendo sido anteriormente expulso da mesma universidade por fraudar exames. Seu primeiro mandato como senador foi obtido após o adiamento de eleições, o que permitiu que tivesse a idade mínima (30 anos) necessária para o cargo, na vaga deixada pelo seu irmão, eleito presidente, gerando acusações de favorecimento.
CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA
Integrante da mais destacada dinastia política dos Estados Unidos, Ted, como era conhecido, concentrou tanto defeitos como virtudes da família. Tendo um irmão que chegou à presidência, John Fitzgerald Kennedy (assassinado durante o mandato em 1963), e outro,Robert Kennedy, senador que disputava a indicação para o cargo ao ser assassinado, em 1968, esperava-se que Ted se candidatasse ao posto, mas não teve ambição suficiente. Contribuiu também para frear suas pretensões políticas a morte, em julho de 1969, de uma ex-secretária devido a um acidente automobilístico em que Ted dirigia um carro que caiu de uma ponte, mas conseguiu salvar-se, ao mesmo tempo em que não prestou nem pediu socorro para sua acompanhante, que teria morrido horas depois afogada. Ted assumiu a culpa mas declarou-se em estado de choque, sendo condenado a dois meses de prisão condicional, ao mesmo tempo em que nunca houve maiores investigações sobre a veracidade de sua versão.
Evitando concorrer à presidência nos pleitos de 1972 e 1976, apenas por ocasião da eleição presidencial de 1980 tentou a indicação pelo Partido Democrata, mas perdeu para o candidato à reeleição, Jimmy Carter.
LEGISLADOR

Voltou-se, então, para a defesa de causas liberais, apoiando, mesmo sendo de família católica, o aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Também foi um defensor de direitos dos imigrantes e do controle de armas. No âmbito externo, condenou a ditadura militar do general chileno Augusto Pinochet, o regime de apartheid na África do Sul, a guerra do Vietnã e a guerra do Iraque, além de participar de esforços de paz na Irlanda do Norte. Em 2006, a revista Time o citou como um dos dez melhores senadores americanos, devido a todo seu histórico. Para muitos analistas, seu legado em décadas de lutas legislativas foi mais profícuo que o deixado por seus irmãos. Ficou conhecido por sua habilidade em tratar com os republicanos. Ainda que o partido tenha combatido muitas de suas idéias, seus projetos sempre contavam com apoio de políticos desse partido.
Eleito ao todo oito vezes senador, permaneceu mais de quarenta anos no cargo, sendo o segundo mais longevo (atrás apenas do democrata Robert Byrd). Recebeu de Barack Obama, em 2009, a mais alta condecoração civil, a Medalha Presidencial da Liberdade, pelo seu trabalho como agente de mudanças, proferindo as seguintes palavras:

"Por cinco décadas, praticamente toda legislação importante no avanço dos direitos civis, saúde e bem-estar econômico do povo americano ficou marcada pelo seu nome e resultou de seus esforços". —Barack Obama

Representou em 20 de janeiro de 2009 os Kennedy na posse de Barack Obama, estando em cadeira de rodas devido a uma cirugia a que se submeteu.
MORTE
Morreu dia 25 de agosto do mesmo ano devido a um câncer de cérebro.
Fonte: Wikipédia
Formatação e pesquisa:HRubiales

Nenhum comentário: