“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

26 de set. de 2009

ELISABETE I DA RÚSSIA - Arte Tumular - 288 - Petropavlovskaya Krepost ,St. Petersburg, Russian Federation




Isabel da Rússia
Casa de Romanov
29 de dezembro de 1709 – 5 de janeiro de 1762
Precedida por
Ivan VI
CoA of Russian Empire (1730).png
Imperatriz da Rússia
6 de dezembro de 1741 – 5 de janeiro de 1762
Sucedida por
Pedro III


 











ARTE TUMULAR
Dentro da Catedral, numa base retangular (em forma de esquife) em mármore branco com um tampo com as laterais facetadas e uma cruz ortodoxa dourada na parte central, repousa os restos mortais de Rlisabete I. Na parte frontal do esquife uma placa de bronze com o seu nome e datas. O conjunto é ladeado por um gradil de bronze decorado e na parte frontal do gradil, uma placa de bronze identifica o nome da czarina (em russo)
LOCAL: Petropavlovskaya Krepost ,St. Petersburg, Russian Federation
Fotos: Rosalie Ann
Descrição tumnular: Helio Rubiales

Isabel
Imperatriz e Autocrata de Todas as Rússias
Retrato por Charles-André van Loo, 1760
Imperatriz da Rússia
Reinado6 de dezembro de 1741
5 de janeiro de 1762
Coroação6 de março de 1742
Antecessor(a)Ivan VI
Sucessor(a)Pedro III
 
CasaRomanov
Nome completoIsabel Petrovna Romanova
Nascimento29 de dezembro de 1709
 KolomenskoyeMoscouRússia
Morte5 de janeiro de 1762 (52 anos)
 São PetersburgoRússia
Enterro3 de fevereiro de 1762
Catedral de Pedro e PauloSão PetersburgoRússia
PaiPedro I da Rússia
MãeCatarina I da Rússia
AssinaturaAssinatura de Isabel

PERSONAGEM
Isabel (Yelisavet) Petrovna (russo:Елизаве́та (Елисаве́т) Петро́вна) (Kolomenskoye 29 de dezembrode 1709 - St. Petersburg ,5 de janeiro de 1762)., foi czarina da Russia
Morreu aos 53 anos de idade,


SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Isabel, a segunda filha mais velha de Pedro o Grande e Catarina I da Rússia, nasceu em Kolomenskoye, perto de Moscou, em 18 de dezembro de 1709. Seus pais casaram secretamente na Catedral da Santíssima Trindade, em St.Petersburg, em novembro de 1707. O casamento foi tornado público em fevereiro de 1712. Como os seus pais não eram publicamente reconhecidos como sendo casados no momento do seu nascimento, Isabel foi tida como "ilegitima" o que seria utilizado por adversários políticos para contestar o seu direito ao trono. Dos 12 filhos de Pedro e Catarina (4 filhos e 8 filhas), apenas 2 filhas, Anna e Isabel sobreviveram. Pedro teve a intenção de casar sua segunda filha com o jovem rei francês Luis XV , mas os Bourbons recusaram a oferta. Isabel tinha sido noiva do príncipe Karl Augustus de Holstein-Gottorp. Poucos dias após o noivado, Karl Augustus morreu. Na época da morte de Pedro, não tinha conseguido plano de casamento.
Como criança, Isabel foi brilhante. Seu pai a adorava, era a filha, em muitos aspectos semelhante a ele como uma réplica feminina, tanto física como temperamental. Ela era fluente em italiano, alemão e francês, era também excelente dançarina e ciclista. Desde seus primeiros anos ela encantava com a sua extraordinária beleza e vivacidade. Era conhecida comumente como a principal beleza do império russo.
Realizou numerosas reformas:
• abolição da pena de morte, estabelecimento do Senado (1743),
• criação de um conselho político supremo (1743),
• supressão das aduanas interiores (1754),
• fundação da Academia de Artes (1757),
• reorganização do comércio interior,
• ampliou os poderes da nobreza, restringidos por Pedro I, e a situação do campesinato piorou.
Na política exterior, favoreceu a aliança com a Áustria intervindo na Guerra dos Sete Anos contra Federico II de Prússia. Realizou uma guerra contra a Suécia que deu a Rússia o sul da Finlândia. Era uma das mais amadas monarcas russas, porque ela não permitia alemães no governo e nenhuma pessoa foi executada durante o seu reinado.
SUCESSÃO
Como era solteira e sem filhos era imperativo para Isabel encontrar um herdeiro legítimo e assegurar a dinastia Romanov. Ela escolheu o seu sobrinho, Pedro de Holstein-Gottorp. Isabel foi muito consciente de que o deposto Ivan VI, que tinha detido na Schlusselburg Fortaleza e colocado em isolamento, era uma ameaça para seu trono. Desejosa de ver a dinastia garantida, Isabel convida Sophie a Princesa Anhalt-Zerbst como noiva para seu sobrinho. Na sua conversão para a Igreja Ortodoxa Russa, Sophie foi dado o nome de Catarina, em memória da mãe de Isabel. O casamento teve lugar no dia 21 de agosto de 1745 e dessa união nasceu o futuro Paulo I, em 20 de setembro de 1754. Existe uma considerável especulação sobre a real paternidade de Paulo I. Isabel assumiu o jovem Paulo e agiu como se ela fosse a mãe e não Catherine. Isabel tinha tomado a decisão que Paulo deveria ser o verdadeiro herdeiro e bisneto do pai, Pedro, o Grande.
MORTE
No final dos anos 1750, a saúde de Isabel começou a declinar, começou a sofrer uma série de tonturas e se recusou a tomar o medicamento prescrito. Finalmente, em 25 de dezembro de 1761, a imperatriz morreu. Ela foi enterrada na Catedral Pedro e Paulo em São Petersburgo, em 3 de fevereiro de 1762. (há duas formas nas datas de nascimento e morte de Isabel)
Fonte:
leopoldina-flores.blogspot.com
Wikipédia
Formatação e pesquisa:Helio Rubiales

Um comentário:

Esther i Toni disse...

Si te son útiles,tienes nuestra autorizaciòn para utilizar nuestras fotografías y textos.Saludos