“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

11 de mai. de 2009

FRANÇOIS MITTERRAND- Arte Tumular - 234- Cimetière des Grands-maisons ,Jarnac, Charente, France





Interior

Criptas
ARTE TUMULAR
Tumulo em forma de capela em mármore estilo clássico com um portal gótico em forma ogival. No alto uma janela circular com relevos religiosos. Dentro da capela, um nicho circular forma um altar, com uma placa com o nome do presidente gravado no centro e outras placas em sua homenagem.. Atrás , estão seis repartições formando as criptas tumulares.
LOCAL : Cimetière des Grands-maisons ,Jarnac, Charente, France
Fotos: Régis Verstegen
Descrição Tumular: Helio Rubiales

PERSONAGEM
François Maurice Adrien Marie Miterrand OIH, GColIH, (26 de outubro de 1916,Jarnac (Charente) — 8 de janeiro de 1996, Paris) foi um estadista e presidente francês.
Morreu aos 80 anos de idade.
BIOGRAFIA
Detém atualmente o recorde de longevidade (14 anos) na presidência da República Francesa. Foi o primeiro e (até hoje) único presidente da república oriundo do Partido Socialista Francês. Foi sob sua presidência que foi abolida a pena de morte na França, em 1981.
Seu mandato presidencial encerrou-se em Maio de 1995. Foi sucedido por Jacques Chirac,
MORTE
Morreu de câncer na próstata.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e  pesquisa :HRubiales

Nenhum comentário: