Vista posterior
ARTE TUMULAR
ANTÔNIO de Oliveira SALAZAR GO TE (Vimieiro, Santa Comba Dão, 28 de Abril de1889 — Lisboa, 27 de Julho de 1970) foi um estadista, político português e
professor da Universidade de Coimbra. Notabilizou-se pelo fato de ter exercido, de forma autoritária e em ditadura, o poder político em Portugal entre 1932 e 1968.
Morreu aos 81 anos de idade.
BIOGRAFIA (Muito resumida)
Foi também ministro das Finanças entre 1928 e 1932, procedendo ao saneamento das finanças públicas portuguesas.
Instituidor do Estado Novo (1933-1974) e da sua organização política de suporte, a União Nacional, Salazar dirigiu os destinos de Portugal, como Presidente do Conselho de Ministros, entre 1932 e 1968.
Apoiando-se na doutrina social da Igreja Católica, Salazar orienta-se para um corporativismo de Estado autoritário, com uma linha de ação econômica nacionalista assente no ideal da autarcia. Esse seu nacionalismo econômico levou-o a tomar medidas de protecionismo e isolacionismo de natureza fiscal, tarifária, alfandegária, para Portugal e suas colônias, que tiveram grande impacto sobretudo até aos anos sessenta
SALAZAR E FRANCO
Na Guerra Civil Espanhola, deflagrada em Julho de 1936, Salazar, alinhou-se com o General Francisco Franco, enviando forças militares portuguesas para Espanha (o que nunca foi reconhecido oficialmente). Neste mesmo ano, Salazar criou a Legião Portuguesa e a Mocidade Portuguesa.
AFASTAMENTO DO GOVERNO
Foi afastado do Governo em 1968 após ser vitimado por um hematoma craniano, que lhe causou danos cerebrais graves, após a queda, quando passava férias no forte de S. António do Estoril.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa :HRubiales
Um comentário:
Olá. Fiquei a conhecer o blog por acaso e o acho muito interessante, no entanto, gostaria de fazer um reparo. O cemitério onde está sepultado António Oliveira Salazar não é o cemitério de Santa Comba Dão mas sim o cemitério do Vimieiro, que fica no concelho de Santa Comba Dão.
Postar um comentário