“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

3 de mai. de 2009

ANDERS CELSIUS - Arte Tumular -229 - Gamla Uppsala kyrka och kyrkogård ,Uppsala Kommun,Uppsala Lan, Sweden






:Gamla Uppsala kyrka och kyrkogård
ARTE TUMULAR
Placa em mármore escuro, emoldurada com mármore claro, com as suas inscrições num dos pilares da igreja onde está sepultado.
Local :Gamla Uppsala kyrka och kyrkogård ,Uppsala Kommun,Uppsala Lan, Sweden
                        Plot: Beneath the church floor (No piso abaixo da igreja)
Fotos: pt.wikipedia.org
Descrição Tumular: Helio Rubiales

PERSONAGEM
Anders CELSIUS (27 de Novembro de 1701 - 25 de Abril de 1744) foi um astrônomo sueco.
Celsius nasceu em Ovanåker, na Suécia. Foi professor de Astronomia na Universidade Uppsala de 1730 a 1744, mas viajou de 1732 a 1735, visitando principalmente observatórios na Alemanha, Itália e França.
Morreu aos 43 anos de idade.
BIOGRAFIA
Em 1733 publicou em Nurembergue (Nürnberg) uma coleção de 316 observações da Aurora Borealfeitas por ele próprio e outros durante os anos 1716-1732.
Em Paris, defendeu a medida do arco de meridiano na Lapônia, e em 1736 fez parte da expedição organizada com este intuito pela Academia Francesa de Ciências e dirigida por Pierre Louis Moreau de Maupertuis.
Celsius foi um dos fundadores do Observatório Astronômico de Uppsala em 1741, mas é mais conhecido pela escala de temperatura Celsius, proposta pela primeira vez em um documento endereçado à Academia Real de Ciências da Suécia em 1742. Esta escala foi revisada por Carolus Linnaeus em 1745 e permanece como padrão até hoje.
MORTE
Morreu de tuberculose em Uppsala.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa : Helio Rubiales

Nenhum comentário: