“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

23 de abr. de 2009

BLAISE PASCAL - Arte Tumular -209-Saint Etienne-Du-Mont- Montagne Sainte-Geneviève



Túmulo

Saint Etienne-Du-Mont
ARTE TUMULAR
Num dos lados do interior da igreja, ergue-se o monumento que contem os restos mortais de Pascal.. Encostado na parede, sobre uma construção em madeira envernizada sobressai-se um entalhe em madeira que suporta um busto em bronze do filósofo., iluminado por trás por janelas em vitral ricamente decorada em estilo renascentista. Uma placa em mármore apresenta o epitáfio de Blaise Pascal em latim. Logo em seguida no pilar da igreja uma placa aloja os seus restos mortais.
Local :Saint Etienne-Du-Mont , é uma igreja em Paris, situado no Montagne Sainte-Geneviève, no V e arrondissement, perto do Panteão.Contém o santuário de Santa Geneviève, a padroeira de Paris.
Fotos: Philippe Landru, Mike Reed e NM
Descrição tumular:Helio Rubiales


PERSONAGEM
BLAISE PASCAL (Clermont-Ferrand, Puy-de-Dôme, 19 de Junho de 1623 - Paris, 19 de Agosto de 1662) foi um filósofo religioso, físico e matemático francês, que como filósofo criou uma das afirmações mais pronunciadas pela humanidade nos séculos posteriores:

"O coração tem razões que a própria razão desconhece."

Frase esta síntese de sua doutrina filosófica: o raciocínio lógico e a emoção. Considerado um gênio,ele foi uma criança prodígio educado por seu pai, um funcionário público.
Morreu aos 39 anos de idade.
BIOGRAFIA
Blaise Pascal fez célebres contribuições para as Ciências Naturais Aplicadas onde realizou trabalhos importantes para a construção da calculadora mecânica, estudos de fluidos, e esclareceu os conceitos de pressão e vácuo por generalizar o trabalho de Evangelista Torricelli.
Pascal também escreveu em defesa do Método Científico .Foi um matemático de primeira ordem .Ajudou a criar duas novas e importantes áreas de pesquisa. Escreveu um importante tratado sobre o tema da geometria projetiva com dezesseis anos de idade e mais tarde trocara correspondência com Pierre de Fermat sobre a Teoria da Probabilidade, influenciando fortemente o desenvolvimento da Economia Moderna como Ciência Social. Seguindo o programa de Galileu e Torricelli, em 1646 ele refutou seguidores de Aristóteles que insistiam que a natureza tinha horror ao vazio. Seus resultados causaram muitas controvérsias antes de serem aceitos.
Filho de um professor de matemática, Etienne Pascal, foi educado sob forte influência religiosa e tornou-se extremamente ascetista, escrevendo várias obras religiosas. Seu talento precoce para as ciências físicas levou a família para Paris, onde ele se dedicou ao estudo da matemática.
Como matemático, especializou-se em cálculos infinitesimais e criou um tipo de máquina de somar que chamou de La pascaline(1642), a primeira calculadora mecânica que se conhece, conservada no Conservatório de Artes e Medidas de Paris.
Aperfeiçoou o barômetro de Torricelli e, na matemática, publicou o célebre Traité du triangle arithmétique (1654). Juntamente comPierre de Fermat, estabelecendo as bases da teoria das probabilidades e da análise combinatória (1654), que o neerlandês Huygens ampliou posteriormente (1657).Entre 1658 e 1659, escreveu sobre o ciclóide e a sua utilização no cálculo do volume de sólidos
Como Teólogo e escritor destacou-se como um dos mestres do racionalismo e irracionalismo modernos e sua obra influenciou os ingleses Charles e John Wesley, fundadores da Igreja Metodista. Um dos seus tratados sobre hidrostática, Traité de l'équilibre des liqueurs, só foi publicado postumamente, um ano após sua morte (1663). Esclareceu finalmente os princípios barométricos, da prensa hidráulica e da transmissibilidade de pressões. Estabeleceu o princípio de Pascal que diz: em um líquido em repouso ou equilíbrio as variações de pressão transmitem-se igualmente e sem perdas para todos os pontos da massa líquida. É o princípio de funcionamento do macaco hidráulico. Na Mecânica é homenageado com a unidade de tensão mecânica (ou pressão) Pascal (1Pa = 1 N/m²; 105 N/m² = 1 bar).
MORTE
Pascal viveu sob más condições sanitárias ao longo da sua vida e o seu falecimento veio apenas dois meses após seu 39º aniversário, em 19 de agosto de 1662.
Fonte:pt.wikipedia.org
Fotos: Philippe Landru, Mike Reed e NM
Formatação e pesquisa:HRubiales

Nenhum comentário: